I Want to Believe

Quem nunca leu ou assistiu algo que tenha a presença de alienígenas? Quem nunca pelo menos escutou falar em Star Wars, Star Trek ou Arquivo X? Talvez alguém não tenha (duvido), mas com certeza já deve ter olhado para o céu e se perguntado... Será que estamos sozinhos?

Particularmente acredito que não, estamos tão acostumados aos filmes e livros que vários questionamentos nos vêm à cabeça, como por exemplo, será que eles são pacíficos ou não? E o que talvez seja o principal questionamento: Como eles são? 

De acordo com a mídia eles podem ser de infinitas formas, parecidos com a raça humana, com uma árvore, pequenos seres verdes, ou cinzas com olhos grandes, monstros assustadores e etc, mas será que são mesmo assim? E é justamente sobre isso que se trata esse livro. Dividido em duas partes onde na primeira ele vem nos mostrar a evolução da percepção dos alienígenas pela sociedade, como surgiu, como essa visão foi se desenvolvendo e suas consequências. E na segunda parte ele vem tratar de forma científica (porém, em uma linguagem muito simples e de fácil acesso, com associações que fazem o público se identificar e entender facilmente o que está sendo passado) como esses seres de outro planeta, poderiam realmente ser, viver e se desenvolver.


Parte 1:
Como eu disse, nessa primeira parte do livro, o autor vem de forma muito divertida, e bem explicada, nos contar primeiramente de onde surgiu o questionamento sobre vida em outros planetas, nos mostrando que essa ideia não é recente, mas que vem desde a Grécia antiga com os questionamentos sobre a Terra e as estrelas. A famosa fraude da lua, onde um jornal americano enganou grande parte da população com matérias sensacionalistas afirmando que existia vida na Lua, além da possível descoberta de canais em Marte que supostamente seriam usados pela população para transportar água das calotas para o subterrâneo. 

Logo após, nos é mostrado alguns dos principais e mais famosos relatos sobre alienígenas, como por exemplo onde e como surgiu alguns dos primeiros relatos sobre o que poderia ser a primeira aparição de Ovnis, que se deu no período da segunda guerra, onde pilotos relataram ter visto luzes seguindo os aviões, os assim chamados Foo Fighters, o famoso caso de Roswell e as principais histórias sobre abdução e contato direto com os aliens.

Após esses relatos e termos descoberto como se deu a evolução da percepção da humanidade sobre os seres de outro planeta, o autor nos leva pelo mundo das grandes obras científicas e dos famosos blockbusters (grandes produções de Hollywood) nos mostrando quais delas tiveram grandes influências na sociedade, como Guerra dos Mundos de H.G. Wells e como ela teve um grande impacto nos EUA, pelo fato de na época ter sido transmitida por rádio e muita gente ter acreditado que se tratava de um ataque real.


Parte 2:
E é na parte dois que o autor finalmente vem nos mostrar o quão improvável é que, caso exista vida inteligente lá fora, ela seja parecida conosco ou com o que vemos na TV. Essa parte contém explicações científicas de forma muito fácil de entender o que seria necessário para uma vida inteligente se desenvolver, como por exemplo o fato de ela provavelmente poder evoluir do reino animal, respirar oxigênio (apesar de outras formas não serem descartadas, porem improváveis) e ser uma forma de vida baseada no carbono como nós.


Conclusão:
Na minha opinião esse é um livro perfeito sobre o tema, não só pelo assunto que me agrada, mas também pelo simples fato de passar tudo isso para nós de forma bem simples, humorada e nos deixar intrigado sobre como realmente deve ser a vida lá fora. Sem contar os fatos históricos interessantíssimos, onde para mim a primeira parte do livro é bem interessantíssima e minha favorita. E de bônus ele nos traz algumas imagens e alienígenas famosos, e das histórias apresentadas no livro. Vale muito a pena, confiram. E saibam... The Truth Is Out There.

Bônus: Para quem gosta, deixo para vocês a recomendação de uma série que fala sobre o espaço e que é muito bem explicada e gosto muito. COSMOS.




Título: Universo Alien (exemplar cedido pela editora)
Autor: Don Lincoln
Editora: Editora Cultrix
Páginas: 320
Ano: 2017

34 comentários:

  1. O livro parece legal por dar essa ideia de desde onde o questionamento começou, com um jeito mais histórico de ver as coisas.
    E poder ter uma noção melhor de outras vezes que o tema se tornou assunto e essas histórias mais famosas de casos e tal é interessante. Sempre foi um tema que me despertou curiosidade. É meio louco, mas vai saber né? Intriga, faz a gente pensar...
    E parece ter um jeito bom de ler, não uma coisa maçante e chata, mas mais divertida. Gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um livro bem divertido,ele mesmo conta que a esposa ajudou ele a dar uma linguagem mais simples ao livro kkk. É bem legal, tanto a forma que é passada como o tema e todas as historias e casos contados.

      Excluir
  2. Oi, Fábio
    Esse parece ser incrível. Eu não sou a maior curiosa do mundo por esse tema, mas achei super interessante. E com certeza conheço alguém que ia amar. Meu namorido. Ele não gosta de ler, mas essas coisas ele lê, de tanto que gosta.
    Super amei a dica! Até eu leria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia
      Kkkk. Ótimo, então dê de presente a ele. E curtam juntos, vocês vão gostar. É muito bom.

      Excluir
  3. Oi Fábio tudo bem?
    Tenho que confessar que não gosto muito de coisas relacionadas aos aliens, mas eu achei bem bacana a proposta deste livro. Pelo jeito ele parece ser bem dinâmico e é legal que tenha esta linguagem mais acessível para todos.
    Gostei muito.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lara.
      Sim, ele é bem dinâmico, facilitando o entendimento (na segunda parte que é mais técnica). E a primeira parte é bem interessante, te deixa curioso.
      Beijos.

      Excluir
  4. Não é meu tipo de leitura, mas até que fiquei curiosa... Gosto de levantar suspeitas e dúvidas sobre esses assuntos enigmáticos.
    Quando li sobre a pesquisa feita de que homem não pisou na lua ( que conseguiu me convencer)eu acabei me interessando por esse mundo do desconhecido.
    Admito que até tenho medo de ler sobre essas coisas rsrs
    Mas valeu pela dica, Fábio.
    Até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nayane.
      Se vc gostou desse artigo sobre não terem pisado na lua, acredito que vc possa gostar desse também kkkk
      Até.

      Excluir
  5. Amooo aliens e ficção científica no geral,depois desse post estou louca parea ler esse livro,serioo valeu pela dica.

    http://analeu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk Que bom que gosta e que gostou da resenha.
      Tambem sou fã de aliens, você irá gostar muito desse livro, garanto.

      Excluir
  6. Oi Fábio ;)
    Não sou muito de ler ficção científica, mas confesso que me interessei em ler Universo Alien!
    Você me deixou animada para ler, e adorei que o livro é dividido em duas partes, e acho que vou gosta mais da segunda parte, pa saber das opiniões do autor sobre o tema e tal.
    E adorei a dica da série, me empolguei em assistir!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabela
      Bom saber que gostou. Leia sim, é bem interessante esse livro.
      Bem informativo e o que mais gostei foi a forma fácil de ser abordado.
      E a serie é muito boa tambem.
      Bjs

      Excluir
  7. Eu gosto desse tema acho interessante e desperta curiosidade em saber mais. O livro parece nos mostrar um outro lado mais explicativo e de fácil entendimento, tenho muitos questionamentos sobre aliens e o livro deve ajudar a esclarece-las.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria.
      Sim, o livro tem dois lados, um histórico e outro mais hipotético científico digamos assim. É muito bom, vale a pena.

      Excluir
  8. Fábio!
    Como antiga estudiosa de fenômenos extraterrestes, digo antiga, porque dei uma parada nos estudos depois da maturidade, vou começar dizendo que é muita pretensão nossa, nos acharmos únicos diante de um universo imenso do cosmos.
    E como estudiosa ainda, o livro me interessa, porque gosto de ver a abordagem dadas pelo autores sobre o assunto e como eles se fundamentam para expressar suas opiniões.
    Gostei demais da sua dica.
    Boas festas juninas e bom final de semana!!!!
    “O que importa afinal, viver ou saber que se está vivendo?” (Clarice Lispector)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudynalva.
      Concordo plenamente, é muita pretensão achar que estamos só, sendo que somos apenas um planeta dentro de bilhões em um sistema solar, que é um sistema solar dentro de bilhões de sistemas solares em uma galáxia e sendo que somos uma galáxia dentro de bilhões de galáxia. Pode até ser raro a vida em outro canto, mas impossível duvido.
      É muito bom esse livro. Vale a pena, e essa serie que recomendei tambem.
      Bjs

      Excluir
  9. Ta ai é um tema que odeio, não por descrença mas acho todas as teorias bem chatas, apesar de acreditar em "ets" nunca me interessei em descobrir os segredos e nunca quis me aprofundar no assunto é uma coisa que realmente me cansa bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk entendo. Mas esse livro nem trata das teorias em si. Ela mostra mais como a visão que a gente tem foi evoluindo em relação ao tema. Ficou bem legal. Kkkkk mas quando odeia o melhor mesmo é pular fora e pegar um livro melhor kkkk

      Excluir
  10. Que livro peculiar Fabio kkkkkk
    Tá aí um tema que sempre vai gerar curiosidades e dúvidas na humanidade até que alguém prove se há vida (ou não) nesse universo imenso afora.
    Gostei da proposta do livro, achei bem interessante, pois nunca parei pra pensar de onde surgiu o primeiro questionamento a respeito dos alienígenas. Que legal essa linha de evolução da perspectiva da humanidade sobre os seres de outro planeta.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Micheli
      Pois, verdade, uma das coisas que gostei desse livro foi justamente o tema dele. Que é mais voltado pra uma visão histórica da coisa. É bem legal.
      Beijos.

      Excluir
  11. Oi Fábio.
    Eu achi a ideia do livro bem intrigante, e sim eu já ouvir falar de star wars e etc, mas confesso que nunca me interessei sobre livros do tema, por justamente não fazer o meu gênero literário, e apesar de ter gostado esse com certeza não é um livro para mim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marlene. Eu entendo. :D
      Esse é um livro bem legal, mas quando não gosta do tema não tem jeito kkkk. Então é melhor pular. Até a próxima.
      Beijos

      Excluir
  12. Oi, Fabio!
    Já assistir muitos filmes com alienígenas na minha adolescência, só Star Wars perdi as contas de quantas vezes assistir cada filme dessa saga rsrs, mas confesso que prefiro assistir algo sobre esse gênero do que ler sobre ele, por isso Universo Alien é um livro que eu não leria, mas para quem curti esse tema, esse livro é um prato cheio, hien?!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Any
      Sim, é um prato cheio, e digo, acho que você deveria dar uma chance a ele viu kkkk. Acho que iria gostar.
      Abraços. e que a força esteja com você kkkk

      Excluir
  13. Olá, Fábio!

    Gostei que Universo Alien usou para mostrar como seria a vida alienígena de verdade usando o conceito que no mundo dos memes chamam de "Expectativa X Realidade".
    Assim, vemos queremos aliens iguais a nós, num estranho modo de afastar o máximo possível o fator de estranheza que o desconhecido causa. Mas também notei que a cultura, ao também explorar o fascínio pelos aliens, também os usa para criticar os defeitos da humanidade. Reparei isso ao folhear o exemplar que ganhei de A Guerra dos Mundos numa promoção da Suma de Letras, e o Braulio Tavares no prefácio comenta sobre isso ao falar sobre os marcianos invasores e a destruição que provocam. Afinal, que outro ser existente nessa Terra tem a capacidade de invadir e destruir lugares que pertencem aos outros em busca de poses ou só pela sobrevivência? Só nós, os humanos, para fazemos isso.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =D.
      Realmente, seu conceito do meme exemplifica muito bem esse livro.
      Sim concordo. Hoje a visão de aliens mudou muito, e deixou de ser daquele tipo que só vem para destruir o planeta. Esse livro mostra muito como a visão que temos deles são um pouco de um reflexo de como nos vemos, mesmo que seja sem perceber.

      Abraço =D

      Excluir
  14. Oi, Fábio!!
    Gostei muito da postagem. Sempre fui apaixonada por história sobre aliens tanto que gosto muito de ler livros ou reportagens sobre o assunto. Também assisto filmes, documentários e séries sobre esse tema.
    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marta.

      Ótimo, então leia esse livro. Você irá gostar bastante, acredite.

      Beijos

      Excluir
  15. Gosto de livros dinâmicos e que não demoram a chegar ao ponto para falar do que se trata o livro. Nunca li livros sobre aliens, somente filmes, gosto do assunto, apesar de não acreditar muito, curto alguns documentarios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana

      Então acredito que você gostará desse aqui. Se puder leia, é bem interessante.

      Excluir
  16. Oi! Já no início da resenha fiquei louca para ler esse livro! Ele com certeza vai me trazer informações interessantes (e que eu não sabia), como por exemplo o fato das pessoas acharem que existia vida na Lua. Adorei! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gabriela, e que bom que gostou. Leia mesmo, é muito bom e interessante. Beijos =D

      Excluir
  17. Oi, vou admitir que não me interesso muito pelo tema, o mais próximo que eu consigo é assitir Supergirl. Gostei mais da parte 2 por causa das explicações. Não acredito, mas valeu a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Malu.
      Aahh, eu entendo. Supergirl é legal, mas tô atrasado na série kkkk. Mas é isso aí, até não acreditando acho que esse livro é uma boa. Porque na verdade ele não diz se existe ou não. Ele fala mais da visão que as pessoas tem sobre o assunto e como ela foi mudando com o tempo além da influência que isso teve na mídia. E a segunda parte como seria diferente de como nós pensamos, mas tudo isso sem dizer que existe ou não. Kkkk

      Beijos

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.