“Ben Mears havia jurado nunca mais pôr os pés em Jerusalem’s Lot. A cidadezinha da Nova Inglaterra onde ele passou quatro anos de sua infância foi palco de horrores que ainda lhe tiram o sono.

No verão em que Ben, finalmente preparado para exorcizar seus próprios demônios, decide voltar a ‘Salem’s Lot – como a cidade é conhecida por seus habitantes -, descobre que o mal que ele pensava estar sepultado ainda vive, e precisa ser destruído.
Junto com Ben, chega à cidade um enigmático forasteiro, trazendo consigo um segredo antigo e maligno que mudará para sempre a vida de todos em seu caminho.”

E é nessa premissa que surge o segundo romance de Stephen King. Devo começar ressaltando que apesar de ser apenas o segundo romance publicado (sendo o primeiro Carrie), esse livro parece que foi escrito por um autor experiente, com uns 10 livros na bagagem, pois é muito bem escrito, muito bem desenvolvido e te traz exatamente aquilo que propõem: suspense do começo ao fim.


Já no segundo título de King podemos perceber algumas características que se tornariam clássicas na maioria de seus livros, um professor, ou escritor e uma criança que aparenta ter algum tipo de “iluminação” ou ser muito esperta, além de um personagem (geralmente uma mãe) muito religioso, chegando a levar isso ao extremo. Algumas dessas características já podem ser vistas desde Carrie (temos uma resenha muito boa da obra no site deem uma olhada).

E, quando digo que o romance é bem escrito, não é à toa, King vai preparando o terreno aos poucos, começando com a introdução dos personagens, seguido por seu desenvolvimento até chegar ao ápice da trama. Tudo isso de uma forma bem caracterizada, sem pressa, mas não tediosa, pelo contrário, muitas vezes você acaba ficando tenso, ansioso, esperando algo sinistro acontecer.

Ânsia por sinal é a palavra que poderia descrever esse livro. Existem muitas cenas para te deixar assim, inclusive quando a ação de verdade começa, e é aí que está uma das belezas da obra, pois no livro em si a meu ver não são as criaturas ou sobrenatural que causam medo, quanto a isso já estamos acostumados, mas é a ansiedade do que pode acontecer ao ler uma página que te deixa tenso e assustado. Um grande exemplo de uma das partes que mais me deixou tenso é a que dois simples carregadores vão fazer uma entrega na “poderosa” mansão Masten e o leitor fica com o coração na boca.


Os personagens como sempre são muito bem escritos (vocês vão ver muito esse comentário em resenhas de King). Mas o que achei mais fácil de criar uma identificação foi o garoto Mark, fã de bonecos de monstros clássicos e um garoto muito esperto, ciente dos problemas que a cidade vai passando enquanto os outros moradores ou se mostram céticos ou não querem admitir o real problema. Inclusive os capítulos são divididos pelo ponto de vista dos personagens principais.

Já o vilão em si e os problemas que ocorrem na cidade são também muito bem trabalhados, começando com um pequeno mistério sobre o personagem, para logo depois uma grande tensão ao redor da cidade devido a acontecimentos estranhos e, por fim, um embate alucinante. Tudo muito bem explicado que te deixa preso na leitura e faz você ler o livro todo em dois ou três dias no máximo.

Em resumo, essa é uma obra que merece ser lida, uma das melhores de King, inclusive considerada pelo próprio autor como uma das suas favoritas, onde nem parece que foi apenas sua segunda obra, sendo nítida a evolução da escrita de Carrie para Salem. Bons personagens, boa história e um suspense do início ao fim o livro vale cada página e, para quem gosta do gênero, é uma leitura obrigatória.


Curiosidades:
- Existem três adaptações para o livro, sendo o primeiro Os Vampiros de Salem (1979), o segundo O Retorno a Salem’s Lot (1987) e A Mansão Marsten (2004).
- O livro surgiu de uma pergunta de King à sua esposa sobre o que ela achava que aconteceria se Drácula andasse no mundo de hoje.
- A cidade de Gate Falls é mencionada no livro, futuramente ela se tornaria palco de outras obras como Heart in Atlantis, O Corpo, Blaze e etc.
- Mark recebe uma visita inesperada no livro e recita um verso para tentar ficar calmo. Esse verso é o mesmo utilizado em It A Coisa.
 

Título: ‘Salem (‘Salem’s Lot no original)
Autor: Stephen King
Editora: Ponto de Leitura (Objetiva)
Páginas: 576
Ano: 2013

40 comentários:

  1. Da para notar que essa estória tem um grande potencial, até porque e uma das preferidas do autor, e acredito que por isso ele deve ter construído uma trama e tanto. Outra coisa que me chamou a atenção, e a bela descrição dos personagens, os tornando fácil de compreender, e entender qual e seu papel dentro da estória. Por nunca ter lido nada do autor, acredito que não devo começar por essa trama, por isso pretendo futuramente dar uma chance a essa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lana.
      Sim, ela tem um grande potencial, e a meu ver ela consegue cumpri-lo
      Quanto a não começar por essa leitura não tem problema não. Esse foi o segundo livro publicado pelo autor e suas historias são independentes, apesar de sempre ter uma referencia a outros livros.

      Excluir
  2. Olá, Fábio.
    Eu achei a premissa até que interessante, mas não o suficiente para eu me aventurar em mais um livro do King. Infelizmente já li uns vinte livros do autor e só gostei de uns dois. Acho os livros dele bem maçantes no começo, até a página 110 mais ou menos é uma chatice. Até quero ler outros livros dele, mas só se me interessar muito mesmo.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil
      Serio? Pois, já li alguns dele e achei muito bons kkkk
      Concordo que as vezes demora um pouco pra embalar, mas acho essas partes bem escritas, o que não deixa tedioso kkkk. Mas entendo. Já leu O Iluminado? Se não leia kkkk

      Excluir
  3. Oi Fábio.
    Eu tenho muita curiosidade para conhecer a escrita do King mas confesso que toda vez que pega um livro dele para ler sinto um pouco de medo e acaba abandonando mas essa obra me parece ser uma boa leitura Adorei a premissa e fiquei surpresa por perceber que desfrutou muito da leitura, eu quero muito ler Carrie, assistir o filme e adorei (não tenho certeza se tem haver com a história do King).
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlene.
      King tem alguns livros muito bons que não são de terror que você pode começar a ler. Como A Zona Morta por exemplo (Que vai ter resenha em breve) ou A Espera de Um Milagre (que o filme tem até Oscar). Carrie é bom tambem, já viu a resenha aqui no site? O filme já vi o primeiro e acho bem fiel, o mais novo não vi.

      Excluir
  4. Ahh, esse autor. Ele tem uns livros que nem tenho coragem de ler, ou pelo conteúdo ou pelo tamanho. Quando a coisa é mais pro lado do terror e troços assim não tenho coragem mesmo.
    Acho que com esse me daria bem porque gosto de um bom suspense, uma coisa religiosa aqui e ali e essa ânsia na hora de ler. Faz tudo ser bem mais gostoso porque dá vontade de continuar pra saber onde vai. E não sei, achei a história instigante. Deu curiosidade pra saber como é.
    E se é uma obra tão legal assim, bem escrita e uma das favoritas do autor deve ter algo muito bom ali. É uma dica interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane
      King tem uns livros que não são de terror muito bons, A Zona Morta ou A Espera de Um Milagre é um Deles, vale a pena a leitura. Mas esse tambem é muito bom, vale a pena.

      Excluir
    2. Queria ler esse A Espera de Um Milagre. Quando vi que ele era o autor fiquei até surpresa. Parece ser muito bom mesmo.

      Excluir
    3. Sim, na época que descobri fiquei surpreso também. Sim, ganhou até Oscar, pretendo ler também.

      Excluir
  5. Eu só li O Cemitério do King, e sei bem o que quer dizer com a construção dos personagens rsrs ele realmente gosta de deixar claro o desenvolvimento deles e quer que a gente acompanhe também. Confesso que ainda não tinha ouvido falar dessa obra dele. Mas se ele considera uma das favoritas, vou colocar na minha lista de leitura.
    Obrigada pela dica ^-^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Nayane.
      Tenho O Cemitério mas ainda não o li. Coloque na lista mesmo, vale a pena. De nada =D

      Excluir
  6. Fábio!
    Acredito que o maior segredo do King seja esse realmente, criar a expectativa no leitor durante a leitura, aquele sentimento de mistério, misturado com receio do que irá acontecer que permeia cad folha, além é claro de ter personagens sempre bem delineados e cada um com sua importância na trama.
    “A amizade, depois da sabedoria, é a mais bela dádiva feita aos homens.” (François La Rochefoucauld)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Rudy, concordo. A capacidade dele de deixar o leitor tenso é incrível.

      Excluir
  7. Oi, Fábio
    Pelo visto o autor já demonstra sua experiência na escrita logo nos primeiros livros. Não posso dizer nada quanto a isso, pois nunca li nada do autor, mas tenho curiosidade de tanto que falam. O que mais me dá medo nem é o sobrenatural, mas as situações reais.
    Gostaria de ler esse livro, mas acho que começaria com outra obra do autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia
      Entendo. Não tudo bem não começar por esse, porem comece a ler King kkkk é muito bom.

      Excluir
  8. Eu só li um livro dele e admito que fiquei meio decepcionada, não achei o livro ruim mas fui com uma expectativa muito grande e dai não deu certo.
    A história desse parece ser boa mas nem essa resenha maravilhosa despertou minha vontade de ler, acho que ele merece outra chance mas talvez com outro livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual livro foi? Não li muitos, admito, mas até agora os que li foram muito bons. Mas sempre recomendo começar por O Iluminado, porque é meu livro favorito kkkk.
      Obrigado pelo elogio =D

      Excluir
  9. Oi.
    Parabéns pela resenha, muito bem construída!
    Sou fã da escrita de King, apesar de ainda ter lido poucos livros dele. Mas já tenho vários livros na estante e em breve vou começar a fazer uma maratona de King!
    Todas dicas são muito bem vindas, quero ter a oportunidade de ler muitos.
    Obrigada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia.
      Tambem estou na mesma situação. Tenho alguns livros dele aqui, mas li poucos por enquanto. Estou tentando lê-los na ordem de publicação.
      Obrigado pelo elogio =D

      Excluir
  10. Sempre quando leio uma resenha desse autor todos falam muito bem sobre a escrita dele, infelizmente ainda não conseguir ler, peguei um mas logo no começo desisti, achoque não era o certo, mas quero tentar ler outro e acho que esse é uma ótima dica. Não gostei muito da capa,mas ainda pretendo ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. concordo com você em relação a capa. Tem muitas dele que são bem feias (as mais antigas), mas ainda bem que isso melhorou. Eu recomendo começar pelo O Iluminado. =D

      Excluir
  11. Eu já li muitos comentários positivos referente aos livros do Stephen King, então tenho muitos livros dele em minha lista de leituras, mas ainda não li nem um, tenho It A Coisa, mas por ele ter bastante páginas, acabo adiando a leitura; Já faz um tempinho que quero ler Salém, e sua resenha bem positiva sobre o livro só aumentou minha ansiedade para ler este livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo ler It até o lançamento do filme. Salem é muito bom, é um bom livro pra começar. Mas sempre recomendo O Iluminado

      Excluir
  12. Oi Fábio,
    Ainda não criei coragem de ler um livro do mestre King, sou medrosa assumida haha
    Mas tá aí um livro que eu leria com gosto. Imagino a agonia e ansiedade de ficar esperando algo sinistro (pra mim tudo é sinistro em se tratando de King) acontecer, com toda certeza, não é uma leitura tediosa. É tensão do inicio ao fim!
    Tenho que dar uma chance para esse autor e conhecer a sua escrita tão elogiada, quero ser mais uma leitora fisgada pela sua narrativa eletrizante.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Micheli.
      Não tem problema, King tem livros bons sem ser de terror. Leia A Espera de Um Milagre

      Excluir
  13. Adoro os livros do autor, mas esse ainda não li, gostei de saber que tem suspense do começo ao fim, pois adoro assim como sobrenatural, ação e mistério tem tudo que gosto. Deve ser uma leitura que deixa o leitor apreensivo em cada virada de página para saber o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse é muito bom, o começo que talvez seja um pouco mais parado, porém quando a coisa começa sai de baixo.

      Excluir
  14. Ainda não li esse livro, mas como fã de King, claro que vou querer ler! Gostei muito da sua resenha e fiquei bem curiosa para saber o desenrolar dessa história. Adoro a escrita do autor. Ainda li muito pouco dele, mas pretendo ler muitos outros livros e esse será um deles. Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Adriana.
      Que bom que gostou. Leia sim, vai gostar.
      Bjs

      Excluir
  15. Olá Fábio, tudo bem?
    É um pesar falar isto, mas nunca li nada do King. Tenho muita vontade justamente por ele ser tão elogiado por sua construção de personagens e enredos incríveis. Adorei esta premissa e com certeza já está na lista dos muitos livros dele que eu quero ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lara.
      Kkkk eu entendo. Mas não tem problema, vai chegar o dia que vc vai ler e viciar kkkk

      Excluir
  16. Oi! Eu ainda sonho com o dia em que vou finalmente ler algo do King. Quero começar com it a coisa (pra poder ver o filme quando for lançado) mas fui escolher justo o livro mais caro e com mais páginas hahaha Adorei essa edição da editora Ponto de leitura e a proposta do livro. Da pra ver que o autor é bom quando o segundo livro publicado já é ótimo hahah Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabi
      Tambem quero ler It antes do filme. Realmente começou logo com o maior kkkkk. Mas talvez seja bom, porque ai depois qualquer outro sai mais tranquilo. Já coloca 'Salem na lista kkkk

      Excluir
  17. Olá, Fabio!

    Do tanto que adaptaram Stephen King para cinema e TV, acho que já ouvi sobre Salem's Lot em algum lugar. E mesmo sendo o segundo livro de sua carreira, o Stephen mostrou que já consegue deixar leitor tenso e sem respirar entre as cenas. Coisas que somente grandes autores fazem com seus leitores!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá
      É verdade, coisa que poucos conseguem =D
      Também fiquei com essa sensação de já ter escutado sobre em algum lugar kkkk
      Abraço

      Excluir
  18. Oi, Fabio!
    Apesar de gostar de livros de suspense eu nunca li nenhum livro do Stephen King, tive curiosidade em ler alguns mas ainda não li... mas confesso que não me interessei pela premissa de ‘Salem nem fiquei curiosa para saber o que Ben irá encontrar na cidade de ‘Salem’s Lot, por isso eu dificilmente leria esse livro.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Any.
      kkk Eu entendo. Mas se tem outros livros dele que chamem atenção, recomendo lê-los que você irá gostar =D
      Abraço

      Excluir
  19. Oi, Fabio!!
    Comecei a pouco a ler os livros de Stephen King mas estou adorando tudo!! Vou com certeza ler esse também!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta
      Ótimo, King fazendo mais um fã kkkk. Também sou fã do escritor e recomendo essa leitura.
      Bjs

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.