Quando o livro é bom, não sei definir se a gente devora ou se vamos lendo aos poucos. Posso dizer que já utilizei das duas formas, no entanto, com este a coisa foi tão devagar que achei que não acabaria nunca – e não queria mesmo. O livro não é nada ruim, pelo contrário, requer uma leitura bem devagar. É uma obra que nos tira da zona de conforto e nos mostra infinitas possibilidades.

Fugindo literalmente da ficção, essa obra não encherá os olhos de muita gente. Contudo, sem dúvida alguma o tema é atrativo para qualquer ser que respira. Celeridade nos processos, rapidez em receber, resolução rápida nos conflitos. Quem é que não quer?


Hoje em dia, se fosse possível, tudo seria resolvido num estalar de dedos. Estou errada? Esse livro não ensina exatamente assim, mas nos mostra como a mediação no sistema judiciário pode beneficiar ambas as partes: tanto quem ingressou com a ação quanto quem está no polo passivo, ou seja, o tão chamado “réu” – em um termo bem claro e acessível.

O livro Mediação no Judiciário traz para o público uma visão geral dos casos atendidos pelas autoras. A presente obra serve de grande auxílio tanto para a prática profissional quanto para o nosso dia a dia; para aqueles que acreditam na cultura da pacificação, em que as coisas podem ser resolvidas com base na conversa e na melhor solução, não apenas mediante conflitos. Essa obra nos mostra que a mediação é uma força de se fazer educação.

Através dos casos corriqueiros, as autoras puderam aprender e a desenvolver técnicas para a resolução de conflitos de forma mais humana e que proporciona ao leitor uma reflexão. Por meio da experiência das autoras, o leitor pode absorver diversos aprendizados e colocá-los em prática para a solução de conflitos que chegam ao judiciário.

Além de a capa ser bastante chamativa, a diagramação proporciona uma leitura agradável. O livro é um grande manual que merece ser lido mais de uma vez, quantas forem necessárias. Sei que não é um tema que atrairá muita gente, mas é um resultado que proporcionará contentamento em muitas faces. Vale a pena ter o seu!


Título: Mediação no Judiciário: teoria na prática (exemplar cedido pela editora)
Organizadoras: Claudia Frankel e Helena Gurfinkel
Editora:
Primavera
Páginas: 324
Ano: 2010

Nenhum comentário:

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.