O Misterioso Caso de Styles

Certo dia, depois de ser dispensado da guerra, Hastings acaba se encontrando com um velho amigo seu, chamado John Cavendish. Este o convida para passar uns tempos em sua casa e rever a antiga família. O problema maior é apenas a mãe de John, que acabou de se casar pela segunda vez, mas agora com um homem detestável por todos (menos por ela, aparentemente).

Durante essa estadia, Hastings acaba se encontrando também com seu velho amigo belga, Poirot, que foi um dos maiores detetives que já existiu no seu tempo. E isso é algo que vem a calhar, pois o que estava sendo uma visita tranquila, acaba se tornando uma tragédia quando a mãe de John vem a falecer de forma súbita, aparentemente envenenada. Quem será que matou?

Em janeiro, comecei um projetinho com uma amiga para ler os livros da Agatha na ordem, então, começamos com a releitura de O Misterioso Caso de Styles, primeiro livro lançado pela rainha do crime.

Talvez esse não seja o melhor livro da autora, mas com certeza já mostra todo o potencial dela e os rumos que suas obras iriam tomar. Coisas como resoluções de crimes em locais fechados com todos reunidos, enganar o leitor sobre quem é o culpado, lugares como casarões e por aí vai.

Inclusive, sobre a questão de enganar o leitor, mesmo sendo o primeiro livro, quem for ler vai mudar várias vezes de teoria sobre quem é o culpado. Às vezes vai pensar que é um, para logo em seguida pensar que é outro, ou até mesmo mais de um culpado.

Isso é bom, pois não tem coisa melhor do que ser feito de besta em um livro policial, mas caso você acerte o culpado, também não tem problema, pois a escrita da autora é bem fluida, com uma história intrigante. Até mesmo quem não tem hábito de ler ligeiro vai acabar lendo em um dia no máximo.

É claro que um dos maiores destaques vai para Poirot, o detetive mundialmente famoso rouba a cena com seu jeito de ser. Peculiar, cheio de pequenas obsessões, ele com certeza é alguém muito marcante. Não é à toa que prefiro ele do que até mesmo Sherlock Holmes.

Mas, para finalizar, recomendo esse livro. Principalmente para quem quer começar a ler algo da autora. É um excelente ponto de partida e que só vai melhorar com as obras seguintes.

Título: O Misterioso Caso de Styles
Autora: Agatha Christie
Editora: Globo Livro
Páginas: 288
Ano: 2014 (Ano original 1920)
Adquira: aqui

6 comentários:

  1. Era o que ia perguntar, Fabio....recomendas conhecer Agatha por ele?
    A história é muito instigante mas não sei se ao ler vou me sentir arrebatada pela leitura

    ResponderExcluir
  2. Já teve uma época que leia muito a autora. Mas com o crescimento, deixei de lado. Mas admito que essas novas edições tem me deixado bem animada pra rever todo o trabalho da autora que mexe com nossa imaginação.
    Não me recordo de ter lido esse livro antes!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fábio! Agatha Christie é uma autora queridinha! Gosto muito de como ela consegue trabalhar o mistério de forma que suspeitemos de todos os personagens. Isso é genial! Ainda quero conseguir ler toda sua obra.

    ResponderExcluir
  4. Olá Fábio
    Não li esse livro da Agatha Christie ainda , aliás já faz um bom tempo que não leio um livro dela . Gosto da maneira engenhosa que ela constroe suas histórias, isso de fazer o leitor de besta é ótimo!

    ResponderExcluir
  5. Fabio!
    Faço um parte de um projeto assim também, mas já estamos acredito no 15º livro e é tão bom, não?
    Esse é um dos melhores para mim.
    Amo Poirot.
    cheiirnhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. Olá! Toda vez que me deparo com uma resenha de um livro da autora me lembro que preciso ler mais Agatha, afinal ela foi uma das primeiras autoras que li lá no tempo de escola, mas com o passar do tempo, acabei deixando de lado, esse projeto é um baita incentivo para mudar isso.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.