Livros de Terror de Autoria Não-Branca

O terror é um gênero popular, seja a história contada na escrita ou na oralidade, não existe aquele que não sinta um arrepio ou um frio na espinha ouvindo ao menos uma historinha de horror.

Como todo gênero literário, o terror também passa pelo processo de embranquecimento, se você pensa em livros de terror muitas vezes apenas o nome de homens cis héteros e brancos vem a sua cabeça como: Stephen King, H.P. Lovecraft, Edgar Allan Poe e etc.

Não tiro o mérito de nenhum desses autores (talvez de Lovecraft), mas diversificar sua leitura não é algo importante apenas por diversificar, conhecer narrativas com uma escrita diferente, sob um ponto de vista diferente nos tira da mesmice da leitura, foi pensando nisso que eu criei essa lista com alguns livros de autoria não-branca:

1. Minha Irmã, a Serial Killer (Oyinkan Braithwaite)


Nessa trama divertida e assustadora, acompanhamos as irmãs Korede e Ayoola. Korede é a mais velha, a mais feia e mais amargurada, Ayoola é linda e a filha favorita de sua mãe, pena que ela é uma assassina de namorados e cabe a Korede limpar as cenas dos crimes.

A pergunta que fica é: a linha entre ser uma vítima e ser uma sociopata é tão bem definida assim?

Editora: Kapulana
Páginas: 184
Adquira: aqui

2. Fumaça Branca (Tiffany D. Jackson) - resenha aqui


Jackson reinventa as clássicas histórias de casa mal-assombrada. Tudo que Mari quer é recomeçar, se mudar de cidade, deixar o pior para trás, mas seus vizinhos são estranhos e a casa nova parece hostil à família.

Editora: Seguinte
Páginas: 384
Adquira: aqui

3. De Cada Quinhentos Uma Alma (Ana Paula Maia) - resenha aqui


Em meio ao colapso de um país, cabe a um recolhedor de animais mortos, Edgar Wilson, dar sentido a sua vida no caos que se espalhou juntamente com Bronco Gil e o ex-padre Tomás.

Editora: Companhia das Letras
Páginas: 112
Adquira: aqui

4. O Povo das Histórias de Assombração (Yaguarê Yamã)


Muito do que entendemos por “folclore brasileiro” é, na realidade, uma apropriação das lendas dos povos originários, neste caso, mais especificamente o povo Maraguá, conhecidos por suas histórias de assombração. Escrito na grafia dos Maraguá, o livro é uma excelente leitura de algumas das mitologias que o colonialismo nos impediu de conhecer.

Editora: Cintra
Páginas: 94
Adquira: aqui

5. Notívagas (Juliana Cunha)


Uma mulher sozinha dança no inferno. Uma jovem tem de lidar com uma improvável gravidez. Os contos que compõe a antologia de Juliana Cunha são tão brutais quanto a escrita da autora e a crueldade que permeia a existência das mulheres através dos séculos.

Editora: O Grifo
Páginas: 160
Adquira: aqui

6. Missal para o Diabo (Cruz e Sousa)


O gótico também existe no Brasil, você irá encontrá-lo muitas vezes entre os simbolistas e ninguém o expressa melhor que Cruz e Sousa, o Dante Negro, o pai do simbolismo. Através de contos e poemas heréticos, o autor fala do racismo, da Morte e da existência.

Editora: O Grifo
Páginas: 144
Adquira: aqui

7 comentários:

  1. Minha Irmã eu já li....e o que me atraiu foi o nome do livro e a capa pois raramente leio terror.
    O livro da Tiffany me chamou a atenção

    ResponderExcluir
  2. Esse é um gênero que não leio .Passo longe.Acredito que aos poucos novos nomes vão surgindo no gênero terror.O que importa afinal é ter uma boa escrita,saber prender o leitor.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou apaixonada pelo gênero rs Engraçado que antes da pandemia quase não lia o gênero, mas a pandemia me fez acreditar que o medo faz a gente se sentir vivo!
    Por isso, me deliciei nas dicas e já quero ler só todos rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  4. Ingrid!
    Nossa! Amei as indicações e até já baixei dois para ler, depois baixo os outros.
    Valeu!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ingrid! Achei incrível a seleção e já quero todos. Contos, poemas, mitologias, casa mal-assombrada e o horror como elemento principal conduzindo o enredo. Adoro!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ingrid!
    Não sou de ler terror, por isso não sabia desse processo de embranquecimento... Espero que isso mude com o passar do tempo.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eita que dessa lista eu só conhecia Fumaça branca, eu adoro conhecer novos livros e preciso me aventurar em novos gêneros, então juntando o útil ao agradável já coloquei Minha, a serial killer aqui na lista, fiquei curiosa com o titulo e claro a história.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.