Olá pessoal,

Recentemente tive o desprazer de ler o livro o Clã dos magos, da trilogia o Mago negro, vamos aos fatos:

Sonea é uma garota pobre e comum, que vive os reflexos de uma sociedade injusta. Ao menos ela achava que era comum, até que consegue fazer uma pedra ultrapassar uma barreira mágica só com a força do pensamento.

Todos os anos, os magos que protegem a cidade dos ladrões e dos miseráveis vão às ruas para o expurgo - tarefa criada pelo rei para livrar as ruas dos indigentes. O problema é que dentre os mal feitores também existem os necessitados, aqueles que estão na rua por não ter onde ficar, que só querem um prato de comida, uma casa e um emprego. Mas não existe exceção! Todos são expulsos! Sonea e seus tios recentemente tiveram que sair de sua casa e procurar abrigo nas favelas, e por uma infeliz coincidência, ela está presente na praça central no dia do expurgo. Todos os indigentes atiram pedras contra os magos, como forma de protesto, porém devido às barreiras mágicas destes, eles não se machucam. Sonea resolve protestar também e atira uma pedra contra os magos: reúne toda a sua raiva e indignação, e faz a pedra acertar um mago. É claro que não bastou apenas desejar, Sonea também possui poderes mágicos, e descobre isso naquele momento. E os magos também. Um mago não controlado, não deixa o rei nenhum pouco feliz, por isso inicia-se uma caça à Sonea. A garota obviamente acredita que eles querem matá-la, mas na verdade eles querem que ela se junte ao clã, para aprender a controlar seus poderes. Ela conta com a ajuda de alguns amigos para fugir.

Fugir...
Fugir...
Fugir...
E olha, mais um capítulo de fuga!

Temos então cerca de 200 páginas de fuga! Isso mesmo, a autora conseguiu a proeza de fazer a personagem fugir durante 200 páginas, onde nada mais acontece, a não ser as fugas. Depois disso, temos alguns acontecimentos (que seu contar vira spoiler) e fim.


O livro todo estava muito interessante no início, a autora estava apresentando o cenário muito bem, sinalizando uma história mais madura e diferente. Mas então vieram as tais 200 páginas que me fizeram desanimar totalmente com a leitura (levei 15 dias pra ler, e com isso minhas demais leituras atrasaram). Talvez se o resto da história tivesse valido a pena eu teria me empolgado com a série, mas a coisa ficou tão previsível e infantil que desisti com gosto dela.

Frustrou-me o fato de que a autora quis dar um ar mais adulto para série logo no início, mas depois parece que mudou de ideia. Ela também finalizou o livro muito rápido, sem muitos detalhes ou explicações. Acredite você que temos 200 páginas de fuga detalhada, e depois do nada: fim! (Parece que a própria autora tinha cansado de escrever o livro, e ficou com pressa para terminá-lo).


Persisti na leitura, única e exclusivamente para ter certeza de que estava tomando a atitude correta e para ter certeza de que o livro não melhoraria mesmo, pois às vezes podemos nos enganar ou surpreender (em 2015 li Eugênia Grandet, do Balzac. As primeiras 80 páginas foram um tormento, quis muito desistir do livro. Mas depois de todos os i’s com seus devidos pingos, a leitura se tornou incrível, e o livro ganhou 4 estrelas. Final feliz). Para alguns não é grande coisa – abandonar uma série - mas é a primeira vez que faço isso, então para mim foi uma grande decisão, e a tomei sem peso na consciência.

Acho que quando temos 100 livros parados na estante para ler (que é o meu caso), não precisamos perder tempo com livro que não casou, né? Até bolei um versinho para esse caso: Livro que não agrada, da minha estante não faz morada.

Sim, já troquei-os no sebo (pelo livro O mundo de Sofia, do Jostein Gaarder, e pelo Passarinho, da Crystal Chan) \o/.

Abraços


Título: O clã dos magos
Autor: Trudi Canavan
Editora: Novo Conceito
Páginas: 446
Ano: 2012

18 comentários:

  1. Oi, Silvana!
    Menina, eu não consegui passar nem do capítulo 5. Achei tudo um tanto sei lá... e ainda bem que não continuei porque eu fiquei cansada só de ler fuga fuga fuga hahahhaha
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  2. Já tinha visto esse livro por ai e pensei que ele fizesse parte dos livros bons de fantasia mas pelo jeito eu estava errada. Acho que vou parar de namorar ele.
    Abandonar uma leitura que não tá rendendo é a melhor coisa não vale a pena insistir sendo que tem livros melhores.

    ResponderExcluir
  3. OI Silvana.
    Que chato que não curtiu tanto a leitura, mas você está certa para que perder tempo com uma série que não gostou, sendo que poderia está lendo algo que faz mais seu gênero, 200 páginas de fuga deve ser bem cansativo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, mas não gostou mesmo heim? Eu li esse livro lá pela época do lançamento dele e gostei bastante. Achei interessante a história e consegui ler bem rápido. Mas esse livro em comparação aos outros pra mim foi bem mais fraco. O segundo melhora bastante e o terceiro foi o que mais gostei. A série ganhou uma guinada, uma reviravolta com um personagem que aparece nesse primeiro livro de uma forma não muito boa e que no fim virou um favorito pra mim. No fim das contas valeu muito a pena ler.
    Mas tem histórias que a gente não consegue se conetar mesmo e por ter demorado tanto pra ler esse acho que seria difícil continuar os outros. Não rola mesmo =/
    A escrita dele é enrolada e tem que ter paciência. Se já está demorando pra ler esse então é melhor nem tentar com o resto.

    ResponderExcluir
  5. Silvana!
    Nossa! Faz tantos anos que li esse livro e o restante da série e devo concordar com você que esse primeiro exemplar é realmente arrastado e até certo ponto sem muito sentido com essa fuga constante, mas os outros melhoram.
    Já li O mundo de Sofia e é bem filosófico, espero que goste.
    Semaninha cheia de felicidade!!!
    “Não ganhe o mundo e perca sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro.” (Bob Marley)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Silvana
    Acho que nenhum de nós gosta quando o autor detalha e depois corre no final. Uma pena que as primeiras páginas foi um tormento rs. Eu detesto abandonar um livro, e também persisto quando é assim.
    Eu já não tinha muita vontade de ler esse livro, agora então...

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro e até que gostei, apesar das fugas que demoraram rs. Pretendo ler os outros, não sei se é porque gosto de historias com magia. Pena que para você não funcionou, mas as vezes é assim mesmo uns gostam outros não, mas o legal é que você já foi atrás de outro para ler a fila é muito grande para se prender ao que não agrada.

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca cheguei a ler esse livro, na verdade eu tinha o primeiro volume que acabei dando pro meu amigo que leu e disse que gostou mas ele nunca foi muito exigente em relação as leituras.E mana o que dizer dessas 200 páginas de fuga ? pra que tudo isso ? kkkk Eu não pretendo ler esse livro sendo sincera mas tenta continuar a leitura vai que os próximos volumes sejam melhores.

    ResponderExcluir
  9. Oi Silvana, tudo bem?7
    Eu fico tão frustada quando isso acontece. Parece que o autor está seguindo uma linha de pensamento e se cansa de escrever e dá aquele fim corrido e que não faz jus a história. Sobre as 200 páginas de fuga, nada contra, mas convenhamos que fica meio repetitivo né e isso cansa a gente. Não sei se um dia vou ler esses livros, mas valeu a dica.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  10. Oi, Silvana!
    200 páginas de fuga e nada mais acontece?! A autora exagerou, hein?!
    Ainda não abondonei um livro, assim como você eu insisto até o fim, mas já abondonei uma série e não me arrependo, a série se perdeu no meio do caminho e eu não iria insistir quando tantos outros livros me esperavam...
    Amei o seu versinho e apoio 100%.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. "Livro que não agrada, da minha estante não faz morada." AMEIIII hahaha
    Minha amiga adora esses livros, até resenhou no nosso blog bem no início dele, mas eu nunca consegui me interessar. Deve ser uma chatice sem fim ficar acompanhando uma fuga dessas!
    Isso de ir atrás de uma pessoa poderosa pra ajudar a controlar os poderes me lembrou de X-men hahahahaah digamos uma versão bem ruim de x-men :p

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Não consegui ler esse livro!
    Sei lá! Achei mais ou menos.
    Parei na metade do livro!
    Acho que não vou voltar!

    ResponderExcluir
  14. Oi Silvana,
    Concordo com você, com tantos livros há espera de serem lidos não podemos perder tempo com um livro/série que não agrada!
    Mas confesso que ainda pretendo ler essa série ai, sempre tive a curiosidade, pois gostei muito do universo criado; adoro fantasia e uma história com magos parece ser bem interessante. Mas não vou criar muitas expectativas, especialmente com esse primeiro livro, 200 páginas de fuga é um exagero, tornando a leitura cansativa e chata.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi falar tanto deste livro que já estou pensando em ler. Só fiquei preocupada com a tal 200 paginas de fuga, mas quem sabe eu leia.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Silvana.
    É interessante como um livro pode ter tantas opiniões diferentes. Diferente de você eu li ele em um dia e gostei muito da história. E os outros foram em um crescente que acabei favoritando o último livro. Mas cada um tem sua opinião hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Hahaha gostei do versinho no final, eu já desisti de alguns livros, mas em algum momento pretendo retomar a leitura, realmente é muito difícil a decisão de abandonar uma série, mas com tanta coisa para ler, não vale a pena ficar insistindo não é mesmo, e gente fala sério 200 paginas somente de fuga e depois fim? Eu já não possui interesse em ler o livro, vi que não estava perdendo nada mesmo.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  18. Oi, Silvana!!
    Adorei o versinho "Livro que não agrada, da minha estante não faz morada." Muito bom!! Nunca li nenhum dos livros da Trudi Canavan e pelo visto esses livros não vou ler não!!
    Beijooss

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.