Oi gente, aproveitando que esse é o mês do horror, resolvi resenhar Menina Má do Willian March para vocês hoje, esta obra foi originalmente publicada em 1954 e foi sucesso absoluto, foi recentemente republicada pela Darkside Books em uma edição arrasadora que atrai seus leitores pela beleza e capricho nos detalhes.

Você provavelmente já ouviu sua mãe e até sua vozinha dizer que as aparências enganam não é mesmo? Pois bem, a aparência de Rhoda engana e engana muito bem, quem vai pensar que uma doce garotinha de oito anos que gosta de usar vestidos o tempo todo e está sempre tão perfeita quanto uma boneca é uma mini psicopata? Quem vê a linda menininha não imagina do que ela é capaz. 

Anualmente a Escola Primária Fern realiza um piquenique para as crianças, e é no lago da família Fern que, sem explicação, aparece o corpo do coleguinha de Rhoda. Claude acabara de ganhar uma medalha por melhorar sua caligrafia durante o ano letivo, acontece que Rhoda visava essa medalha e considerava o resultado injusto, a medalha deveria ser dela. Curiosamente o menino que não largava a medalha de jeito nenhum e a exibia para todo mundo, foi encontrado sem a medalha e aí começa o mistério. Seria a menina capaz de matar um coleguinha da escola porque ele foi melhor do que ela que se esforçou tanto? Imagina. Quem pensaria isso?


Ninguém desconfia da menina e é apenas quando sua mãe, Christine, passa a notar o comportamento frio e indiferente de Rhoda e resolve investigar é que ela começa a descobrir as maldades que sua garotinha é capaz de realizar. Leroy, o porteiro do prédio em que a família vive, é outro que imagina do que a menina é capaz, porém, ele realmente não acredita estar certo e por isso enche a garotinha de provocações que a deixam furiosa. Enquanto Christine procura pistas e conversa com a família de Claude em busca de provas de que sua filha fez tal coisa, a menina teme que Leroy esteja certo e que ela logo será descoberta. 

Enquanto procura entender o comportamento da filha, a mãe acaba descobrindo fatos sobre o seu passado que podem ter influenciado o comportamento da menina e essas descobertas são chocantes tanto para ela quanto para nós leitores e causam uma reviravolta na estória. Quando Christine descobre que Claude não foi a primeira vítima de Rhoda e que a garotinha fez uma nova vítima, ela só vê uma forma de dar fim a tanta crueldade.

A questão central desse livro é a que ponto a maldade de uma pessoa pode chegar? Não é à toa que seu título original é A semente maldita (em inglês The bad seed). Como explicar uma menina que é criada com todo amor e carinho pelos pais e que carrega tanta maldade dentro de si? Seria a psicopatia hereditária? March acreditava que sim e foi baseado nessa crença que ele construiu uma narrativa chocante do início ao fim, aliás, era impossível imaginar o desfecho que foi dado à Menina Má. Fiquei chocada e com vontade de dar uns gritos, o que só mostra que March tinha um talento único para surpreender seus leitores positivamente.


Eu esperava um livro sangrento e que Rhoda fizesse várias vítimas e agisse de forma violenta, o que eu vi foi uma garotinha de oito anos extremamente inteligente e calculista, que planeja seus assassinatos nos mínimos detalhes para que pareçam verdadeiros acidentes e obras do acaso.

Esse foi o primeiro thriller psicológico que li e apesar de não ter entrado para a lista de favoritos nem me fazer correr para ler mais thrillers, o estilo de narrativa e a abordagem psicológica das personagens foi algo que me ganhou e irei tentar outras leituras do mesmo estilo futuramente. Foram 272 páginas de unhas roídas e temendo uma nova vítima a cada virada de capítulo, se você for lê-lo e é do tipo que espia a última página, uma dica: não faça isso ao ler Menina má.


Tìtulo: Menina má
Autor: William March
Editora: DarkSide
Páginas: 272
Ano: 2016
Resenhado por: Jéssica Fernanda

30 comentários:

  1. Eu gostei bastante desse livro e também não imaginava esse final. Jamais! Fiquei chocada. Agora estou me preparando para assistir o filme. Você já assistiu?? Li esse livro já alguns meses atrás e também escrevi uma resenha no blog sobre ele! ☺️ Parabéns pela resenha! 😘

    Jocasta Vilela - www.curtaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obgda Jocasta, poisé que final! To vendo se acho o filme pra comprar mas vai ser a missão né...

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Natalia.
    Eu amei esse livro. Comprei pela capa, confesso, mas a história é ótima. Que pode imaginar que uma garota encantadora como ela poderia ser capaz de tanta maldade. E o final, choquei hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ler esse livro. Só de ler a resenha já fiquei aqui apreensiva e pensando nas mil possibilidades de final, parece muito bem escrito e surpreendente, o tipo de livro que gosto.

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li este livro, mas ele sempre me chamou a atenção, agora depois de ler sua resenha já estou colocando ele na minha lista de desejados. Gosto muito de livros deste gênero e não imaginava que o enredo deste fosse tão bom, fiquei super curiosa para descobrir este final tão surpreendente...rs... E valeu pelo aviso, porque sou destas que lê a última palavra antes de começar a ler um livro..rs...Amei a resenha e a dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mayla, que bom que meu aviso será útil pra você. Quando ler avisa pra gente o que achou.

      bjs

      Excluir
  6. Oi Naty!
    Eu também gostei de "Menina Má" e também fiquei surpresíssima com o desfecho. Jamais esperava aquilo e gostei muito. Por outro lado, confesso que também esperava um pouco mais de violência, mas no geral fiquei bem satisfeita.
    PS: Bem vinda ao mundo dos thrillers psicológicos :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, já sou desse mundo, Mari.
      A resenha foi feita pela Jéssica. Eu apenas postei.

      Excluir
    2. Oi Mari, obrigada! Eu que sou a novata no mundo dos trillers, aceito dicas hem.

      Excluir
  7. Tá aí uma história que dá o que falar. Todos que leem ou se impressionam com a garota e amam e história...ou adoram a história. Não parece ser do tipo que te deixa decepcionado e gostei muito disso. A menina é bem calculista e já vi que tem umas cenas bem fortes pelo jeito que ela planeja as coisas. E você pensar que é uma garotinha fazendo aquilo...cruzes! Mas é bacana. Faz a gente se questionar se o mal nasce com a pessoa ou é aprendido, como o mal pode surgir e coisas assim. Achei isso bem interessante nele e queria ler.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu tenho esse livro na minha estante, mas ainda não comecei a ler. A capa é linda, adoro admirar o trabalho Darkide. A resenha está perfeita, mais ansiosa e cheia de expectativas fiquei para com essa leitura. Claro que está no topo da lista de próximas leituras. Gosto muito desse gênero. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oii Nath!! Nossa eu sempre via Rhoda dessa maneria, calculista...Pelo menos no filme a vejo assim, vamos ver qdo eu conseguir ler o livro...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto esse livro por aí e não tinha me interessado por pensar que ele retratava a menina como algo bizarro ou sobrenatural... Mas sendo assim, uma menina calculista, manipuladora (e todos os outros adjetivos que acompanham uma personalidade dessas), eu me interessei bem mais. Adorei o porteiro que provoca ela, só espero que ela "acidentalmente" mate nem ele e nem a mãe.

    ResponderExcluir
  11. Eu amei!!!! Mas não Tô sabendo do filme... 😞

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do filme aqui no BR é "A tara maldita" (the bad seed) e é bem antigo por isso fica difícil encontrar 😉

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Natália!
    Fiquei arrepiada só de ler sua resenha, porque não imagino uma menininha de 8 anos cheia de maldade e que faz tanto mal para as pessoas.
    Dá até medo e como adoro thrillers psicológicos, quero fazer a leitura.
    “Prefiro os erros do entusiasmo à indiferença da sabedoria.” (Anatole France)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Esse livro está dando o que falar, afinal é mais uma edição arrasadora da Darkside, então é claro que o quero na minha estante. Faz tempo que não leio um thriller psicológico e esse livro promete me surpreender, pelo jeito a narrativa é eletrizante o suficiente para permitir que seja lido sem interrupções. Agora fiquei ainda mais curiosa para conhecer essa história cheia de reviravoltas, não tenho ideia do que esperar desse final chocante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi! Desde que a dark lançou esse livro eu estou DOIDA pra ler, mas infelizmente ainda não consegui colocar as minhas mãos nele. Vi tanto resenhas positivas quanto negativas, mas livros de suspense ou terror com crianças eu acho sensacionais, então eu ainda desejo ardentemente ler hahahaha Ah, se vc gostou de thriller psicológico eu te recomendo Colega de Quarto e O Sonho de Eva.

    ResponderExcluir
  16. Não estava muito curiosa com esse livro, mas fiquei depois de ler sua resenha. Nunca pensei que a história fosse tão surpreendente. Já quero muito saber o que acontece no final, e quantas pessoas a garota acaba matando durante o livro. Vai pra lista de desejados.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  17. Esse ainda não li,mas é um dos meus desejados.
    Tratar o tema da psicopatia em histórias é interessante,não tenho ideia de qual é o desfecho,mas sempre veja resenhas citando algo sobre ele,preciso falar o quanto estou curiosa?!

    ResponderExcluir
  18. Deve ser bem difícil pra uma família perceber que o comportamento de seus filhos fogem do padrão de saúde mental, né? Além de ser difícil de lidar. Esse é um livro que venho estando curiosa há algum tempo, apesar de não gostar muito da capa sem nome. Acho que vou arriscar a ver o filme também.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi!!
    Estou louca para começar minha leitura de Menina Má!! Finalmente consegui comprar o meu livro!! Espero começar minha leitura em breve!! Essa edição do livro é fantástica!! A Darkside sabe conquistar nossos corações!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  20. Oi, Natalia!
    Eu li menina má ano passado. Confesso que quando li a premissa do livro antes de comprar, o livro parecia melhor. A história foi totalmente diferente do que eu esperava, e fiquei indignada com o final!! Foi uma das maiores decepções de 2016.. Beijos

    ResponderExcluir
  21. eu estou doida por esse livro, sem falar que a capa é linda!

    suas fotos são tão amor, estou apaixonada, sou fã

    Beijoss

    ResponderExcluir
  22. Oi Natalia, tudo bem?
    Eu estudo psicologia e sou apaixonada por esse tipo de história. Desde que vi o livro pela primeira vez já fiquei totalmente doida de vontade de lê-lo. A Darkside caprichou nesta edição que está maravilhosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Uma das histórias que eu mais gostei!
    Comprei ele mês passado e li ele bem rápido!
    Amei muito!
    Crianças psicóticas dão uma boa história!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Naty e Jéssica
    A Darkside como sempre arrasa nas edições. Amei essa menina da capa.
    O enredo é ao mesmo tempo assustador e fascinante como uma criança pode ser tão fria e calculista. Estuda passo a passo antes de cometer o crime.
    Quero muito ler e ter os detalhes de todo o mistério que envolve Rhoda e sua família.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Li no inicio do ano e gostei bastante. Gosto de enredos que deixam claro que crianças não são tábuas rasas, extremamente puras e livres de pensamentos e ações considerados maléficos.
    A Darkside segue sem decepcionar.
    Devorei esse livro!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.