Pensei se tratar de algo repetido. Mas fui surpreendido!

Jason é um professor universitário que vê sua vida se transformar num verdadeiro caos. Após uma festa em que alguns colegas comemoravam uma grande premiação de um antigo amigo, Jason é sequestrado e posteriormente dopado. Quando acorda, porém, ele se vê cercado de pessoas estranhas que o conhecem muito bem, esperando por respostas de perguntas que nunca lhes foram feitas. Jason não está onde deveria estar.

Quando comecei a ler senti uma certa decepção pensando se tratar de mais do mesmo. Até fiz uma ponte "Matéria Escura" e "Fluam, minhas lágrimas, disse o policial", de Philip K. Dick, onde um homem acordava após uma festa e descobre que não existe mais (tem resenha aqui no ig), mas bastaram algumas páginas para me mostrar que eu estava errado.


"Matéria Escura" é um sci-fi com um enredo muito bem elaborado. O estilo narrativo do autor tem algumas falhas, mas grande parte do conteúdo flui tranquilamente. Não é necessário ser um gênio da Física para entender o conteúdo, uma vez que o autor usa de uma linguagem (e diálogos) simples para nos colocar a par do assunto.

Como ficção científica que elabora um tema tão complexo, o livro estaria bastante sujeito a furos de enredo, mas isso não acontece (até porque, apesar de tudo girar em torno desse assunto, ele fica em segundo plano).

A parte chata fica por conta do tchongo do Jason, que quase transforma o trabalho em um livro da Segunda Geração Romântica Brasileira: "Amo minha mulher e mataria ou morreria por ela". É muito amor!! É como se toda a sua epopeia fosse por causa dela. Mais um pouquinho virava um Helena de Tróia (e olha que ele quase causou uma guerra por causa dessa mulher [literalmente]).


Vi muita gente reclamando do final. Mas, em minha humilde opinião, não foi tão ruim assim. Acho que de acordo com a história e do quão fodido tudo estava, acredito que foi o melhor final a ser escrito.

Ah, sim! Com o desenrolar da história, também conseguimos entender a capa do livro.

Título: Matéria Escura (Dark matter)
Autor: Blake Crouch
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
Ano: 2017

8 comentários:

  1. Gostei da ideia do livro, apesar de no princípio soar como mais do mesmo, é verdade. Mas ele parece ter uma escrita interessante a algo ali que torna a história única, mesmo não sendo um tema tão único assim. Acho que ele fez algo bom ali com essa trama. Pelo que vi gostei. Jason parece aquele personagem que a gente simpatiza fácil e a história dele, a doideira dos mundos e como isso acaba fazendo a gente até pensar na própria vida e nos e se..? é que achei legal. Acho que iria gostar bastante da trama.

    ResponderExcluir
  2. Oie Marcos =)

    Vi esse livro na Saraiva, mas ele não tinha me chamado tanta atenção. Agora lendo sua resenha a premissa da história me pareceu interessante, porém ainda sim não faz muito o meu estilo de narrativa.

    Fico feliz que apesar de alguns detalhes, você curtiu a história.

    Beijos e Feliz Ano Novo ;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library  

    ResponderExcluir
  3. Marcos!
    O que achei fabuloso foi o autor pegar uma ideia que realmente existe no mundo da física, e transformá-la em um livro de ficção, originando os mundos paralelos. Misturou realidade com fantasia o que torna o livro mais crível.
    Sem contar com os questionamentos que o livro levanta, porque deve ser difícil ser tirado de sua vida e família e ir parar em outra dimensão sendo apenas um profissional bem sucedido.
    Curiossa para fazer a leitura.
    Um Novo Ano repleto de realizações!!
    “Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Bom, a impressão que eu tive é que a narrativa flui bem, embora eu não tenha entendido direito do que o livro se trata!

    ResponderExcluir
  5. Oi! Eu não sou de ler ficção científica, mas fiquei curiosa com a história e aonde Jason foi parar. Vou pensar se dou uma oportunidade. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  6. Bem comentado esse livro, tenho curiosidade em ler. Bem misterioso o personagem desaparecer e aparecer em um local desconhecido que não conheço as pessoas, deve ser bem envolvente, fiquei intrigada se vou gostar ou não desse final rs.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marcos!!
    Já conhecia a premissa da história do livro e estou de olho nesse livro já tem um tempinho, e devo ressaltar essa edição é linda!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a história mas achei interessante, gosto de física então talvez fosse gostar também do contexto da história. Fiquei bem curiosa com esse sequestro do personagem e com essas pessoas que apareceram com essas perguntas inusitadas. Não costumo ler o gênero mas fiquei tentada a realizar essa leitura

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.