Estava há muito tempo curiosa para embarcar nessa história. Publicada nos anos 1990 como “Eclipse total” e há décadas esgotada no país, essa obra é uma das mais aclamadas de Stephen King. Agora retorna ao mercado brasileiro com um trabalho lindo publicado pela Suma, em edição especial da Biblioteca Stephen King.
“Dolores Claiborne” é um suspense que vai contar a história sobre uma mulher que esconde um segredo perturbador. A forma narrada por King é diferente do que está acostumado. O livro não tem capítulos, não tem divisão de tempo e nem nada que separe o texto, tudo é feito de forma corrida. Dolores descreve sua história na Delegacia e ficamos atentos ansiosos pelo desfecho.
Vera Donovan é uma milionária dona de uma mansão na ilha Little Tall, no Maine. Dolores trabalha para essa senhora há décadas e apenas continua com o trabalho porque necessita sustentar seus três filhos, mas ela não suporta a patroa. Dolores soube conquistar a confiança de Donovan e conseguiu permanecer no trabalho, diferente das funcionárias anteriores que não aguentaram o temperamento da mulher.
Como Vera está muito idosa, com a saúde bem debilitada, um acidente acontece e ela vem a óbito. As suspeitas recaem sobre a funcionária atual, é claro. E então Dolores vai até a Delegacia para ser ouvida. Durante seu testemunho, ela faz uma confissão perturbadora para as autoridades. E para saber qual é, só você lendo o livro mesmo.
A história é repleta de mistérios. Ficamos atônitos para descobrir o que aconteceu com Vera, o que aconteceu com Dolores, seus filhos e afins.
Não vou negar que me senti cansada em alguns momentos, na metade da leitura. Mas acontece que venho de uma ressaca literária das grandes, de novo, e talvez isso tenha prejudicado que eu lesse mais rápido do que o normal.
Para quem não curte os livros assustadores de King, certamente vai curtir esse aqui. Ele é leve, ao mesmo tempo que tem um tema pesado, por ter o relacionamento abusivo como pano de fundo. Contudo, é uma narrativa que foge do convencional, e acredito que isso agrade muitas pessoas.
A estética da obra é perfeita, capa dura com relevos, folhas em preto, com detalhes que seguem a coleção da Suma.
Título: Dolores Claiborne (exemplar cedido pela editora)
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Páginas: 240
Ano: 2024
Adquira: aqui
Isso de ter uma escrita continua, sem divisões, capítulos, me parece estranho a primeira vista....mas é King....então com certeza, ele soube deixar a história fluida
ResponderExcluirOi, Naty! King é aquele autor que tenho o desejo de ler toda a sua obra. Um dia eu consigo rs. E Dolores é um super desejado. Vi muitos comentários sobre essa questão da ausência de capítulos não ter prejudicado o ritmo da leitura, não tornando-a cansativa. Isso é muito bom! Fora que King consegue nos emocionar com histórias reais, sem perder a essência tão marcante do horror.
ResponderExcluirOlá! Que maldade ali hein, não contar mais sobre essa confissão perturbadora, fiquei aqui curiosa (risos). Em se tratando dos livros do senhor King, eu sempre me vejo empolgada, mas ao mesmo tempo receosa, mas sabendo que não teremos tantos sustos, até que dá para encarar com mais tranquilidade. A dinâmica da leitura é bem diferente e eu fiquei curiosa (sempre) para entender como funcionará.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirNão conheço a escrita do autor porque ele escreve um gênero que eu não tenho grande vontade de ler.Mas anotei a dica desse livro ,vou procurar na biblioteca de minha cidade ,se tiver vou pegar para ler .