Olá, leitores. Essa menina é uma obra nacional e que poderá agradar diversos tipos de leitores. Vocês podem conferir a resenha aqui.

“Nem sequer sorriu para a filha que nascera sufocada pela corda da vida e por isso teve na frente o nome de Maria. Titia acrescentou o ‘Das Dores’. Quando o bebê abriu o berreiro, parecia que carregava todo o sofrimento do mundo. Minha tia a ofereceu a Nossa Senhora das Dores como afilhada.”
“Nos rompantes de raiva, dona Esmeralda costumava castigar a menina amarrando-a aos pés da mesa, como um cachorro. Trabalhava muito a lavadeira, isso ninguém podia negar. Vivia debruçada no tanque esfregando a roupa da cliente ou manejando o pesado ferro de engomar. Pois foi Das Dores a filha que mais a ajudou, buscando as trouxas de roupa suja, fazendo a entrega das roupas engomadas ou espichando os cabelos das freguesas quando aprendeu o ofício. A mãe nunca reconheceu essa dedicação e, ao contrário do que fazia com as outras filhas, tratava minha amiga com muita rispidez e austeridade.”
“’Eitcha’, costumava dizer vovô, antes de cada frase. E quanto mais pressionado pelas emoções, mais carregava no ‘eeeeeitcha’, que tanto podia ser uma advertência, uma reprovação, uma aprovação, como uma incredulidade. Ele falava oitcho, biscoitcho, deitchar, prefeitchura.”
“Foi com ele que aprendi a andar, a mergulhar no rio, a caçar passarinhos, a subir em árvores, a desbravar o mundo. Com vovô descobri o espetáculo do nascer do dia. Quando eu acordava de madrugada, ele me levava para a beira da calçada, onde sentávamos para receber no rosto, de olhos fechados, os primeiros raios do sol. Acompanhando seu dedo, distingui a lua pela primeira vez, imensa e cheia, e adormecia ao som de sua voz doce e grave.”

18 comentários:

  1. Olá Natália, não entendi bem a proposta do livro, e sobre os quotes não me senti interessada de ler por conta deles não, achei que faltou algo que me prendesse de verdade na emoção para mergulhar na leitura, mas confesso que a capa está simples e bem bonita!

    ResponderExcluir
  2. Quando eu li a resenha do livro eu até que gostei da história mas não gostei dos quotes, parece ser uma leitura meio arrastada e a escrita não me agradou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maíra, alguns quotes são meio assim mesmo. O livro não tem uma narrativa muito ágil.

      Excluir
  3. Natália!
    Claro que gosto dos quotes e eles são bem esclarecedores quanto ao conteúdo do livro, mas o que gosto mais são as fotos... Não sei como consegue as posições perfeitas do gato e da torre.
    “É melhor saber coisas inúteis do que não saber nada.” (Sêneca)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha. Obrigada, Rudy.
      Deu um certo trabalho, mas foi bom.
      A dos gatos foi mais fácil rs

      Excluir
  4. Nossa, tem uns quotes bem legais. Adorei esse último. Me fez lembrar da minha infância e dos tempos que meu avô cuidava dos cavalos e passarinhos dele e eu ficava junto. Ah, morria de rir dos causos que ele contava...
    Bateu uma nostalgia =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bem fortes, Cris.
      Alguns engraçados e outros bem tristes.

      Excluir
  5. Confesso que o livro parece que não faz o meu estilo, mas adorei as fotos, o modelo está muito fofo nessa arvore!
    Beijo
    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Natalia.
    Eu lembro que na resenha não me deu muita vontade de ler o livro. Mas adorei os quotes e choquei com esse segundo. E esse gato mais fofo do mundo hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro, Sil.
      Esse segundo foi bem forte e emocionante mesmo.
      Esse gato é um amor, né?

      Excluir
  7. Não conhecia esse livro, na vida real também é assim os filhos que mais ajudam os pais são aqueles que menos recebem valor é triste isso. gostei do último quote tem gostinho de infância, embora não tive muito contato com meus avós muito cedo vim embora pra outra cidade e dificilmente vejo minha vó.

    ResponderExcluir
  8. Oi Natalia, tudo bem?
    Enquanto lia os quotes que você selecionou, posso estar enganada, mas me pareceu um livro com muitas emoções e até drama. O que mais gostei foi o último.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  9. Oi Naty,
    Fui lá dar uma olhadinha na resenha de novo e lembrei que não fiquei tão atraída a ler esse livro, acho que é porque não estou acostumada a ler livros desse estilo. Mas pelos quotes dá pra ver que é uma história emocionante sobre os relacionamentos familiares.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Gostei dos quotes selecionados e a premissa me chamou a atenção. Deu para perceber que a leitura é meio arrastada, o que não quer dizer que o livro é ruim né?! Quero conferir. Amei as fotos, perfeitas.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Adorei!! Já li algumas resenhas do livro e com toda ctz está mto bom esse enredo, qro ler loguinho...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Gostei dos quites do livro mesmo não conhecendo o livro!!
    Beijos

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.