Hoje irei tratar de uma série YA mais leve e previsível, mas com uma narrativa que me prendeu bastante, pois possui uma ideia um pouco diferente (apesar de ainda termos muitos clichês, como o tal triângulo amoroso e personagens que tiram sangue só de apertar as unhas na mão), e nos apresentar uma cultura diferente: a cultura indiana. Estou falando da série do tigre branco, A maldição do tigre, escrita pela norte americana Colleen Houck.


No primeiro livro, A maldição do tigre, somos apresentados à Kelsey Hayes, uma garota que perdeu seus pais e que se vê obrigada a trabalhar para pagar a faculdade. Ela acaba arrumando um trabalho em um circo, onde fica encantada por um tigre branco. Kelsey passa horas ao lado do tigre e acaba se apegando a ele. 

O que a ingênua não sabe é que esse tigre é um príncipe indiano amaldiçoado, chamado Ren. Ao “bater um papinho” com o tal tigre, ela descobre que pode ser capaz de quebrar o feitiço que o condenou. Ambos embarcam então em uma jornada, enfrentando situações sombrias e tentando decifrar uma profecia. Conforme a narrativa vai acontecendo, somos apresentados também ao Sr. Kadam (protetor de Ren), Kishan (irmão de Ren), e Lokesh (inimigo de Ren). E juntos, esse pessoal vai criar a maior confusão.


No segundo livro, O resgate do tigre, Ren e Kelsey engatam um romance (isso não é spoiler okay? Na verdade isso é mais do que esperado, né?). Kishan e Ren estão brigados por causa de algumas coisas que aconteceram no passado. Kishan resolve que Kelsey é uma garota interessante e decide provocar seu irmão tentando conquistá-la. 

Nesse livro, temos mais foco nele e conhecemos melhor o seu lado da história. Paralelo a isso, a busca por decifrar a profecia continua e parece mais impossível do que nunca descobrirem alguma coisa, embora pequenos caminhos vão se abrindo e algumas dicas são reveladas. Existe um acontecimento no final desse livro que deixa os fãs com o coração aos pulos (não, não é um beijo!).


No terceiro livro, de nome A viagem do tigre, o trio (sim, os irmãos brigam, mas precisam um do outro para se livrar do carma) continua decifrando a profecia e vencendo os desafios incríveis que essa lhes propõe. Porém, Ren ainda sofre os efeitos colaterais daquele acontecimento do livro dois, o que acaba dificultando um pouco as coisas e criando um clima muito tenso entre todos. 

Lokesh dá grandes demonstrações de seu poder, o que torna a tarefa deles mais perigosa e impossível de ser concluída. Temos também a inserção de várias criaturas diferentes da nossa cultura, tornando a leitura mais rica e diversificada.


No último livro, O destino do tigre, o trio já resolveu várias “charadas” e derrotou uns milhares de monstros, mas uma última profecia precisa ser solucionada. Parece impossível de qualquer forma derrotar Lokesh, pois este se torna cada vez mais poderoso. Uma deusa se apresenta de uma forma mais concreta, e abusa de seus poderes para fazer o que bem entender. O final do livro é fofo, mas decepcionou algumas pessoas. Achei bem justo tudo o que aconteceu.

A autora também lançou um prequel (em poucas palavras: livro com informações extras), com o título de A promessa do tigre, onde ficamos conhecendo melhor Yesubai, a linda mulher que foi prometida a Ren, mas que acabou apaixonada por Kishan. Conta também como os irmão foram amaldiçoados por Lokesh e a influência dele sobre a bela Yesubai.


Livro com capas lindas e com uma narrativa muito divertida. Só não vá ler esperando uma coisa épica, okay? São livros previsíveis: o triângulo amoroso é previsível, o desfecho é previsível, mas são livros fofos da mesma forma. Quando fiz a leitura destes, me diverti muito e acredito que é esse mesmo o objetivo: entretenimento.

Abraços


Título: A maldição do tigre/ O resgate do tigre/ A viagem do tigre/ O destino do tigre/ A promessa do tigre
Autor: Colleen Houck
Editora: Arqueiro
Páginas: 287/ 432/ 496/ 400/ 128
Ano: 2011/ 2012/ 2012/ 2013/ 2014

15 comentários:

  1. Eu escuto muita gente falar bem dessa série há muito tempo, mas até hoje ela não me deu vontade de ler. Não sei se é por estar meio cansada desses triângulos ou se a narrativa em si não me chama muita atenção... E saber que é tudo muito previsível me desanima mais ainda. Mas eu preciso dizer que amei as fotos!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Amei as fotos <3 eu ainda não sabia nada sobre essa série, mas se ela prende o leitor a ponto de dar aquele baita susto no final, com certeza é boa!

    Bjinhos e desejo à vc e a sua família um Feliz Natal!
    ♥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Sil.
    Eu só li os quatro livros dessa série, não consegui ler o prequel até agora. Eu gostei da história, principalmente por conhecer uma cultura diferente, mas a protagonista deu no saco. E não sou a favor de triângulos amorosos. Gostei de com quem ela ficou porque era meu favorito, mas não gostei da forma como foi porque ela não teve que escolher afinal, escolheram por ela.
    Feliz Natal!

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Dessa série só não li esse livro extra que saiu. Ainda queria ver como é...
    Mas é uma história muito boa né? Adoro toda a mitologia que tem no meio, as coisas que falaram sobre a cultura daquele país e toda a aventura que esse grupo passa. É muito gostoso de ler e a gente só fica curiosa pra ver onde a história vai dar e como vão resolver as coisas. E os personagens são apaixonantes!

    ResponderExcluir
  5. Silvana!
    Já gostei de saber que a protagonista trabalhou em circo, porque meu pai foi mágico de circo por anos...
    E saber que há um encantamento no tigre, é fantástico. Ela nem sabe que é um príncipe amaldiçoado. E ainda com triângulo amoroso...
    Quero muito poder conhecer um pouco mais sobre a Índia.
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de DEZEMBRO ESPECIAL livros + BRINDES e 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Gosto muito dessa serie, já li todos eles menos o livro extra que lançou, A promessa do tigre, esse livro está na minha lista de leitura, adoro essa serie, acho bem interessante como a autora coloca a cultura indiana, e os personagens conseguiram me conquistar e uma historia linda e doce e as capas estão maravilhosas !!

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Já vi muita gente falando muito bem dessa série, mas ainda não tive a oportunidade de lê-la... As capas dos livros são realmente lindas e apesar de saber que a história é bastante previsível, pretendo ler essa série em breve para conhecer um pouco mais da cultura indiana que é tão incrível...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  8. Já vi muito esses livros por ai mas não fazia ideia da história. Achei interessante a autora usar a cultura indiana como pano de fundo, nunca li nada assim. Mas os livros em si não despertaram minha curiosidade, tudo parece muito previsível e o fato de ser uma serie me deixou com um pouco de preguiça.

    ResponderExcluir
  9. Já li toda a série A Maldição do Tigre, adorei, mas teve momento que não gostei muito da personagem Kelsey, realmente as capas são lindas e o que mais me prendeu na leitura eram as aventuras e o desfecho, queria saber se eles conseguiriam quebrar a maldição, apesar de tudo, gostei muito de ler a série.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de ler esse série devido ser muito comentada, mas confesso que esperava mais pois é tudo previsível, gosto de reviravoltas,surpresas,mistérios. E odiei a parte do triângulo amoroso detesto isso. Gostei de saber que tem criaturas de nossa Cultura e Cultura indiana é sempre bom saber coisas diferentes. Se for ler fiquei preocupada se o final vai me decepcionar, pois o final pode estragar e muito um livro.

    ResponderExcluir
  11. eu adoro essa série
    realmente ela é bem previsível (eu já li sabendo disso)
    mas a questão da fantasia ficou e da cultura indiana (quase nunca abordado por essas bandas do mundo) ficou bem legal e acho que esse é o ponto forte do livro
    sem falar que os tigres são fofos
    assim... (por favor não me matem) eu achei o triangulo amoroso totalmente desnecessário.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Silvana!!
    Estou para comprar essa série faz um ano, mas toda vez que vou comprar acontece algo!! Mais deste ano não passa vou comprar esses livros!! Parabéns pela resenha!! Espero ler todos esses livros esse ano!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Nossa, lembro que quando comecei a ver notícias desses livros pensei que fosse uma coisa meio Crônicas de Nárnia iuehiueheuihe não me interessei muito, na verdade. Aí li algumas resenhas e achei instigante, embora, como você disse, não seja nada épico e muito previsível. Eu leria, mas não nesse momento. Não é uma prioridade.

    ResponderExcluir
  14. Ainda faltam dois livros para eu completar esta saga! Li os três num golpe só e por mais previsíveis que sejam, as histórias são simples e belas, bem típico da autora né? rs
    Li recentemente com o lançamento do quinto livro que ele bem desnecessário, sei lá, por ter lido os três, achei também que poderia ter ficado por ali.
    Mas..
    Ainda pretendo terminar sim!
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Li e recomendo muitíssimo essa saga. Pra quem gosta de um romance bem light. Concordo quando você diz que é bastante previsível, bem clichê na verdade. Mas tem umas aventuras bem legais ❤️

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.