Eu estava à procura de uma leitura no estilo viciante, que me fizesse realmente imergir na história. Após iniciar A garota no trem, descobri que havia feito a escolha certa.

Rachel, todos os dias, pela manhã, pega o trem que a leva de Ashbury a Londres. Durante o caminho, já que é sempre o mesmo, está acostumada a ver as mesmas casas diariamente, inclusive a nº 15, onde mora um casal, ela os nomeou como Jason e Jess e gosta de observar a rotina deles quando passa na frente de sua casa.

“A tentação era grande demais. Agora, sentada no vagão, estou abraçando meu próprio corpo, as mãos segurando firme os cotovelos para que parem de tremer, como uma criança travessa engajada em alguma aventura. Eu estava tão feliz por ter um objetivo que parei de pensar na realidade” (p. 128).

Quando descobre que Jess foi dada como desaparecida, Rachel sente que precisa ajudá-la, mas não sabe até onde pode confiar em sua própria memória. Ela começa a contar tudo o que lembra e aquilo que acha que sabe e se vê envolvida na história do desaparecimento cada vez mais. Ela é alcoólatra, e, por isso, tem dificuldades em acessar suas lembranças.

“Não quero mais beber. Sei que deveria despejar o resto da bebida na pia, porque senão ela vai estar ali de manhã e eu vou levantar e beber assim que a vir, e, quando começar, não vou parar mais. Eu deveria despejá-la na pia, mas sei que não vou fazer isso. Pelo menos assim tenho algo pelo que ansiar amanhã” (p. 173).

“Na tentativa de fazer com que aquilo fizesse algum sentido, de ver as coisas mais claramente, botei tudo no papel. O ruído da caneta riscando o papel parecia o de alguém sussurrando para mim; isso me deixou aflita, como se houvesse mais alguém no apartamento, do outro lado da porta, e eu não conseguia parar de pensar nela” (p. 190).

Jess é, na verdade, Megan, e mora com Scott, seu marido. O livro possui três narradoras, todos em primeira pessoa, Rachel, Megan e outra personagem que conhecemos um pouco mais tarde. Sentimos muita diferença quando troca-se a narradora:

“(...) não gosto de perder. Não combina comigo. Nada disso combina comigo. Ninguém me rejeita, sou eu que viro as costas e vou embora” (p. 155).

Sempre vemos datas no início de cada capítulo e a história pula de acontecimentos presentes aos passados.

Outros quotes:
“Estou totalmente encharcada, congelando de frio, as pontas dos dedos pálidas e enrugadas, a cabeça latejando por causa de uma ressaca que começou por volta das cinco e meia. O que faz sentido, levando em conta que comecei a beber por volta do meio-dia. Saí para comprar outra garrafa, mas meus planos foram frustrados pelo caixa automático, que me deu a resposta que já era de se esperar: saldo insuficiente” (p. 177).

“Algo está cobrindo meu rosto, não consigo respirar, estou sufocando. À beira de recobrar a consciência, estou sem fôlego, puxando ar com toda a força, e meu peito dói. Eu me sento na cama, os olhos arregalados, e vejo algo se mexendo no canto do quarto, um núcleo denso e negro que não para de crescer, e quase grito (...)” (p. 187).

“Não consigo falar, não consigo me mexer. A sala está quente, abafada, apesar das janelas abertas. Posso ouvir o barulho vindo da rua: a sirene de um carro de polícia, menininhas rindo e gritando, o barulho estrondoso de um carro que passa. A vida normal. Mas, aqui dentro, o mundo está acabando” (p. 237).

Outras fotos:
 


Título: A garota no trem
Autora: Paula Hawkins
Editora: Record
Páginas: 378
Ano: 2015

Resenhado por Isabela Minati

29 comentários:

  1. Oie
    Adoro livro do gênero, inclusive estou com este livro aqui para ler, parece ser bem instigante e curioso. Adorei os quotes que selecionou e as fotos.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não li, Nessa. Mas a Isa gostou bastante e recomenda.

      Excluir
  2. Oi, Natalia! Tudo bem?
    Quando esse livro lançou, eu vi algumas pessoas falando sobre ele apenas por cima e pensei "não deve ser nada demais". Mas então começaram a vir as resenhas e a falar sobre o filme. Comecei a me interessar cada vez mais e hoje já é um dos livros que quero muito ler.
    Adorei sua resenha e principalmente as fotos, elas estão perfeitas!
    Bjs!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi minha não, Ricardo.
      Isa quem fez e fotografou. Ficaram perfeitas as fotos, realmente.

      Excluir
  3. Minhas amigas já me falaram muito bem desse livro, falaram que é do tipo que você começa a ler e não consegue parar até tudo ser resolvido. Eu fiquei com vontade de ler, principalmente depois que soube do filme, se ele tem uma história tão boa a ponto de virar filme eu preciso ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também preciso assistir e ler, quero muito.
      Ainda não li, mas tenho certeza que vou gostar.

      Excluir
  4. Oii Nath!
    Esse livro tem me chamado bastante atenção. Li poucas resenhas dle, estou com mta vontade de ler e doida pra ver o filme tbm...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Apenas quero muuuuito ler! Ganhei esse livro de presente de aniversário de uma amiga, e como o filme está pra estrear, resolvi emprestar pra várias amigas lerem pra assistirmos ao filme juntas. Moral da história: só 2 leram e até agora eu ainda não li :(!
    Adorei os quotes, juntando isso aos comentários das minhas amigas sei que o livro é realmente impossível de largar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ganhei de amigo secreto e um outro no sorteio.
      Estou louca para ler.
      Isa selecionou ótimos quotes, realmente.

      Excluir
  6. Olá, Natalia.
    Eu gostei bastante desse livro, mas não achei tudo o que o pessoal estava falando dele não. Acho que por vir com a comparação a Garota Exemplar, fiquei esperando muito dele e acabei me decepcionando um pouco. Mas é muito bom sim.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, Sil. Uma pena.
      Estou bem empolgada para ler e espero gostar.

      Excluir
  7. Só fui pegar interesse por esse livro depois de ver que fizeram um filme. Aí assisti o trailer e deu uma curiosidade pela ideia da história. Se é igual lá eu não sei, porque ler costuma ser diferente, mas acho que está bem bacana. E ele parece ser um livro eletrizante mesmo, então deve valer a pena se arriscar nessa leitura. Queria ver se lia.

    ResponderExcluir
  8. Natália!
    Desde o lançamento desse livro quero lê-lo.
    Adoro quando um autor usa o artifício de passado e presento e fiquei totalmente extasiada com todo mistério que envolve a trama.
    “Prefiro os erros do entusiasmo à indiferença da sabedoria.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm, Rudy, desde o lançamento que desejo muuuuito e não vejo a hora de ler.

      Excluir
  9. Quero muito ler este livro, gosto de livros que brincam um pouco com o que é "real" e o que é imaginação do personagem. Gostei do livro ser narrado por três diferentes perspectivas e que bom que isto é bem feito, porque em alguns casos só sabemos que mudou devido a indicação presente no livro. Ótima dica e resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Desde quando vi o lançamento desse livro fiquei com vontade de ler, e após ver que seria adaptado para o cinema então... Tinha planejado realizar a leitura antes da estreia do filme, mas acho que não vou conseguir cumprir essa meta. Gosto muito de livros desse gênero e pelo jeito é uma leitura viciante mesmo, com uma narrativa eletrizante para ler sem interrupções. Adorei os quotes, fiquei ainda mais empolgada de ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Já li esse livro e gostei muito. O enredo, todo o mistério que o cerca, prende bem a atenção. Não é um dos melhores que li, nesse gênero, mas é muito bom sim! Com certeza você irá gostar. Boa leitura! Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Posso fazer uma sugestão?? Faz os quotes no meio do texto de outra cor ou com itálico, fica melhor vosualmente :} E eu li esse livro pq ele tava num hype muito grande, mas me decepcionei muuuuito. Tipo, o livro é bom e eu até mesmo me surpreendi com a finalera ali...Mas sei lá. Esperava mais da história e da narrativa de uma forma geral

    ResponderExcluir
  13. Adorei as fotos,ficaram ótimas!
    No lançamento desse livro a sinopse me deixou instigada.
    Eu,como uma boa fã de suspense,já li.O modo como as narrativas são feitas,por diferentes personagens e tempos,prende a atenção.

    ResponderExcluir
  14. Menina, que fotos são essas?? Maravilhosas! Aliás, eu comprei o meu exemplar desse livro há alguns meses mas ainda não li, tenho ficado cada vez mais curiosa pela propaganda do filme. Gostei de ver os quotes que você selecionou aqui.
    Um braço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Natalia!!
    Já li esse livro é gostei bastante do livro!! Cada página prende mais atenção do que a outra!! Gostei do mistério que envolvia a história mas descobrir no meio do livro o que aconteceu de verdade!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  16. Oi Natalia, tudo bem?
    Estou doida para ler este livro, inclusive tenho ele aqui na minha estante, mas não quero ler ao mesmo tempo hahahaha deixe eu me explicar, eu tenho vontade de ler, mas não quero que o livro acabe. Estranho né?!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Natalia!
    Eu acho que sou a única que ainda não leu esse livro!!
    Eu fico dizendo para mim mesma que vou ler antes de ver o filme, mas nunca compro ele hahaha Mas ainda quero muito ler! beijos

    ResponderExcluir
  18. Apenas digo que quero ler muito!
    Falam que é muito bom!
    E quero ver o filme tbm!
    Tenho que comprar rápido esse livro

    ResponderExcluir
  19. Amei as fotos, em especial a primeira. Diz MUITO sobre o livro.
    Essa "outra narradora" é um escrota! Odiei ela do início ao fim. O bom desse livro é que todo mundo era suspeito em determinados momentos, mas o ruim é que se arrastou por tempo demais e o fim acabou ficando muito na cara a partir de certa parte. No mais, é uma ótima leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Faz tempo que li esse livro, confesso que tive uma mistura de sentimentos e relação a ele.
    Devorei, passava nervoso, achei o final surpreendente... Mas mesmo assim sempre sentia falta de algo, na verdade acho que certas atitudes da personagem principal me irritava bastante. Acredita que assisti o filme e adorei?!
    Quem gosta de suspense (como eu), deve ler esse.

    ResponderExcluir
  21. Quero muito ler esse livro na versão física mesmo, para ler novamente e ter na minha estante. Eu amei, amei o filme também. Devorei o livro, o que não é uma surpresa pra mim, pois esse é meu gênero favorito. Ele é realmente viciante!

    Beijos,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.