Tress - A Garota do Mar Esmeralda

Imagine-se em um dia chuvoso, com uma caneca de café (ou outra bebida que você goste) na mão e sentado no sofá. Logo, sua avó, avô ou outra pessoa começa a contar uma história e você logo para pra prestar atenção, porque você sabe que dali virá uma narrativa que irá te prender por horas e que você poderia escutar para sempre.

É exatamente isso que acontece com Tress: A Garota do Mar Esmeralda.

Essa é uma daquelas histórias que não tem outra forma de descrever a não ser dizendo que ela possui uma certa magia. Aquele tipo de poder que só um livro pode proporcionar. A história, a forma como é narrada, os personagens, tudo parece ser extremamente elaborado para te entregar uma leitura incrível.

Podemos dizer que se trata de um conto de fadas moderno, com feiticeiras, piratas, alguém precisando ser resgatado e um herói, mas nesse caso, uma heroína - e uma bem comum. Porque é sobre isso que a história trata, de pessoas comuns que acabam tomando iniciativas e percebendo que até mesmo as pequenas ações podem gerar grandes consequências, sejam elas negativas ou positivas.

No meio dessa história está Tress, uma garota comum, que gosta de coisas simples como colecionar canecas que os marinheiros trazem de lugares distantes. Ela gosta de imaginar que cada uma delas possui uma história diferente e que já deve ter passado por várias situações. Ela não gosta de incomodar ninguém com seus problemas, então, prefere resolver por si só.

Tress - A Garota do Mar Esmeralda

O que a garota não imaginaria era que ela acabaria vivendo sua própria aventura ao descobrir que o garoto que ela ama está sendo mantido como refém por uma feiticeira, e que ninguém está disposto a pagar o resgate para salvá-lo. Então, em vez de esperar que alguém faça alguma coisa, Tress decide ela mesma tentar resolver a questão.

É aí que começa a grande narrativa, que por sinal é narrada por um dos próprios personagens do livro e que os fãs do Sanderson podem bem imaginar quem seja. A história é contada de uma forma bem divertida, com muito humor, um pouco de deboche e até mesmo uma certa pitada de quebra da quarta parede (quando o personagem interage com você).

Esse narrador e a própria Tress são os destaques do livro. Ele pelo humor e por ser quem é, e Tress por ser uma personagem incrível, que é possível visualizar todo o seu amadurecimento e suas transformações ao longo da narrativa. É o tipo de situação onde o leitor pode aprender bastante com um personagem e tirar boas lições para a vida, da mesma forma que uma boa lição em um conto de fadas.

E claro, como eu falei antes, é um dos personagens que narra a história com muito humor, mas temos que falar da escrita de quem faz isso acontecer, o Sanderson. Brandon tem uma forma de escrever que é simplesmente viciante. Acho que pelo que falei já deu para perceber que esse livro é diferente dos outros que ele escreve, mas a magia da escrita continua e ele sabe muito bem como desenvolver personagens, prender o leitor, fazer rir e sair da mesmice que certas histórias tem. Até mesmo quando vem algum clichê, ele é feito de uma forma inovadora e divertida.

Vai por mim, se você quer um ótimo livro, seja para iniciar na fantasia (ou com as obras do autor), para ler depois de um livro pesado, para se encantar ou para apenas apresentar outras pessoas ao mundo literário, Tress é o livro certo. Cheio de humor, sensibilidade, emoção e, claramente, uma paixão pelo que está sendo escrito. Vai ser difícil você sair dessa leitura sem querer favoritar.

Título: Tress - A Garota do Mar Esmeralda (exemplar cedido pela editora)
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Trama
Páginas: 440
Ano: 2023
Compre: aqui

7 comentários:

  1. Aquele começar uma segunda feira "braba" com uma resenha assim, repleta de magia, encantamento, bom humor e aventura!
    Ainda não li nada do autor, mas o nome dele é quase um ícone entre os amantes do gênero e com certeza, já preciso conhecer não só esse, mas os demais livros dele também!!!
    beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Essa capa dá essa sensacao mesmo, de uma historia contada por um parente, ou antes de dormir. Amooo ter essa sensacao. Acho que Hobbit tb tem isso.
    To bem curiosa em ler algo do Sanderson, mas os livros realmente nao me pertence nesse momento por conta de money kkkcrying. Sonhando pra que os livros dele se tornam mais acessiveis aqui tb.

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Resenha apaixonante Deu vontade de ler o livro mas vou ficar mesmo só na vontade.Os livros desse autor são caros.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fábio! Parece ser uma história tão gostosa! Humor, emoção, aventura, amadurecimento... tantos elementos que me agradam. Quero dar uma oportunidade assim que possível!

    ResponderExcluir
  5. A pergunta que não quer calar é....livro único?
    Vi o livro nas cortesias do Skoob.
    A capa e o título me lembraram, não sei por que, algo relacionado ao mundo de Oz.
    Se é um bom livro para se adentrar no gênero, é bom para mim

    ResponderExcluir
  6. Olá! Fico cada dia mais encantada e empolgada em conhecer a escrita do autor e esse livro em especial chamou demais minha atenção, seja por esse locutor (fiquei curiosa), pelos toques de humor, pela história em si que parece daquelas que ficam para sempre no nosso coração.

    ResponderExcluir
  7. Fábio!
    Que fantasia espetacular.
    O autor consegue escrever de uma forma que encanta o leitor pelo que falou.
    Só achei o exemplar bem cao, mas pelo jeito, vale a pena a leitura.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.