As gerações - Flavia Biondi

Depois de três anos em Milão, Matteo volta a sua cidade natal. Ele está preocupado com a forma que vão reagir ao encontrarem com ele, não só amigos, mas familiares também. Esses receios se devem muito a forma que ele partiu, tanto é, que ao voltar, ele não vai procurar o pai, partindo para a casa de sua avó.

Fantasia é meu gênero literário favorito, mas de todas as HQs lançadas pela Faro (selo Poseidon) foi esse drama que me fez favoritar e considerar a melhor obra já lançada pela editora nesse estilo.

Pela sinopse, a pessoa pode até achar que o quadrinho tem como tema principal a questão da representatividade, mas não é bem assim. Essa questão está até presente, mas ela é apenas um motivo (e que tem tudo a ver) para o que, na minha opinião, é o verdadeiro tema da HQ: o autodescobrimento.

Sem dar muitas informações para que não se caracterize como spoiler, essa questão da sexualidade do personagem faz com que uma briga entre ele e seu pai acabe acontecendo no passado, por isso, ao voltar, Matteo evita encontrá-lo, ao mesmo tempo que não revela para o resto da família sua sexualidade.

As gerações - Flavia Biondi

E com isso, a história vai desenvolvendo conflitos internos e externos dos personagens, mostrando vivências, desafios enfrentados pelo dia a dia das pessoas e dilemas que todo mundo e toda família passa. Cada um tem um passado que muitas vezes influencia e acaba moldando sua personalidade.

Com o passar da história, vamos notando o amadurecimento de certos personagens, em especial o principal. Todas essas questões são passadas com uma sensibilidade incrível, e em certos momentos é capaz de emocionar bastante. Não se surpreenda se você quiser até chorar em certas cenas.

Essa HQ é aquela leitura que derruba o preconceito de quem tem algo contra quadrinhos e acha que esse tipo de obra só tem besteira ou é algo para criança. É o tipo de leitura certa para quem quer se emocionar e refletir sobre os rumos da própria vida. É uma obra mais do que recomendada e favoritada.

As gerações - Flavia Biondi

Título: As Gerações (exemplar cedido pela editora)
Autora: Flavia Biondi
Editora: Faro Editorial
Selo: Poseidon
Páginas: 144
Ano: 2023 (Ano original 2015)
Adquira: aqui

7 comentários:

  1. Já sou viciada na diagramação da Faro, imagina isso em forma de Hq's? Que ilustrações lindas e sim, pelo que pude compreender, a representatividade está nítida igual a luz do dia, mas isso do se descobrir, do enfrentar muitas situações até que essa aceitação parta de si em primeiro lugar!!!
    Já adorei e quero muito ler!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Agora fiquei bem curiosa. Já havia visto a capa e imaginava que era uma HQ que tratava sobre a questão LGBTQIAP+, porém vai mais além.... e é isso que me faz querer conhecer a história

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fábio! Uma HQ sensível, com temas reais, representatividade e autodescobrimento. Tudo isso entregue ao leitor por ilustrações lindas! Quero conhecer!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eita que essa HQ parece ser incrível mesmo, gostei de saber que ela vai bem além de toda a questão da representatividade e tal, acho que acaba sendo uma bela lição para todos né! Fiquei bem curiosa em relação a leitura e claro, ao desfecho.

    ResponderExcluir
  5. Acho que já tinha visto algum sobre essa hq, muito linda e interessante.

    ResponderExcluir
  6. Gosto de livros com esse tema, autodescobertas, relacao de familia, e os traços pareceu dar um ar mais adulto ate pra hq. Fiquei curiosa em ler!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Que bom que esse drama se tornou um favorito seu . Ótima dica para quem gosta desse tipo de trama .

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.