"Escuridão total sem estrelas" é um livro que reúne quatro contos do mestre Stephen King, onde ele explora o psicológico das pessoas que são submetidas a fortíssimas emoções e se veem sem rumo para buscar uma saída.

O primeiro conto, maior e melhor, o qual também trata essa resenha, chama-se "1922", ano em que se passa o principal acontecimento. Narrado em primeira pessoa, Wilf conta como e por que decidiu assassinar sua mulher. Só não contava e não estava preparado para todos os fatídicos acontecimentos posteriores.


Antes de mais nada, ele deveria convencer o filho de que aquilo era o certo a se fazer. Após conseguir o consentimento do filho, Wilf traça o plano perfeito para matar a esposa. Porém, o que era para acontecer com precisão cirúrgica vira uma tremenda lambança e o fato não foi tão fácil de consumar assim. Além disso, ele teria que ter muita paciência com os bisbilhoteiros, advogados da empresa para a qual sua mulher queria vender as terras herdadas pelo pai, motivo da desavença entre os dois.
"Acredito que exista outro homem dentro de cada homem, um estranho, um Homem Conivente. E acredito que, em março de 1922, [...] o Homem Conivente dentro de Wilfred James já tinha julgado minha esposa e decidido seu destino".
Antes de dar cabo totalmente da mulher, Wilf se depara com cenas bizarras, tortuosas e humilhantes pelas quais a mulher passou, jogada no antigo poço da fazenda. Ratos comem sua carne, uma vaca lhe dá um coice e deforma seu rosto. E essas imagens estarão para sempre na cabeça de Wilf.


"[...] As bochechas de Arlete, que costumavam ser belas e saudáveis, agora pendiam em retalhos. Não pode ser pior do que isso, pensei. Com certeza atingi o ápice do horror".
Quando nosso narrador está de bem com a vida e pensando que tudo vai acabar bem, as reviravoltas começam a acontecer. E é aí que o homem precisa mostrar que tem o psicológico forte para enfrentar todos os problemas que surgem. Wilf e seu filho não têm!!

Essa é de fato uma história que você começa a ler e não quer parar. Stephen King é mestre e mostra como fazer um conto de terror ter uma leitura fluida, sem interrupções e uma narrativa impecável. Dono de uma linguagem que segue uma cadência, única, ele pega na sua mão e te convida a entrar no âmago da história.



O desenrolar da trama é fantástico e você vai torcendo para que tudo acabe bem, porém, como o título do livro sugere, estamos todos às escuras.

O livro já foi lido pela minha pessoa uma vez e fiz a releitura desse conto especialmente para o mês do horror, pois é um conto que pede uma releitura! 



Título: Escuridão total sem estrelas (Full dark no stars)
Autor: Stephen King
Editora: Suma
Páginas: 390
Ano: 2015

9 comentários:

  1. Marcos!
    Bom poder ler um King diferente em certo aspecto.
    Acredito mesmo que seja o melhor livro dele, porque é diferenciado dos outros, embora o 'terror' ainda esteja presente.
    A crítica tem sido maravilhosa em relação a esse livro.
    Gostaria de ler.
    “É prova de inteligência saber ocultar a nossa inteligência.” (François La Rochefoucauld)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Sei bem o tipo de coisa bizarra que o autor consegue criar e nossa, já começa com um troço que deixa a gente "ahh, super normal". Um cara indo matar a mulher e tentando convencer o filho de que é certo? Tá bom.
    E só posso imaginar o que tem nesse conto com essas cenas de rato comendo a mulher, vaca deformando o rosto dela e esse tipo de coisa. Porque se tem um autor que sabe fazer a gente imaginar é esse aí e só posso pensar em tudo mais que a trama reserva.
    Não sei se iria gostar taaaanto assim, mas parece um livro interessante só por esse conto. Fiquei curiosa pra saber como a situação termina e todos os problemas que ele passou com essa ideia doida aí.

    ResponderExcluir
  3. Tenho esse livro e estou ansiosa para ler, fiquei imaginando as coisas bizarras que acontecem com a personagem, pois assisti o filme e deu para visualizar a cena, fico impressionada com a criatividade do autor. A trama parece que foi bem elaborada.

    ResponderExcluir
  4. É um género que não me atrevo a ler, não gosto muito, nem em livros, nem em filmes... :p

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcos! Eu vi o filme esses dias e gostei bastante. Vou arriscar ler o livro também no futuro, pois deve ser mais detalhado algumas cenas e outros detalhes. Gostei da resenha!

    Beijos

    Vivian

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marcos!
    Gosto muito das estórias do King, e com essa não seria diferente. Não li esse conto mais vou assistir o filme 1922 pela Netflix esse final de semana. Espero fazer essa leitura em breve também.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto um resenha sobre esse livro e só li coisas boas. Tenho muita vontade de ler mais livros do King e to achando que esses livros de contos são um jeito de começar.
    A história desse me pareceu bem bizarra (de um jeito bom) e fiquei curiosa para ver o desfecho da história.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marcos!

    Isso prova o seu ponto com o King que você falou na resenha de Último Turno: Você gosta mesmo quando o King faz terror!
    E nesse caso, eu estou no escuro sobre o que de sobrenatural e assustador pode acontecer ao Wiff para fazer ele pagar pela morte da esposa. E deixar essa no poço, passando por tudo aquilo enquanto morria é cruel (Apesar que não consigo entender como uma vaca pode dar um coice num corpo dentro de um poço.) Ele pode não ter o psicológico para matar, mas possui o sangue frio, mas isso não basta para sair impune, até mesmo em um conto de terror.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Minha nossa senhora, fiquei nervosa só lendo essa resenha. Não consigo nem imaginar como essa história vai se desenrolar e nem qual vai ser o final. Não leria, mas mais uma vez é incrível como King consegue criar histórias tão tenebrosas e ao mesmo tempo intrigantes

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.