Olá,
O livro de hoje é sobre um discurso feito pela autora Chimamanda Ngozi Adichie, em uma convenção sobre feminismo. Ela conta que nunca se considerou feminista, até que um amigo a chamou assim. Quando foi pesquisar mais afundo sobre o que era ser feminista, ela viu que muitos estereótipos permeavam o assunto: feminista não se depila, não arruma marido, não é feminina (o que é tudo balela).

Logo depois percebeu que as mulheres foram criadas para ter vergonha do seu corpo (cuidado para não mostrar demais, feche as pernas quando for sentar), que foram criadas para agradarem e se vestirem para os homens, onde o contrário não acontece. Viu também que mulheres foram ensinadas a nunca se exceder (não levante a voz, não beba demais), que não podem se impor profissionalmente (homens tem postura agressiva, mulheres são delicadas), que fomos todos treinados para viver de acordo com a diferença de gênero. Que mulher nunca foi ignorada por um garçom que veio atender à mesa, e não se deu o trabalho de lhe cumprimentar, mas que ao contrário, foi muito simpático com o homem que a acompanhava?

É por isso, e por vários outros trechos que considero esse um livro necessário. Curto, porém, significativo. Rápido e real. Cinco estrelas e favoritado sem dúvida.


Agora vou falar um pouco de um exemplo que me veio à mente enquanto eu escrevia essa resenha: Quando passamos por um prédio em construção, é comum vermos um ou outro homem trabalhando com uma parte do traseiro de fora (o cofrinho). Isso deveria ser inaceitável para ambos os sexos, mas não é assim na prática. Um exemplo é que, às vezes, o próprio trabalhador não se dá ao trabalho de erguer as calças. Claramente pouco se preocupando com o que outras pessoas vão pensar.

Agora vamos pensar que o contrário aconteça, que uma mulher estivesse ali, com um pedaço do traseiro exposto. Essa mulher seria duramente repreendida por seu superior, receberia cantadas de homens que por ventura passassem pelo local, e os mais ousados diriam até que ela está pedindo pelo estupro, se comportando dessa forma.

Acredito que esse também é um exemplo de como homens e mulheres sempre foram criados para serem diferentes (não me refiro a partes do corpo e capacidades físicas), e que essas coisas vão demorar para ser desconstruídas, mas que nunca é tarde demais para começar.

Abraços.

Outras fotos:






Título: Sejamos Todos Feministas
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 24
Ano: 2014

15 comentários:

  1. Oi Silvana,
    Ótima resenha. Eu tenho esse ensaio no Kindle, agora que li No Seu Pescoço e conheci a autora, fiquei louca pra ler outras coisas dela. Muitas histórias citadas ai eu já passei, principalmente o fato de ser agressiva e xingar zzzzzz hahaha

    bjs
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  2. Olá Silvana,

    O livro parece muito bom, gostaria de ler e pela sua resenha acho que muitos devem ler...bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sil!
    Menina, interessante esse seu exemplo. Realmente se formos parar pra pensar, infelizmente é só o que acontece :(
    Esse livro está sempre de graça na Amazon e eu já baixei pra ler.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Natal Literário e ganhe prêmios maravilhosos

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvana,
    Ainda não conhecia, valeu pela dica!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu exemplo e realmente paro para pensar sobre isso e toda injustiça que acontece. Quero conferir esse livro para saber mais este ponto de vista, sua resenha está ótima!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Silvana, antes de tudo: que fotos lindas!
    Eu li esse livro ainda no ano passado, acho. E embora eu tenha gostado dele em muitos aspectos, acho que a autora pecou em alguns pontos. Em algumas partes o feminismo dela me remete a aquelas pessoas que "eu não sou feminista, mas acho que mulheres e homens são iguais", sabe?

    Att.,
    Eduarda Henker
    Queria Estar Lendo

    ResponderExcluir
  7. Amo/Sou apaixonada por este livro, ele é incrível demais e o depoimento dela me tocou muito.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  8. Aparenta ser um livro maravilhoso!
    Ótima sugestão.
    Beijos.
    https://vinteedoisdemaio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser bem legal por esclarecer algumas coisas do que é ser feminista, as injustiças que a mulher tem que aturar, o que a visão machista faz com a gente....achei legal por isso. Dá uma luz e faz você pensar. Tipo esse exemplo que deu, não é verdade? Isso pra um homem não é nada, mas se uma mulher faz é um escândalo...

    ResponderExcluir
  10. Silvana!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser bem legal. Sobre o feminismo, bem acho que todas as mulheres deveriam ser sim feministas, por que é a nossa luta, temos que nos apoiar e nos armar contra o machismo e essa sociedade que mesmo no seculo XXI ainda nos desvaloriza em alguns aspectos! ABSURDO!
    Uma semaninha abençoada na paz do Senhor e FELIZ NATAL!
    “Celebrar o Natal é crer na força do amor, é isto que transforma o homem e o mundo. Feliz Natal!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  11. Livros assim, me cansaria, não teria paciência pra ler. Pra quem gosta do assunto, com certeza é um livro para melhor se aprofundar nele.

    ResponderExcluir
  12. Acho que o livro toca num assunto que tá muito pauta hoje em dia mas que as pessoas infelizmente ainda não entenderam pena que quem mais precisa de um livro desses jamais vai ler :(

    ResponderExcluir
  13. Ri com o cofrinho, embora não seria pra rir pois é a mais pura verdade não somos vistas de igual para igual isso é muito triste, mas ainda bem que estamos lutando por mudanças e esse livro é uma prova disso, ainda não li, mas quero, deve ser bem inspirador e nos deixando refletindo pois com certeza só tem verdades escrito.

    ResponderExcluir
  14. Tenho o ebook desse livro no meu App da Amazon, ainda não li mas está na fila.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  15. Faz tempo que paquero esse livro!!! Precisamos falar do feminismo, incentivar o feminismo e ser feministas, quebrar os tabus e vencer o preconceito. É tão triste ver mulheres desmerecendo o movimento, desdenhando como se os direitos que elas tem hoje não fossem resultados da luta de outras mulheres. Por isso a importância de livros como esses!!!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.