Olá jovens, eu sou um grande fã de Agatha Christie e de Stephen King, então eu resolvi fazer para vocês as resenhas dos livros que já li deles. Estou tentando lê-los na ordem, porém, é uma tarefa difícil, sendo que tem muitos livros antigos, difíceis de achar, sem contar a quantidade de livros lançados que esses dois têm, só Agatha são mais de 80.

Contudo, dela eu já li uma boa parte e resolvi resenhá-los. Tem algum tempo que li alguns, então até pensei em relê-los para poder passar uma descrição mais completa para vocês. Todavia, acredito que ainda lembro o suficiente para transmitir uma boa experiência e deixá-los curiosos para ler os livros da rainha do crime.

E nada melhor do que começar com sua primeira publicação que é O Misterioso Caso de Styles. O primeiro livro publicado surgiu através de uma aposta com sua irmã, que desafiou Agatha dizendo que ela não conseguiria escrever um livro policial onde alguém não conseguisse descobrir quem matou. E ela não poderia estar mais enganada, Agatha não só criou um livro com uma excelente história como também criou um dos detetives mais famosos do mundo inteiro, o famoso Hercule Poirot.


O personagem é conhecido em todo o mundo, até mesmo quem nunca leu um livro dela dificilmente não escutou falar do famoso detetive belga (que todo mundo acha que é francês). Com uma personalidade única e nada modesto quando se trata de suas habilidades, Hercule Poirot utiliza da ordem, do método, psicologia e, claro, de suas pequenas células cinzentas para resolver seus crimes.

As resoluções dos casos feitas por Poirot por sinal são uma marca registrada, feitas em um local fechado (uma sala, um trem, um quarto etc.) com a presença de todos os personagens, ele interpreta o caso mostrando que, cada um presente, se não for culpado pelo menos tem alguma culpa em relação a alguma outra coisa.

Porém, quase que essa marca não seria assim. Nessa nova edição feita pela Globo Livros a editora traz o que seria o capítulo original da trama, que se passaria no tribunal, onde Poirot falaria sobre o caso. Bom, ainda bem que o editor original não deixou que isso acontecesse e disse à Agatha que publicaria o livro se ela mudasse o final, e assim ficou uma das suas marcas registradas.

Mas que trama é essa que esse livro traz? Bom, para começar ela se passa como uma narrativa do Capitão Hastings, grande amigo de Poirot e participante de outras tramas também. Hastings se encontra com um antigo colega, John Cavendish, que o convida para passar um tempo na casa de sua madrasta, a mansão Styles, e ele aceita, o que ele não sabia é que muita coisa ia acontecer. A madrasta do garoto, a senhora Emily Inglethorp, acaba morrendo em seu quarto (que estava trancado, diga-se de passagem), alguns acabam achando que foi de um infarto, outros que foi envenenamento. Por sorte, o antigo amigo de Hastings está hospedado em um local ali perto e acaba sendo convidado para desvendar o mistério.


E essa é a trama, em seu primeiro livro, Agatha não só nos entregou uma trama muito boa, com uma história muito interessante, como também nos apresenta personagens muito marcantes, cada um com suas peculiaridades bem definidas e muito bem trabalhadas, principalmente na relação de amizade entre Poirot e Hastings, que nos proporciona muita risada também devido ao modo bobalhão de Hastings e a “modéstia” do detetive.

Em relação à investigação é realmente muito difícil saber quem foi o culpado (ou não foi, em caso de infarto), várias pistas são jogadas durante a leitura e você passa a duvidar de tudo e de todos, criando várias teorias a respeito. E, ao chegar ao final, é incrível como as respostas estavam na sua cara o tempo todo.

O Misterioso Caso de Styles é o primeiro de muitos livros de Agatha Christie que vai surpreendê-los, dos que já li, existem melhores (não que esse seja ruim, pelo contrário), mas esse nos entrega uma trama muito boa e é um ótimo começo para os amantes de investigação e para aqueles que querem se aventurar nesse mundo de detetives e principalmente conhecer os livros da Rainha do Crime.

Obs: Comentem e me digam o que acharam e o que preferem, se gostarem eu tentarei resenhar todos (lidos) na ordem, caso contrário postarei apenas os mais icônicos.

Para investigar na TV O Misterioso Caso de Styles tem uma adaptação para TV na série Poirot, com o mesmo nome, protagonizado pelo incrível David Suchet. Veja um pequeno trecho do episódio abaixo.



Título: O Misterioso Caso de Styles
Autor: Agatha Christie
Editora: Globo Livros
Páginas: 286
Ano: 2015

36 comentários:

  1. Essa autora tem livro pra caramba mesmo. Sempre me perco quando vejo algum porque quase nunca lembro se já vi. Esse me pareceu familiar pelo personagem, mas acho que também não tinha visto. Talvez nesse série, não sei...
    E a coisa é: nunca li nada dela.
    Só vejo resenha mesmo mas nunca peguei nada. Uma vez uma professora elogiou demais a autora e me deixou com vontade de pegar algum livro pra ver se era tudo aquilo, mas adiei e aí já viu. Caiu no esquecimento.
    Quem sabe alguma hora né?
    Gostei dessa história. Acho legal tramas com investigação, casos interessantes e tal. Mas acho que nesse o que mais marca então são os personagens e não o caso em si. Isso é bacana, ter uma proximidade com os personagens, gostar deles, deixa a leitura mais interessante. Você fica curioso com o caso mas não foca só nisso e conhece mais as pessoas que estão investigando e etc. Parece legal.
    Seria bom ver mais coisas da autora, não importa se os mais famosos ou o que já leu. Conhecer um pouquinho das impressões dos livros é sempre bom ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lá Cristiane.
      Se nunca leu, leia. É uma leitura obrigatória na vida kkkkk. Pelo menos um livro dela e um de Stephen King. Devia ser lei kkkkk. Sua professora estava certa, não adie, e leia um livro dela, vc não irá se arrepender. Garanto. kkkkk
      Certo, tentarei publicar os outros também =D

      Excluir
    2. Haham, uma hora vou tentar. O negócio é tempo e organizar né, porque o que tenho de leitura que quero fazer tá um negócio louco. Mas uma hora vou ter que ler algo dela então ^^

      Excluir
    3. Kkkk sei como é. Tenho mais livros pra ler do que lidos. Sempre assim kkkk.

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu ja li a muito tempo O Assassinato no Expresso do Oriente e adorei. O mistérios dessa mulher são maravilhosos e eu adoraria conhecer mais alguns. Ah acho que você poderia resenhar todos haha
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lara
      Tentarei então resenhar todos que li. O Assassinato no Expresso Oriente é meu favorito. Inclusive irá sair uma nova adaptação esse ano.
      Beijos.

      Excluir
  3. Conheço a escrita da Agatha e gosto demais.
    Conheço o detetive Poirot e adoro a ironia e o cinismo dele.
    Dos três livros que li dela, ele estava em todos. Acabei pegando a manha de duvidar de todo mundo por causa dele.
    Esse livro eu ainda não li, mas gostei da história e, principalmente, da capa. Essa dúvida se foi morte matada ou morrida me interessa.
    Ainda estou em busca de um favorito dela, por que nenhum dos que eu li, eu consegui favoritar.
    Aguardo a resenha dos outros também, se puder fazer rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayane.
      Já leu O Assassinato de Roger Ackroyd? Ou Assassinato no Expresso Oriente? Os dois são com ele. se não leu, leia. São dois dos meus favoritos por enquanto.

      Excluir
    2. Ainda não. Eu pretendo ler O Assassinato no Expresso Oriente antes do filme ser lançado. É o livro mais conhecido dela e tem boas avaliações e por causa disso, a expectativa tá alta em cima dele rsrs

      Excluir
    3. Gosto pra caramba desse livro. Com esse filme essa vai ser a terceira adaptação dele. Tem um outro livro que dizem ser o melhor dela que é O Caso dos Dez Negrinhos. Republicado como E não Sobrou Nenhum. Esse ainda não li.

      Excluir
  4. Fábio!
    gatha é ícone e não há o que falar...
    Mesmo esse primeiro livro, é instigante e traz Poirot com todo seu ego exacerbado e o querido Capitão Hastings.
    Li muitos livros dela na adolescência e agora estou relendo alguns. Acabei de ler Morte no Nilo, que por coincidência trazem a dupla de amigos investigadores. Bom demais!
    Para mimtanto faz, mas se trouxer os livros pela cronologia, trará uma melhor noção da evolução da autora.
    Desejo uma ótima semana!
    “O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?” (Clarice Lispector)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudynalva.
      Verdade. Um ícone. Eu também já li Morte no Nilo e é muito bom, as vezes acabo confundindo a trama com Morte na Mesopotâmia, mas é porque é tudo longe kkkkk.

      Excluir
  5. Caramba!!! Amo Agatha!! Estou lendo o Assassinato no Expresso. Primeiro livro q leio dela e já estou amando haha, já sou fã de carteirinha do Poirot! Achei muito divertido vc resenhar eles, continue por favor ❤
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Melissa
      Assassinato no Expresso Oriente é meu livro favorito kkkk. Poirot é um ótimo personagem.
      Continuarei sim kkkk
      Bjs

      Excluir
  6. Oi, Fábio
    Eu sempre quis ler algo da Agatha. E olha que eu amo o gênero e nunca li. Tenho um livro em casa que peguei em uma sebo.
    Adorei essa. Parece ser um bom começo. Ela tem muitossss livros publicados mesmo, né?
    Seria muito bom conhecer os outros livros dela sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia
      Pois leia, vc irá gostar muito.
      Sim, são mais de 80 livros publicados.
      Postarei mais =D

      Excluir
  7. Oi Fabio ;)
    Acredita que nunca li nada da autora? Sempre me interessei, principalmente em ler Assassinato no Expresso Oriente, ainda mais que saiu agora o trailer da adaptação né?
    Que legal que a Agatha aceitou esse desafio, e ainda conseguiu escrever essa história maravilhosa. Já add na lista de leitura e vou ver se vejo a série também.
    E voto para você fazer resenha de todos os livros da autora kkk mas dando mais ênfase aos que você mais indica, os mais interessantes.
    Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabela.
      Pare o que estiver lendo (a não ser que seja um livro de King) e vá ler Agatha Christie kkkkk. Ela é muito boa escritora, vc vai gostar. Farei sim, pode deixar :D.
      Abraço.

      Excluir
  8. So li um livro da Agatha ate agora e gostei pretendo ler mais. Adoro esse misterio em volta do assassinato se foi mesmo um mas acho que foi e gosto quando a autora nos engana levando para um caminho e nāo é nada disso. Não sabia dessa aoposta que ela fez com a irmā. Vou dar uma procurada nessa série para assistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria. Leia mesmo mais livros dela, você irá gostar.
      Veja a serie também, mas recomendo que veja depois de ler o respectivo livro, se não vai pegar spoilers de quem matou.

      Excluir
  9. Olá, Fábio!

    Em casa, tenho um box da Nova Fronteira com três livros dela, incluindo Assasinato no Expresso Oriente, que vai virar filme de novo esse ano. Mas curiosamente a primeira vez que ouvi falar desse livro foi por causa de uma serie de TV, e não é a com David Suchet.
    Explicando, existe uma serie francesa chamada Petit Murders de Agatha Christie (em português, Os pequenos crimes de Agatha Christie) em que os livros dela são transferidos para cenários franceses e os casos são muito modificados em relação ao livro que os inspira. Me lembro que a primeira temporada passou na TV Brasil ano passado, mas o episódio inspirado em O misterioso caso de Styles é da terceira temporada, que foi exibida nesse ano pela TV5 Monde, que possui um trio de protagonistas que estão na serie desde da temporada anterior, que acabam situando as histórias nos anos 60 (A primeira temporada se passa na Inglaterra e possui dois protagonistas.). Apesar da simpatia desses protagonistas (um detetive elegante e mulherengo, uma secretaria estilo Marilyn Monroe e uma repórter órfã), a história é muito diferente da do livro (além do fato do trio de protagonistas substituir o Poirot na trama). Por exemplo, a mansão Styles vira um spa na serie francesa. Até aposto que os fãs mais fieis da Agatha vão virar os olhos para essa serie devido a esses fatores, o que penso que seja o seu caso.
    Recentemente, vi o episódio de Doctor Who com o David Suchet e gostei muito de sua atuação, e nele vi a capacidade de fazer cada personagem ser bem peculiar e marcante, mesmo não sendo o Poirot nesse episódio. Com certeza, foi um belo cartão de visita, assim como sua resenha, para ver a serie Poirot!
    Eu penso que as resenhas que você publicar da Agatha Christie devem ser em ordem de publicação, mas focando nos livros que são mais fáceis de achar no mercado (mesmo eu achando que sejam muitos, pois houve muitos relançamentos ultimamente), pois se um livro é muito bom, mas é difícil de encontrar, poucas pessoas vão poder ter o prazer de ler. Mas isso é só uma opinião minha, pois se você acha que vale a pena falar de todos os livros, então fale.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. É, acho que não gostaria dessa serie, mas também não custa nada da uma procurada. Eu já vi uns episódios de anime com Poirot e Miss Marple. A serie com Miss Marple também já vi, e agora vai sair uma na Coreia do Sul, imagine ai com não seria diferente? kkkkk
      Também tenho 3 desses boxes aqui e já vão lançar mais dois (totalizando 8 por enquanto). Tentarei colocar por ordem de publicação sim. E to estudando ainda o método de publicação. Pensando justamente em fazer uma resenha única para os mais importantes e talvez uma dupla para os menos conhecidos. Sua ideia é boa.

      Abraço.

      Excluir
  10. Oi, Fabio!
    Nunca li nenhum livro da Agatha Christie, apesar de gostar do gênero e de ter vontade de ler os livros da Rainha do Crime, mas vou ver se eu consigo concertar isso começando por ler O Misterioso Caso de Styles, fiquei curiosa para saber a causa da morte da senhora Emily Inglethorp...
    Então, valeu pela dica, e boa sorte nessa aventura em ler os livros da Agatha Christie e de Stephen King!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Any,
      Leia sim, acredite, você irá gostar, é muito bom os livros dela.
      E esse é uma boa para começar, já que é o primeiro.
      Obrigado, é uma tarefa difícil mas vamos tentar. Um dia quem sabe termino. kkkk

      Excluir
  11. OI Fábio.
    Como já comentei aqui diversas vezes, tenho muita curiosidade de ler algum livro do Stephen King, já que ouvi maravilhas sobre sua escrita, mas confesso que os livros da Agatha Christie nunca me chamaram a atenção não, mas recentemente uma miga me emprestou o livro Morte na mesopotâmia, mas confesso que nem a ordem sei, enfim vou da uma pesquisa para saber já que você mesmo comentou que ela tem diversos livros lançados.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros dela dá para serem lidos independente da ordem. Já li morte na Mesopotâmia e é muito bom também. De uma lida pra ver se gosta :D

      Excluir
  12. Uau Fábio! Vai ser uma delicia acompanhar as resenhas da rainha do crime, sou muito fã da Agatha Christie, essa autora e também o Sidney Sheldon foram os responsáveis pela minha paixão por livros. Lembro da época que ia semanalmente na biblioteca da cidade em busca de livros desses dois, devorei todos os livros que tinha lá haha
    O Hercule Poirot é totalmente culpado pela minha paixão por romance policial. Jamais consegui descobrir quem era o criminoso, ficava o livro inteiro quebrando a cabaça mas nunca acertava, sempre acaba surpreendida com as resoluções desse detetive. Ele é o cara!
    Faz anos que não leio um livro da autora, e ainda tenho muitos livros a serem lidos. Não li esse livro ai, e não sabia dessa curiosidade a respeito do desafio que a irmã da Agatha fez, temos que ser eternamente gratos a essa aposta ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, ainda bem que ela aceitou esse desafio. Assim como você Agatha Christie também foi meu primeiro contato com livros policiais e foi quem me fez gostar do gênero. Minha mãe tinha varios livros da autora aqui e eu na curiosidade quando pequeno peguei pra ler kkkk e não quis largar mais.

      Excluir
  13. Oi! Eu sempre quis ler um livro da Agatha, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade. Achei sensacional o fato dela ter escrito esse livro como um desafio e ter acertado em cheio! Eu amo tentar adivinhar quem foi o culpado de alguma história! To louca pra ler esse livro desde já. Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela
      Se vc gosta de tentar adivinhar então Agatha Christie é será sua autora favorita kkkk leia o quanto antes. Vc irá adorar.

      Excluir
  14. Oi, Fábio!!
    Gostei bastante da resenha mas nunca li nenhum livro da Agatha Christie. Com relação a Stephen King já li um livro dele e gostei bastante tanto que estou interessada em ler outro livro dele Zona Morta.
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta

      Obrigado pelo elogio da resenha. Pois, leia Agatha, acredito que você irá gostar. Quanto A Zona Morta de King, já li, é muito bom e será minha próxima resenha aqui. Então fique ligada kkkk

      Bjs

      Excluir
  15. Me emociono quando vejo algum blog resenhando livros da Agatha. Sou fã de carteirinha e ja li muitos livros dela. Sempre imaginei em como seria Hercule Poirot e acho que nenhum consegue descreve- lo perfeitamente. Sou fanàtica pelos seus livros. Não vejo a hora de lançar no cinema Assassinato no expresso horiente, quero assisti logo no primeiro dia de lançamento. Kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana

      Também quero rever logo. kkk Apesar de admitir que não gostei muito do Poirot dessa adaptação. O com David Suchet é muito bom, e a primeira adaptação também foi muito boa (apesar do ator me lembrar muito um pinguim kkkk). Mas vamos ver se essa também a atuação sai boa, afinal o elenco é excelente.
      E sim, vejo poucos blogs resenharem sobre Agatha e também sou fã. kkkk

      Excluir
  16. Nunca li nada da Aghata Christine, mas já ouvi falar muito sobre ela, mas não ouvi sobre os livros citados na resenha, que me parecem bem interessantes, e pela forma dela ser bem conhecida acho que deve ser muito boa a escrita dela. Fiquei curiosa para conhecer mais sobre o livro e me aventurar nas paginas, quem sabe um dia...

    Visitem meu blog!
    http://garotaeraumavez.blogspot.com.br
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jady

      Pois, leia sim. Ela é uma excelente autora e sua escrita tambem.

      Irei visitar sim =D

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.