A ex-amante de Robin Hood, e agora freira Madeline Tuck, acaba de se mudar para uma nova congregação. Ela recebe o aviso das antigas freiras de que lá é tranquilo, exceto pelo morador instalado nos porões da igreja, que aparenta não ter comportamentos condizentes com os bons costumes.
Esse morador é o protagonista Charles Maxwell, um homem realmente meio excêntrico, mas inofensivo, que tem um senso de humor peculiar e não entende muito bem as metáforas. Porém, ele é muito perspicaz e observador, além de ter um bom coração. Um dos seus mistérios é um relógio que ele carrega consigo, que o permite fazer coisas que a razão não compreende.
Juntos, os dois vão acabar investigando a morte de Isadora Reiter, uma jovem que acabou sendo morta, mas que suspeitam de assassinato. A coisa piora quando Chapeuzinho Vermelho também desaparece, e assim, devido a uma promessa feita a um espírito, Maxwell vai fazer de tudo para salvá-la.
Esse livro é bem interessante. Ele conta com vários personagens clássicos dos contos de fadas, em um ambiente estilo Sherlock Holmes (que por sinal é amigo do Charles). Isso me lembrou um pouco o quadrinho Fábulas, mudando apenas o estilo do ambiente. Nós vamos encontrar personagens como Pinóquio, Chapeuzinho, Gato de Botas e até o temível Barba Azul.
Essa ambientação também tem um bônus, que é o fato de se passar em uma época de pré Segunda Guerra. Isso vai proporcionar elementos desse período para a história que acabam combinando bem com a trama apresentada no livro e para o mistério apresentado.
O ponto fraco da história na minha opinião é ao mesmo tempo um ponto interessante em alguns aspectos. Achei o livro meio corrido, poderia haver um desenvolvimento melhor não só de alguns personagens como de algumas cenas, principalmente as de ação. Mas, ao mesmo tempo, ele foi escrito de uma forma que acabou me lembrando os livros Pulp, que tem como foco justamente a narrativa rápida, com menos foco no desenvolvimento. Então, ao mesmo tempo que poderia melhorar, ele também faz de uma forma que não atrapalha a leitura.
Além disso, existem dois pontos que balanceiam essa “falha”. Uma é a escrita do autor que é muito boa, sem firulas, a outra é a interatividade. Em alguns pontos da história o leitor vai se deparar com algumas opções de narrativa e terá que fazer uma escolha sobre como a história vai continuar. Se você quiser que o personagem escolha tal ação, você pula para página X, se não, continua na próxima e assim por diante. Isso gera um fator de releitura interessante para a obra, permitindo que o leitor encontre várias soluções.
Então, no fim das contas a balança é positiva e Charles Maxwell se torna um livro divertido e rápido para ler e se divertir em um final de semana tranquilamente. Recomendo!
Título: Charles Maxwell e o Mistério da Chapeuzinho Vermelho (exemplar cedido pela editora)
Autor: G. C. Belfox
Editora: Palavra & Verso
Páginas: 150
Ano: 2022
Leia gratuitamente: aqui
Um livro tão curto e com essa escolha do leitor!!!Adorei rs mesmo com essa parte de ser corrida, com tantos personagens que até dá um nó na cabeça de ler rs mas que traz tanto a magia dos contos de fadas e acaba se tornando uma bagunça boa!!!
ResponderExcluirClaro que já deu vontade ler!!!
beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor
Oi, Fábio! Achei essa premissa bastante criativa! Um mistério contendo personagens de contos de fadas, Sherlock Holmes como amigo e essa interatividade definindo as ações da história. Fiquei curiosa!
ResponderExcluirOieee,
ResponderExcluirEu li esse livro, acho que foi ano passado e adorei demais a história, principalmente a questão interativa dele. é um livro interessante e super indico para crianças lerem e se diverti.
Tempos Literários
Tenho algum problema tb com livros mais rapidos na narrativa mas sem desenvolvimento, como se n entrassemos na historia o suficiente.
ResponderExcluirMas achei interessante mistura de contos de fadas e sherlock rs
Olha!! Que interessante essa miscelânea de personagens que povoam nosso imaginário!
ResponderExcluirFiquei bem curiosa para saber mais sobre esse mistério
Olá
ResponderExcluirNão conhecia esse livro
Achei interessante o fato do autor inserir vários personagens clássicos dos contos de fadas,e também o fato de que o leitor pode escolher o final.
Olá! Não conhecia o livro, mas gostei bastante do enredo, adorei saber que encontraremos muitos personagens conhecidos no decorrer da história e claro que fiquei curiosa com esse mistério a ser desvendado, o bom é que ei de descobrir rapidinho (risos).
ResponderExcluir