Bienal em São Paulo está chegando. Este ano, o evento acontecerá nos dias 26 de agosto a 04 de setembro. As dúvidas que pairam no ar são muitas, então, preparei esta postagem para ajudá-los com algumas dicas muito bacanas que podem contribuir para um encontro mais proveitoso. Vamos à lista:

1 – Faça uma lista dos livros que você mais deseja

Essa é uma dica muito importante e eu diria que fundamental, pois muitos leitores desejam tantos livros e, quando vão ao evento, acabam esquecendo-se dos principais ou daqueles mais difíceis de encontrar e perdem uma ótima oportunidade, até mesmo pela questão do valor.

Não basta colocar apenas o nome do livro, é importante um fazer uma tabela com os preços dos sites e, quando chegar nos estandes, estará por dentro dos valores e se as obras estão em promoção. Dá um trabalhinho no início, mas depois você acaba ganhando tempo na hora de escolher os que estão na lista de prioridades.

2 – Evite filas, compre seu ingresso antecipado

Uma coisa maravilhosa que eles fizeram este ano foi disponibilizar a venda de ingressos pela internet. Há aqueles que detestam, mas a praticidade é inegável. Quando fui, tive de esperar durante uma hora para conseguir comprar o meu.

Com o ingresso antecipado você evitará transtornos e ainda terá mais tempo para andar nos estandes, além de se cansar muito menos. Afinal, qualquer minuto perdido numa fila é menos tempo que você terá para aproveitar as promoções e para encontrar aquele último livro (o mais procurado dos leitores) e um dos seus desejados. Vai arriscar? É uma corrida contra o tempo.

Ah! O mais importante, claro: não esqueça o ingresso em casa, pois nada adiantaria, não é? Leve um documento com foto, eles podem exigir na hora da entrada. Acesse e adquira o seu ingresso aqui


3 – Evite desconfortos

Ao sair de casa não se esqueça de ver a necessidade de levar blusa de frio, já que essa época é terrível para quem não está acostumado. Ah! Se necessário leve até mesmo o guarda-chuva, caso tenha de andar de ônibus, trem e afins, assim evitará que molhe os preciosos livros.

Coloque uma roupa confortável e sapatos que você consiga andar, andar e andar sem te machucar, porque os estandes são longes. É muita coisa para caminhar e haja pernas e pés para percorrer tantos quilômetros. Quanto mais praticidade melhor.

4 – Cuide da alimentação

O alvoroço é tanto que acabamos nos esquecendo de comer. Sim, com livros eu sou dessas. Fiquem atentos aos preços dos alimentos na Bienal. É tudo muito caro e algumas coisas você pode levar para economizar. Mas não adianta levar muita coisa, pois não é um acampamento e carregar peso para buscar mais peso seria desgastante e desnecessário.

Carregue coisas leves e que sustentem de alguma forma: barra de cereais, biscoitos, frutas. Não se esqueça de levar uma garrafinha de água. Não é necessário levar uma grande, pois lá existem bebedouros que você pode abastecer e sair saciado.

Na dúvida, leve um dinheiro extra para o lanche, pois você poderá necessitar quando acabar o estoque de comida.

5 – Tenha um guia

Não estamos lidando com uma floresta e nem brincando de tesouro perdido, mas é sempre bom ter um mapa em mãos para você fazer tudo mais rápido e com precisão. Assim, é melhor para ir de imediato nos estandes que vocês mais desejam, saber onde estão acontecendo os eventos, as entrevistas e até mesmos os sorteios e gincanas. Alguns estandes são bem bacanas porque fornecem várias coisas legais para ser algo mais participativo.

Quando fui, participei do Estante Virtual e os participantes tinham de responder uma pergunta feita por eles e, o mais rápido, ganhava uma ecobag. A bolsa é linda e vem escrito: Eu  Ler.

Ah! A pergunta deles era para dizer um livro que eles não vendiam no site deles. A escolha é difícil, pois eles possuem mais de um milhão (na época) de livros disponíveis para venda - seja novo ou usado. Não foi uma tarefa fácil, mas eu consegui e levei para casa a querida ecobag.

Na entrada da Bienal eles oferecem um guia (ou deixam nos cantos e é só pegar), assim você poderá conhecer cada local por letras e cores.


Gostaram das dicas? Alguém vai para a Bienal? Conte-nos nos comentários e, para quem for, boas compras!

15 comentários:

  1. Eu nunca fui, mas imagino que deve ser enorme. As dicas ajudarão bastante

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!
    Pena que não vou conseguir ir.
    A dica 1 é fundamental. Se não fizer lista, em meio a tantas "tentações" é fácil esquecer quais realmente vc deseja.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Natália! Tudo bem?
    Esse ano irei na bienal neste sábado e já estou me preparando para o evento kkkk
    Uma dica muito boa é baixar o app da Bienal para o celular, pois lá você encontra uma agenda e um bloco de notas, assim você pode se programar melhor nos eventos e anotar seus livros por lá. Também há um mapa do local com todos os estandes e um mecanismo que te mostra rotas de um lugar ao outro. Também há inúmeras outras funções...
    Que venha a Bienal!

    Abraços!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
  4. Da ultima vez que fui na bienal fiquei andando que nem barata tonta atrás das coisas, pra esse ano vou pegar um mapinha da bienal e marcar todas as editoras que quero ir pra agilizar as coisas. E queria ir muito durante a semana pra evitar o caos do fim de semana mas todas minhas companhias não podem durante a semana D:

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que emoção estar em um evento desses! Meu sonho, quem sabe um dia! No momento é inviável, pois moro no RS, bem longe e não tenho condições de viajar. Mas desejo um ótimo evento a todos. Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Admito que a primeira coisa que me vem a mente quando falam de Bienal é a possibilidade de comprar livros mais baratos =P
    Depois ver autores.
    Acho que ficaria meio perdida por lá, então as dicas cairiam bem. Fazer uma lista de livros para comprar e arrumar comida são algumas coisas que nem sei se pensaria na pressa xD
    Boas observações para quem vai estar participando nessa que vem aí. Eu vou só ver pela internet mesmo, ê tristeza =/

    ResponderExcluir
  7. Aaain um apena eu não poder ir esse ano de novo...
    Aproveitem as excelentes dicas!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Natalia,
    Infelizmente não vou poder ir na Bienal esse ano, estou numa lamentação e tanto, só comprando livros para me animar hahaha Vou tentar me programar para ir ano que vem ;)
    Gostei das dicas, principalmente a de ir com uma lista com os livros mais desejados, pois na hora é tentação para todos os lados e cantos, um evento no estilo parque de diversão, são tantas atrações que prejudicam lembrar os livros prioritários haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Naty.
    Eu quando fui a bienal cometi o erro de não levar um mapa e fiquei perdida por lá e acabei não indo a todos os estandes que eu queria ir. Ótimas dicas e uma postagem necessária hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Dicas muitos úteis mas infelizmente moro muito longe e não tenho como ir. Só me resta aproveitar as promoções que os sites estão fazendo essa semana..

    ResponderExcluir
  11. Oi, Naty
    Sempre sigo essas dicas, desde minha primeira Bienal. Elas são muito válidas.
    Fui nesse domingo e fiz minha listinha, mas acabo levando outros livros e só alguns dos desejados, justamente pelo preço não valer tanto a pena.
    Adorei as dicas.

    ResponderExcluir
  12. Naty, obrigado, as dicas foram ótimas!
    Tirou algumas dúvidas que eu tinha, rsrs
    Esse ano não poderei ir à Bienal, por falta de grana mesmo, rsrs
    Mas quero muito ver se consigo me organizar bem e ir ano que vem!!
    Meu sonho!! rsrsrs
    bjos

    ResponderExcluir
  13. Queria tanto ir a Bienal. Quem sabe na próxima ou no Rio de janeiro :)
    Ótimas dicas!

    ResponderExcluir
  14. Fui apenas um dia esse ano, mas aproveitei bastante. As dicas são ótimas e é bom ficar atento a todas para não perder tempo nem gastar um dinheiro desnecessário lá dentro. Com tudo programado, com certeza, se aproveita bem mais. Eu nunca levo lista, normalmente só aproveito as promoções, porque os livros do momento geralmente costumam ser mais caros que nas lojas virtuais.

    ResponderExcluir
  15. A bienal já acabou e eu não fui novamente. Mas já estou anotando tudo direitinho para que da próxima vez, caso eu tenha a oportunidade, eu consiga aproveitar o meu tempo o melhor possível. A sua primeira dica foi a que eu mais gostei, faz todo o sentido e ter uma lista com nomes e preços pra comparar é genial, é tipo fazer um orçamento rápido. Ótimo post de utilidade pública, mesmo.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.