Gasparzinho, é você?

Ao ver a sinopse desse livro eu logo fiquei curioso, achei que fosse algum livro policial, mesmo que em uma época passada. Ele não é isso, mas definitivamente é um suspense e com certeza me surpreendeu.

Mistério em Chalk Hill se passa em 1890, com a jovem alemã Charlotte Pauly deixando seu país natal para ir lecionar na Inglaterra. Charlotte é uma precursora, aquelas mulheres que antigamente davam aulas particulares para crianças e ensinavam os bons modos da época para as garotas, e ela acaba indo ensinar em Chalk Hill, para a pequena Emily. A garotinha tem apenas seu pai já que recentemente perdeu a mãe em um acidente. Caso esse que é terminantemente proibido de se falar na casa, já que Sir Andrew, o pai da garota, proíbe que qualquer um simplesmente cite o nome da falecida esposa em sua casa ou na sua presença.

O problema é que a pequena Emily tem pesadelos constantes com a mãe e, preocupada que isso possa ser um fator prejudicial para a menina, tanto mentalmente como no aprendizado, a jovem Charlotte decide investigar por conta própria o que aconteceu. Só que com o tempo coisas estranhas começam a acontecer ao redor da casa; uma presença misteriosa, a criança que começa a ver a mãe, velhas malucas falando coisas sem sentido e o estado de Emily que as vezes só parece piorar, tendo um comportamento muito estranho em determinado momento.


E é aí que entra a figura de Tom Ashdown, um jornalista, crítico de peças teatrais que trabalha para a SPR (Societ for Psychical Research), uma sociedade que busca investigar de forma mais cientificamente possível se existem fenômenos sobrenaturais. Tom é designado para o caso da jovem Emily quando o pai da garotinha o procura para saber se ela realmente pode conversar com a mãe morta. Assim Tom parte para Chalk Hill e junto com Charlotte eles vão investigar esse caso mais a fundo.

Como eu já citei, essa história me surpreendeu. Simplesmente não conseguia parar de ler, estipulava uma meta de 50 páginas por dia e quando via já tinha lido 100. No último dia li mais de 200 e ninguém me pergunte como, porque, assim como Emily, deve ter sido um caso sobrenatural kkkkk. Tudo bem que as vezes o livro pode parecer um pouco lento para acontecer as coisas, mas sempre algum pequeno mistério vai sendo jogado para o leitor que acaba deixando-o curioso.

É um suspense que brinca muito com o fato da existência de um possível plano espiritual, ou de pessoas que possam falar, prever ou coisas do tipo. Pelo menos a questão principal aqui é de que mesmo as mais céticas das pessoas devem manter a mente aberta para o fato de que talvez existam coisas que não possam ser comprovadas cientificamente. Então existe sempre uma alternância de um lado mais racional e um lado mais espiritual, sendo trabalhado de forma bem elaborada.


Os personagens são todos muito bem trabalhados, até os coadjuvantes, e é fácil se identificar ou com Charlotte, Tom ou Emily, os três mais desenvolvidos. Até a pequena tensão amorosa entre os dois primeiros é trabalhada de forma orgânica, não tendo nada forçado. A ambientação do livro também é muito boa, nota-se uma ótimo conhecimento por parte da escritora em relação à ambientação e costumes da época, tanto que no fim do livro temos algumas imagens atuais de alguns locais famosos de Londres citados no livro.

Então, posso dizer que apesar de talvez algumas partes possam parecer lentas no desenvolvimento para vocês, esse livro vale muito a pena ser lido. E mesmo que vocês descubram no decorrer dele o que provavelmente anda acontecendo em Chalk Hill, eu te digo que ainda assim você se surpreenderá com o final. Para mim é um livro de 4,5 estrelas fácil.

Até a próxima e se você ver algum fantasma, já sabe... Who you gonna call? Ghostbusters



Título: Mistério em Chalk Hill (exemplar cedido pela editora)
Autor: Susanne Goga
Editora: Jangada
Páginas: 424
Ano: 2017

21 comentários:

  1. Oi, Fábio.

    Bom, se a mãe morreu de forma acidental, porque ela iria querer atormentar a filha? Será que ela morreu mesmo? Não que eu esteja duvidando do lado sobrenatural explorado no livro, mas tudo é muito estranho e intrigante... Será que o marido a matou?

    Enfim, já tô formando teorias, aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que existe esposa? Será que a filha foi a responsável? Quem poderá dizer? Só lendo pra saber kkkkkk.

      Rimou e digo que o livro vale a pena. Leia, você pode gostar.

      Excluir
  2. Gostei da resenha Fábio. Não conhecia o livro, mas achei o mote bem interessante. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa.

      É bem interessante sim e me intrigou bastante. Gostei do livro, se puder dê uma conferida.

      Abraço

      Excluir
  3. Oi Fabio! Adoro livros que surpreendem no final, não conhecia o livro, mas curti a premissa!

    BJs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =D

      Pois bem. Esse livro surpreende em um detalhe mesmo que você descubra o final antecipado. Vale a pena a lida.

      Bjs

      Excluir
  4. Fábio, esse livro parece incrível! Fiquei super curiosa com ele!
    Caramba, leu mais de 200 páginas de uma vez? Isso é que é pique! xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu gostei bastante dele. Me surpreendeu.

      Sim, kkkkkkk eu mal consigo ler 100 em um dia. Mas nesse dia foi record kkkkk queria saber logo o final. Pra você ver como me deixou curioso.

      Bjs

      Excluir
  5. Oi, Fábio!
    Nossa, 200 páginas realmente é um caso sobrenatural... ou que o livro é bom mesmo hahahahah
    Eu não botava muita fé no livro, mas depois desse depoimento vou dar uma conferida.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza.

      Verdade, são raros os casos que consigo ler muito em um dia. Esse felizmente foi um deles. Dê uma chance sim, vale a pena.

      Excluir
  6. É muito bom quando um livro surpreende assim. Gostei da ideia da história e já tinha visto umas coisas legais dele. Ver de novo só reforça, parece uma boa trama e que prende bem. Sou uma droga pra ler mais de 100 páginas hoje em dia, mas tem aqueles livros que pegam a gente de jeito e acontece algo sobrenatural pra gente ler tanto xD Entendo.
    Não sou muito ligada em trama sobrenatural, coisa de fantasma, mas achei legal esse livro. Parece muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane.

      Tambem estou assim, raramente leio 100 paginas, imagine 200. Mas esse teve alguma entidade que me ajudou kkkkkk. Acredito que esse você iria gostar. É mais focado no mistério.

      Excluir
  7. Oi, Fábio. Nunca ouvi falar do livro mas definitivamente o enredo me encantou, mas provavelmente não leria porque não gosto desse tipo de gênero, enrolo demais e acabo abandonando.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriã.

      Se o enredo lhe encantou digo pra tentar conseguir ele em Ebook. Quem sabe assim não rola e você não abandona? Espero que dê uma chance.

      Bjs

      Excluir
  8. Fábio!
    Gosto muito também dos livros históricos, porque geralmente são bem ambientados e trazem um carga dos fatos acontecidos na época.
    Aqui me parece que ainda colocaram um pouco de mistério, trazendo grande suspense ao livro e gostaria de poder ler.
    E claro, um fantasma...
    Novo Ano repleto de realizações!!
    “Meta para o Ano Novo? Ser feliz!” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudynalva.

      Sim, esse livro é muito bem ambientado e o mistério é bem legal. Me lembra muito algo como O Cão dos Barskeville

      Excluir
  9. Valeu a pena esperar a resenha meu amigo! Eu já tinha colocado na minha lista de leitura desse a primeira vez que você falou sobre ele comigo. Será que da pra desvendar mesmo o mistério antes de terminar de ler? Sou bem ruim nisso. Hahahahahaha
    Vou programar, pois acho que vou gostar da leitura!!!
    Abraços!!

    Day @lendo1bomlivro :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Day.

      Olha acho que dá. Kkkk. Mas mesmo você descobrindo ainda assim vai ser bom.

      Coloque mesmo na lista kkkk
      Abraço

      Excluir
  10. Parece ser um livro muito bom, fiquei curiosa em conhecer, adoro esses acontecimentos sobrenaturais. Ainda mais com personagens e trama bem elaborados que deixa a leitura envolvente e só conseguimos para depois que o mistério é revelado.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Fábio!!
    Nossa que livro mais misterioso, gostei da ideia do autor mexer com o plano espiritual fiquei até me perguntando se a mãe da menina não quer dar alguma mensagem para filha ou qualquer coisa do gênero. Também adorei a música no final!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Nossa, Deus me livre kkkkkk passo reto desse ai viu? Mas com certeza um livrão pra quem gosta do gênero, suspense e mistério na medida certa e até uma pitada de romance. Fiquei bem intrigada com a Emilly mas vou ficar na curiosidade mesmo rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.