Caça às Raposas


O assassino conhecido como Caçador de Raposas assombra o Rio de Janeiro, matando adolescentes que aparentemente não tem ligação alguma, a não ser pelo fato de serem jovens. Com isso, cabe ao investigador chefe, Ricardo, resolver o caso.

O início da história é bem interessante, com mortos aparecendo, investigações e um policial com aquele bom e velho passado conturbado que o assombra, mas que mesmo assim faz com que ele resolva os casos - típico de histórias policiais. Ricardo parece ser meio ranzinza e não gosta muito de socializar, pelo menos não com gente nova, ao mesmo tempo que leva consigo o tormento do término com sua ex-mulher.

A primeira parte é focada nele, e apresenta dois dos seus filhos, que são gêmeos, um menino e uma menina. A escrita da autora nessa parte é interessante e o tom de livro policial prevalece prendendo o leitor. Mas, do fim da primeira parte em diante, a coisa desanda. Alguns acontecimentos no final da parte 1 vão totalmente contra o personagem, na minha opinião. Além disso, é algo que seria importante, se não fosse deixado de lado logo, servindo mais de link para alguns acontecimentos da segunda parte.

Na segunda parte, o livro começa a contar a história pelo ponto de vista de quem comete os crimes, o que seria interessante, se não fosse o fato de que tudo fica confuso, tanto na forma da escrita como em transições de passado e presente. Também passa a acontecer interações entre o Caçador de Raposas e o investigador que são, na minha opinião, mal trabalhadas.

É como se a história simplesmente tomasse um rumo caótico onde tudo acontece de forma inesperada. Mas se foi uma jogada para dar impacto, acabou tendo o caminho contrário, pois acabou descaracterizando a trama. Não ajuda também o fato de os personagens não terem carismas e não serem muito bem desenvolvidos, o que faz com que a gente não se importe muito com o que acontece com eles.

O lado bom é a escrita da autora, é fluida (apesar de a segunda parte ter ficado um pouco confusa, depois volta ao normal) e interliga a história com capítulos curtos - isso curiosamente faz com que você leia o livro todo bem rapidinho.

Caça às Raposas me pareceu um livro que teve um potencial desperdiçado, mas que mostra uma autora que tem muito potencial para continuar escrevendo histórias de suspense que com o tempo podem fazer bastante sucesso.

Título: Caça às Raposas
Autora: Bárbara Amádio
Editora: Aube
Páginas: 174
Ano: 2022
Leia de graça: aqui

9 comentários:

  1. E realmente eu terminei de ler a resenha com a sensação de que o livro poderia ter ido bem longe! Eu amo enredos policiais assim, ainda mais se tem um detetive ranzinza rs(já imagino em filmes ou séries, estilo Mr Mercedes!
    Mas uma pena...só que mesmo assim, se puder, é um leitura que faria sim, ao menos para aproveitar a primeira parte!!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Pelo visto, a trama se perdeu, pois tinha muito potencial.
    Tramas policiais com um policial com essas características é sempre um chamariz para mim

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fábio! Adoro um bom livro policial! Porém, esse apresenta certas falhas que parecem prejudicar a leitura. Mas foi bom saber do potencial da autora para suspenses futuros.

    ResponderExcluir
  4. Fábio!
    Um enredo tão promissor e que poderia ser mais bem desenvolvido, perde o ponto pelo meio do caminho, acho sempre bem triste.
    Um dos melhores estilos de se lido, completamente sem graça neste exemplar.
    cheiirnhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Gosto de livros divididos em parte! Parece um livro com uma historia interessante.

    ResponderExcluir
  6. Ola
    Uma pena a autora não ter construído personagens carismáticos a ponto do leitor não se importar com o que acontece com eles.Nâo curto narrativas que alternam presente e passado.E também não curti o fato das vitimas serem adolescentes.

    ResponderExcluir
  7. Muitos autores têm ótimas ideias, mas não conseguem realmente passar isso para os leitores. Claro que autores famosos têm toda uma equipe para dar assessoria e tal. Eu gosto de livros policiais e de suspense, não conhecia esse e nem a autora. A capa é interessante, e sendo um livro curtinho e ainda com leitura gratuita, não custa experimentar.

    ResponderExcluir
  8. Olá! Uma pena a história ter desandando, tornando a leitura um pouco mais difícil, eu acho que facilmente me perderia lendo, por isso, por enquanto não vou me arriscar.

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Que pena que o desenvolvimento não foi tão bom.
    Mas é uma trama interessante, me deixou curiosa.
    Acho que vale como uma leitura leve, para se distrair mesmo.
    Bjs

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.