Sexta-Feira 13 [Arquivos de Crystal Lake] é uma compilação de fatos, memórias e acontecimentos relacionados ao filme Sexta-Feira 13, de 1980, organizada por David Grove. O diretor Sean Cunningham tem grande participação no livro, além de Tom Savini, o maquiador do elenco e autor do prefácio.
“Então atingimos um adolescente com um machado, cortamos gargantas, espetamos Kevin Bacon com uma flecha que atravessava seu pescoço, esfaqueamos e perfuramos pessoas por toda a parte, mas acima de tudo, eu pude criar um dos maiores ícones do terror de todos os tempos ainda em circulação hoje em dia. JASON.” Tom Savini (p. 14).

“Tendo terminado Sexta-Feira 13 [Arquivos de Crystal Lake], estou orgulhoso em dizer que esse livro será uma revelação chocante aos fãs mais apaixonados pelo filme de 1980, mas também para pesquisadores de cinema em geral. É repleto de histórias de produção nunca antes contadas e recordações que desfazem muitas crenças há muito tempo sustentadas sobre Sexta-Feira 13, respondendo a diversas perguntas sobre o filme e o período no tempo no qual ele foi concebido e veio a nascer” David Grove (p. 18).
“O momento em que Sexta-Feira 13 realmente nasceu, o momento em que ele se tornou um conceito tangível além de palavras em um papel, ocorreu logo após isso quando Cunningham estava em sua casa em Westport com um único tijolo vermelho em suas mãos. Ele pegou um pedaço de giz e rabiscou as palavras Sexta-Feira 13 no tijolo, imaginando a logo. ‘Eu tenho uma ideia para uma propaganda – as letras Sexta-Feira 13 atravessando uma vidraça’, disse Cunningham. ‘O filme mais assustador de todos os tempos, imaginei que dissesse. Isso sim venderia ingressos! Se ao menos eu tivesse um filme para combinar com a propaganda, eu realmente teria algo!’” (p. 74).
 O belíssimo CRYSTAL LAKE (p. 94 e 95)
“Quando filmei O Despertar dos Mortos, minha cabeça estava cheia de imagens que eu tinha visto no Vietnã e foi mais ou menos a mesma coisa em Sexta-Feira 13. Esses tipos de ferimentos [se referindo ao que testemunhou no Vietnã] você não vê nos filmes de terror. Essa foi uma das razões de o público ficar tão chocado quando assistiu Sexta-Feira 13.” Tom Savini (p. 122).
“‘Estávamos muito animados e nervosos nas semanas que antecederam às filmagens’, relembra Steve Miner. ‘Havia muito que fazer. Tínhamos que achar um local adequado para o acampamento (...) Não precisávamos de muita coisa do acampamento em si, mas nossas necessidades eram bem específicas. Bem, precisávamos de um campo de arco e flecha, algumas cabanas, uma certa  sensação de isolamento e, claro, um lago onde o jovem Jason saltaria das profundezas’” (p. 93).
“Parecia que estávamos isolados do mundo, o que ajudou o filme” Harry Crosby (p. 129).

“‘Minha memória mais vívida de Savini é feita de látex’, relembra James Bekiaris com uma risada. ‘Ele estava sempre trabalhando com látex, e sempre coberto de sangue. O maior desafio para a equipe, em trabalhar com Tom, era filmar seus efeitos para que pudessem rasgar ao mesmo tempo no filme, e para o sangue jorrar, da forma que Tom tinha pensado.’” (p. 141).

23 comentários:

  1. Oii Isabela! Arrasou nas fotos!
    Tenho mta vontade de ler esse livro...Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aline! Obrigada! O livro é super cheio de detalhes legais! Beijos.

      Excluir
  2. Eu nunca fui muita fã dessa história, gostei de alguns quotes mas no geral não é um livro que eu leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maíra! Realmente, o livro é bem denso. Mas ele também é legal como referência, não apenas como um livro ao todo. Recomendo!

      Excluir
  3. Olá, Isabela.
    Eu gostava dos filmes, mas tinha medo de assistir hehe. Achei que o livro fosse a história do filmes, mas pelo que li nos quotes, me enganei. Acho que o livro é mais para os fãs mesmos, por isso acho que não lerei.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sil! Eu também sempre tive medo da história dos filmes, hahaha. Sim, o livro é uma ótima referência para os fãs da história.

      Excluir
  4. Oi, Isabela!
    Nunca assisti o filme, então sei malmente do que a história trata, e por enquanto não tenho interesse em conhecer, mas pra quem é fã, o livro parece ser uma ótima pedida.

    P.S.: Que fotos, hein? Demorei pra perceber que era um cemitério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luciana! Sim, as fotos são em um cemitério mesmo, combinam bem com a história! Obrigada.

      Excluir
  5. Nossa, que legal esse livro. Pra quem é fã do filme deve ser bem interessante e ele tem uma diagramação bacana, cheia de fotos assim. Parece bom.
    Nunca tive coragem de assistir, mas acho que gostaria de conhecer desse jeito.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas o filme sim. Gostei muito do quotes que você selecionou e suas fotos são demais, super aterrorizantes...rs...
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mayla! Que bom que gostou das fotos e dos quotes, representam exatamente como o livro é. Abraço!

      Excluir
  7. Isabela!
    Acredito que o livro seja mais para quem é fã do filme e gosta de saber mais sobre os bastidores.
    Em sendo terror, deve ser bem interessante.
    Gostei das fotos e quotes.
    “Das coisas que a sabedoria proporciona para tornar a vida inteiramente feliz, a maior de todas é uma amizade”.(Epicuro)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy! Sim, é perfeito para os fãs do primeiro filme. Obrigada! Beijos

      Excluir
  8. Oi!
    Que legal esse livro! Adoro o filme e claro que gostaria muito de ler e ter na minha estante, essa obra.
    As fotos ficaram ótimas, muito de acordo com o tema. Parabéns!
    Dica anotada!
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Márcia! Com certeza, você também gostará. Beijos!

      Excluir
  9. Oi Isabela,
    Nunca assisti Sexta-Feira 13, é um gênero que não curto nenhum pouco, mas esse livro é uma boa dica para os fãs desse filme, já que mostra os detalhes dos bastidores e os relatos das pessoas envolvidas na criação desse filme que é um ícone do gênero de terror.
    Que fotos mais tenebrosas! Caprichou no cenário hahaha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Micheli! Obrigada por elogiar as fotos haha, elas combinaram bem com o fundo aterrorizante do livro. Os fãs de Sexta-Feira 13 piram nessa edição maravilhosa! Beijos

      Excluir
  10. As fotos ficaram belíssimas, que criatividade. Assisti os filmes e gostei, o livro parece ser cheio de detalhes que nos surpreende, ainda não li mas pelos quotes fiquei bem curiosa, o primeiro quote é bem sangrento.

    ResponderExcluir
  11. Livro feito para cinéfilos,os desafios da equipe,pelos quotes é como entrar na produção do filme.

    ResponderExcluir
  12. Sabe que eu tava desejando muito o livro, além de o ter achado muito bonito. Porém, agora depois de ler os quotes eu percebi que não tenho desejo nenhum de ter esse livro ahahahahaha Obrigada, de verdade.

    ResponderExcluir
  13. Como eu não gostei do filme, dispenso esse livro, acho que ele é mais para os colecionadores apaixonados pela série. Os quotes são bem legais, as fotos mais ainda. òtima postagem.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Isabela!!
    Que fotos incríveis! Adorei conhecer um pouco mais desse livro!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.