O Círculo Verde

Certo dia o Sr. Lawrence Hillyer percebe que algo pode não estar certo com ele, e decide então procurar um médico. O profissional da saúde comenta que o que ele pode estar passando não é da sua área, e recomenda um especialista. Ao se consultar com esse rapaz, Hillyer recebe a notícia de que precisa socializar um pouco mais e passar uns tempos em um local mais tranquilo.

Depois de viajar para uma cidadezinha do interior, as coisas parecem realmente melhorar para Lawrence. Amizades são feitas e as caminhadas diárias fazem com que seu humor melhore. Isso dura até as pessoas passarem a agir de forma estranha com ele, passando a evitá-lo e perguntando por um “amigo” que ele definitivamente não conhece. Daí em diante, coisas estranhas começam a acontecer ao redor do Sr. Hillyer.

O Círculo Verde é uma obra de Arthur Machen que remonta a algumas lendas europeias como as do Leprechaun ou, como é conhecido por aqui, os duendes. A história em si é interessante, com um pequeno mistério que intriga o leitor e o deixa curioso para saber mais sobre o que pode estar acontecendo ao redor do personagem e quem é essa pessoa ou criatura misteriosa que o cerca.

Na minha opinião, o único problema com a história é que ela se alonga demais com passagens desnecessárias. O livro é curto, com 192 páginas apenas, mas poderia muito bem ser reduzido para um conto com menos páginas. Muitas vezes Hillyer acaba divagando bastante sobre seus estudos, partes essas que poderiam muito bem ser cortadas sem que fizesse falta. 

Mesmo assim, ainda é uma leitura rápida de se fazer. É possível terminá-la em um único dia tranquilamente. Não dá para falar mais sobre, pois como ele é curto, qualquer outra coisa pode ser um spoiler. Como primeiro livro do clube de assinatura da Andarilho, essa foi uma estreia razoável, com um autor muito importante para o catálogo, que tem vários méritos. Foi uma porta de entrada interessante para o clube e, caso você não tenha assinado ainda, saiba que vale muito a pena.

Título: O Círculo Verde (exemplar cedido pela editora)
Autor: Arthur Machen
Páginas: 194
Editora: Andarilho
Ano: 2022 (Ano original 1933)

7 comentários:

  1. Oi, Fábio! Bem curtinho mesmo o livro! Gostei dessa atmosfera misteriosa, duendes e criaturas. Pena se estender demais em passagens desnecessárias. Tomara que não tenha prejudicado a experiência de leitura.

    ResponderExcluir
  2. Livros com lendas de outras culturas sempre são fascinantes.
    Leprechauns estão na nossa memória afetiva não é?!

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito desse universo que o autor criou. É como magia, algo nosso, algo que instiga a mente e nos faz criar laços com esse ter alguém ou algo do lado.
    Só torci o nariz com a parte do socializar(Deus me Free rs) mas mesmo com as ressalvas, se puder, quero ler sim!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fábio!
    Ah, os livros e as longas divagações dos seus personagens... Recentemente sofri com um livro assim, e nossa, foi bem chato.
    Não costumo ler livros com duendes, e confesso que não me interessei pela trama de O Círculo Verde.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu gosto que vai pro lado duendes e coisas assim.. fique curiosa em ler alias, mas sim, as vezes uma leitura faz com que a gente perca o foco pois esta divagando em coisas que talvez nos tire do rumo da historia neh, aí fica chato

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Não curto livros que personagens ficam divagando demais ,uma pena que o autor coloca coisas desnecessárias no livro.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Acredito que eles acertaram em trazer esse livro para estrear o clube, eu acho superinteressante esse plot e claro que já fiquei interessada, apesar das ressalvas, acho que será uma leitura interessante.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.