Hello, pessoas! Hoje vamos embarcar em uma missão que acabou dando um sentido maior à vida do nosso protagonista Esdras.
Contém gatilhos
Esdras estava cansado de sua vida, sozinho e invisível em seu apartamento, ele não tinha mais motivos e nem vontade de viver, segundo ele, sofrendo de S.T.T.S (a Solidão de Tudo, de Todos e de Si). Após planejar e vender tudo que tinha e pronto para partir, ele recebeu a visita de sua vizinha que lhe entregou um pacote misterioso.
Antes de tomar a decisão de partir desse mundo, Esdras resolve verificar o pacote e é aí que começa a jornada dele. O pacote contém 13 cartas de um amigo de infância, Lélio, uma para ele explicando o que deve fazer e outras para 12 pessoas que fizeram parte da vida do amigo.
Esdras então desiste de sua própria partida para honrar a morte de Lélio com o último pedido dele. Com isso, ele parte para uma jornada desconhecida sem dinheiro, sem comida e só com muita vontade de ajudar.
Na entrega das cartas, Esdras conhece muitas pessoas de bom coração que lhe ensinam coisas valiosas sobre a vida, mesmo tendo tão pouco ou passando por dificuldades e traumas e começa a perceber que até com o mínimo pode-se dar valor à vida.
Em primeiro lugar, esse é um livro delicado que trata de assuntos como LGBTQIAP+, questões psicológicas e preconceito.
De imediato lembrei da série dos “13 porquês”, mas já adianto que é completamente diferente e à medida que a história vai desenrolando e aparecendo novos personagens e consequentemente mostrando as cartas, as verdades começam a aparecer.
Antes de falar do final surpreendente, quero falar dos personagens que são bem escritos, os diálogos marcantes e bem elaborados, todos eles trazem uma lição de vida e de crescimento que faz Esdras ter mais coragem em cumprir sua jornada!
Como eu falei anteriormente, o final da história é surpreendente e emocionante, juro que quando comecei a leitura eu nunca iria imaginar um final como esse. A delicadeza como o autor abordou o tema também foi uma surpresa bem vinda!
Lembrando que esse livro foi vencedor do prêmio de Orgulho na Valentina de literatura LGBTQIAP+ e vale muito apena ser lido! Espero que tenham gostado que conhecer um pouco dessa história!
Título: Cartas para o invisível (exemplar cedido pela editora)
Autor: Lincoln Aramaiko
Editora: Valentina
Páginas: 344
Ano: 2022
Adquira: aqui
Se a resenha está assim repleta de emoções, imagina ler um pedido assim? Que delicadeza, que despertar para a vida, mesmo com todas as dores e as decisões que tomamos em alguns momentos.
ResponderExcluirJá era um livro que havia sentido vontade ler, mas agora acredito que ele seja extremamente necessário de ser lido!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Um livro repleto de emoções, representatividade, delicadeza e singeleza.
ResponderExcluirO autor trata de temáticas importantes e fortes mas de maneira leve e tocante
Oi, Mayana! Não conhecia o livro e sua resenha me deixou bem interessada. Histórias assim, que trazem questões, conflitos e dores do personagem, como também seu crescimento, sempre deixam algo transformador no leitor e emocionam.
ResponderExcluirInteressante! Deve ser incrível mesmo acompanhar e ver o desenvolvimento dessa história. Fiquei curiosa sobre o final.
ResponderExcluirOla
ResponderExcluirÉ a primeira vez que vejo resenha desse livro. Que bom que o livro te cativou mas não bateu aquela vontade de ler.
Mayana!
ResponderExcluirSou completamntte apaixonada por livros com escrita epistolar e aqui, além disso, tem toda essa dinâmica de diversidade e de auxílio feito por alguém do passdo, deve ser no mínimo curioso.
E se tem esse final sensacional, claro que quero ler.
cheirinhos
Rudy
Quando comecei a resenha também relacionei direto à série Os 13 porquês. Que bom que disse logo em seguida que as comparações não se estendem ao resto do enredo porque as semelhanças são muitas, até mesmo nos temas. Não conhecia o livro, espero ter a oportunidade de fazer a leitura, afinal fiquei curioso pelo final.
ResponderExcluirOlá! Definitivamente essa será uma leitura para lá de emocionante e cheia de reflexões, só pela resenha deu para perceber o quanto a história vai mexer conosco, fiquei bem curiosa, ainda mais sobre esse final surpreendente.
ResponderExcluirOii,
ResponderExcluirAmo livros com cartas.
E esse parece ter cartas e questionamentos todos com muita emoção e boas reflexões.
O Esdras parece estar super mal, mas conseguirá passar por tudo.
Vou querer sim ler!!
Bjs