Theo é um garoto órfão que desde pequeno aprendeu a viver nas ruas. Ele sabe como essa vida é difícil e tenta não se envolver com nada, para evitar complicações. Junto dele, está uma garotinha chamada Raíssa, que apesar de ser muda, consegue se comunicar facilmente com Theo, de uma forma que apenas os dois se entendem.
Só que não se envolver com algo é complicado e quando, em um belo dia, Raíssa acaba se envolvendo em problemas, Theo parte para salvá-la. Para escapar, acabam tendo que aceitar uma proposta que parece muito boa para ser verdade. Isso pode acabar sendo o começo de um pesadelo e novas descobertas para os dois.
Essa é apenas parte da trama de Maré de Mentiras, afinal, o livro conta com outros pontos de vista além do garoto, sendo um deles o de Anabela Terrasini, filha do duque de Sobrecéu, cidade mais poderosa das rotas marítimas. Uma garota que de uma hora para outra acaba tendo sua vida toda transformada.
Esses pontos de vista vão se intercalando, mostrando de um lado um Theo, que conta com uma narrativa com mais ação; enquanto do outro, com Anabela, temos a parte política da história, contando com espionagem, traições e reviravoltas. Mas o que os dois pontos têm em comum é entregar (apesar de ser de formas diferentes) um belo desenvolvimento da construção de mundo do livro.
Toda a história é muito bem desenvolvida e bem construída. É possível notar inclusive como o autor fez um excelente trabalho em estudar e construir culturas diferentes para cada povo. É notável que existiu muita pesquisa envolvida. Inclusive, essa questão da cultura é uma das partes mais interessantes do livro. É impossível não notar uma relação entre oriente x ocidente.
Os personagens também são bem trabalhados e vão amadurecendo de acordo com o desenrolar da história e fogem um pouco dos padrões, já que ao se verem em uma situação de risco, logo encontram uma solução para aquilo, em vez de ficarem lamentando. Os vilões também são bem trabalhados, e passam uma sensação boa de perigo e estranheza.
O livro possui um certo ar de Game of Thrones, já que, enquanto guerras vão assolando o mundo, um mal maior vai despertando e ameaçando o mundo. Um perigo que poucos acreditam que exista, mas que é bem real. Esse é outro ponto bom do livro, mas que nesse primeiro volume ainda é mais introdutório, deixando para o próximo um desenvolvimento maior e que estou bem curioso para descobrir.
Recomendo demais Maré de Mentiras. Um livro que com certeza vale a leitura para os fãs de fantasia, e também para aqueles que querem começar a se aventurar no gênero.
Título: Maré de Mentiras
Autor: Roberto Campos Pellanda
Editora: AVEC
Páginas: 452
Ano: 2023
Leia gratuitamente: aqui
Oi, Fábio! O autor parece ter construído uma fantasia muito criativa, com toda essa parte das diferentes culturas e criação de mundo. Os personagens, também, muito bem desenvolvidos, com toda uma trama de espionagem, política e traições. Fiquei curiosa!
ResponderExcluirOi, Fábio!
ResponderExcluirAmo fantasia, mas confesso que não me interessei pela trama de Maré de Mentiras, não fiquei curiosa para conhecer mais da história de Theo e Anabela... Mas como esse é o primeiro volume quem sabe os próximos volumes despertem o meu interesse?!
Bjos!
O nome já entrega o que se esperar do livro. Uma trama instigante, cheia de aventura
ResponderExcluirEu admito que não sabia praticamente nada sobre esse livro e pelo título, tinha imaginado outra coisa. Mas adorei esse citar Got no final da resenha rs os reinos, as famílias, a divisão e claro, as mentiras que vão se entrelaçando durante a trama!
ResponderExcluirCom certeza já vai pra listinha de desejados!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Já fiquei curiosa com a personagem Anabela, pois prefiro personagens femininas e gostei da semelhança vibes game of thrones, deve ter bastante politica no livro entao... gosto!
ResponderExcluirNão conhecia o autor e nem a editora, achei uma história muito intrigante e que me despertou o interesse muito fácil.
ResponderExcluirOlá! Pelo começo da resenha, e sem prestar muita atenção na capa, não passou pela minha cabeça que se tratava de uma fantasia, mas passado o engano, já fiquei para lá de interessada na leitura, gostei bastante do pouco que descobri sobre a história e é claro que já quero me aventurar.
ResponderExcluirOlá Fábio
ResponderExcluirPelo título do livro imaginava que era outro gênero até você citar Got . Muito bom quando lemos uma obra bem escrita,e percebemos que o autor fez uma ampla pesquisa.