As aventuras de Pinóquio

Acredito que você conheça a história de Pinóquio. Durante a minha infância, inclusive, a professora sempre falava para os alunos que quem mentisse o nariz cresceria igual ao do Pinóquio.

É uma das histórias mais conhecidas da literatura universal: o boneco de madeira que deseja ser um menino. E para isso ele precisa passar por muita coisa até que esteja apto a viver como humano. Traduzida para mais de 240 países e 260 línguas, adaptada e recontada no cinema, no teatro e em milhares de versões, a narrativa por vezes acabou perdendo muito de sua riqueza original. O diferencial dessa edição é que a coleção Clássicos Zahar traz o texto integral de Carlo Collodi em tradução que recupera o sabor da prosa divertida e sofisticada do autor italiano e faz jus às peripécias de Pinóquio em sua busca por tornar-se bondoso, bravo e honesto – para ser um menino de verdade.

Trata-se de uma fábula moral. Aqui você encontra uma história que ensina, fala sobre amizade, sobre valores éticos, sobre a importância de ouvir, respeitar. Será que mentir é a melhor opção? Isso a gente está cansado de saber que com a mentira sempre virão consequências, e nunca serão boas. Porque por mais que a mentira às vezes possa aliviar, no início, o desfecho é sempre outro.

As aventuras de Pinóquio

“As aventuras de Pinóquio” traz dilemas que fala com todos nós, desde as criancinhas até idosos. É uma leitura gostosa, com diálogos tristes, que mostra a realidade de uma família pobre, que não tem condições de comprar material escolar, não tem dinheiro para comprar o alimento. O pai, criador do Pinóquio, não tem dinheiro para comprar coisas para o boneco, então ele vende seu casaco para poder dar a ele um material para poder ir à escola – o sonho do nosso protagonista. Nessa hora confesso que me deu vontade de chorar.

Eu sempre gostei de ler as fábulas na escola, e essa em particular era uma das que mais me fazia refletir sobre as decisões da humanidade e sobre as consequências dessas escolhas. Essa edição da Zahar está belíssima. Capa dura, edição de luxo. Um trabalho excelente! Gostei também da apresentação feita pela Natalia Borges Polesso. Ficou perfeita, leve e divertida.

Trechos:
“– Como se chama seu pai?
– Geppetto.
– E qual é a profissão dele?
– Pobre.
– Ele ganha bem?
– Ganha o bastante para nunca ter um centavo no bolso. Calcule que, para me comprar a cartilha, ele teve que vender o casaco que levava no corpo; seu único casaco, que era uma chaga só de cerzidos e remendos.”

“– Entenda que, neste mundo, todo mundo, todo homem, nasça rico ou nasça pobre, é obrigado a fazer alguma coisa, a se ocupar, a trabalhar. Ai de quem se entrega ao ócio! O ócio é uma doença muito feia, da qual devemos nos curar desde bem cedo, ainda crianças. Senão, ao crescer, nunca mais nos curamos.”

“– Que me importa a roupa nova? Eu venderia até estes farrapos que me cobrem o corpo para poder ajudá-la! Vá, Lesma, depressa; e volte aqui em dois dias, que espero poder lhe entregar mais alguns cobres. Até agora trabalhei para sustentar meu pai; de hoje em diante, trabalharei mais cinco horas para sustentar a minha boa mãe.”

Título: As aventuras de Pinóquio
Autor: Carlo Collodi
Editora: Clássicos Zahar
Páginas: 272
Ano: 2022
Adquira: aqui

10 comentários:

  1. Essa edição da Zahar deve ser um show estando em mãos!
    Eu já li a história do boneco ingrato algumas vezes rs e admito que gosto muito disso, do fato dele ser egoísta, até entender o quanto o pai faz por ele.
    Mesmo já tendo algumas versões, se puder, quero essa também!!!
    Um clássico que amamos!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Oi, Natália! A história de Pinóquio é daquelas que encantam gerações. Eu cresci lendo e assistindo ao filme, mas ter o texto integral é uma experiência única. Eu quero muito essa edição da Zahar! Adorei vc trazer alguns trechos!

    ResponderExcluir
  3. Naty!
    Uma das fábulas mais reflexivas, principalmente pelas relações familiares.
    TRazem sentimentos profundos e questinamentos que talvez para crianaças, não sejam tão fáceis de entender, só depois, anos mais tarde.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Acho que sabia coisinhas da historia mas nao li ainda.
    Vi o filme da netflix e adorei, mas sei que o diretor ali fez de uma outra maneira a historia, o que de qualquer forma, gostei muito.
    Mas tenho vontade de ler, n tinha prestado atencao nos quotes como esses q compartilhou ainda em outras resenhas, me interessei bastante em ler.

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Sei o básico sobre Pinóquio mas nunca li um livro ou vi algum filme sobre a vida desse boneco.

    ResponderExcluir
  6. Quem, quando criança, não ficou com medo do nariz crescer igual só do Pinnochio?
    Só assisti a versão da animação da Disney que com certeza tem uma magia que a história real dessa edição da Zahar não tem

    ResponderExcluir
  7. Oi, Nary!
    Engraçado que até hoje os adultos daqui de casa vivem dizendo as crianças que quem mente o nariz vai crescer igual ao do Pinóquio rsrs... É incrível como a história do boneco de madeira que queria ser humano é inesquecível de tal forma que passa de geração e geração, com suas reflexões e ensinamentos.
    Essa edição de luxo de capa dura da Zahar tá mesmo muito linda!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *Oi, Naty!
      (Ah, esse teclado inteligente... rsrs)

      Excluir
  8. As edições dessa editora são lindas demais! Confesso que esses trechos me fizeram dá uma risada, principalmente o primeiro. Muito interessante toda a história do Pinóquio.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Essa edição está simplesmente maravilhosa, confesso que Pinóquio não é uma das minhas histórias favoritas, acho que para uma criança ele foi ingrato demais e isso acabou me assustando, mas não posso negar que a mensagem é uma das mais inspiradoras e reflexivas que já vi e por isso, espero ter a oportunidade de conferir essa edição.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.