Perfeito com seus defeitos!!
Um trabalho reunindo diversos contos de Edgar Allan Poe não poderia resultar em outra coisa a não ser excelência!

O trabalho da editora Dark Side consistiu em reunir e separar (que paradoxo!) os contos de acordo com suas temáticas. Dessa forma, temos cinco blocos de três contos de temas semelhantes. É como um hospital, onde, em cada quarto cheio de dor e sofrimento, ficam os pacientes com a mesma doença. Coincidência?

Todos os contos são narrados em primeira pessoa, carregados de angústia e sentimentos funestos.


Poe é um artista e é perceptível a delicadeza com a qual ele trabalha suas narrativas. A linguagem, a velocidade, a escolha das palavras é uma coisa simplesmente fantástica! Ele descreve os sentimentos de uma forma tão minuciosa que é capaz de te fazer acreditar que o que ele narra possivelmente tenha acontecido a ele próprio. Eu, particularmente, acho improvável que tudo aquilo tenha brotado de sua imaginação. Edgar Allan Poe tem cara de um ser humano perturbado rsrs e acredito que sua genialidade venha dessa perturbação.

Os melhores blocos de contos são "Narradores homicidas", onde os contadores da história assumem ter assassinado alguém, sendo, dos três, "O gato preto" o melhor deles; e "Mulheres etéreas", bloco onde cada conto retrata a angústia do narrador frente à morte da mulher amada. Dos três, "Berenice" é o melhor.

Ainda destaco "O escaravelho de ouro" do bloco "Ímpeto aventureiro", conto no qual um amigo do narrador desvenda um enigma para encontrar um tesouro pirata.

Quote:
"Nemo me impune lacessit", p.100.


Poe tem uma forma diferente de trabalhar seus contos. Ao contrário de todos os escritores que pegam na mão do leitor e juntos eles vão desvendando os mistérios, Poe te conta uma história que a princípio parece sem pé nem cabeça, que o personagem é completamente louco, e só depois o próprio personagem explica como ele chegou a tal conclusão. Isso tem nos contos do bloco "Detetive Dupin", que na minha opinião foi o mais cansativo. Um deles é bem longo e, por se tratar de uma história real reinventada, o detetive descreve minuciosamente como solucionou o caso.

Calma que ainda não acabou. Ao final de tudo, ainda temos três versões de "O corvo". A versão original em inglês, a traduzida pelo Gran Master Fucking Machado de Assis, e a versão de Fernando Pessoa. As traduções divergem um pouco no início, Machado mostra como tratar a língua portuguesa com perfeição e nos dá uma aula de poder e influência do bom trato da mesma. Pessoa não deixa por menos, mas sua linguagem, mesmo bem desenvolvida, parece-me mais acessível a ponto de melhor entendermos o poema.

Enfim! Se você ainda não leu, sinto te informar que está deixando passar um dos melhores livros da vida. Caso tenha, mas ainda não leu, está perdendo tempo.

Se você já leu, precisamos falar sobre Poe!!

Outras fotos:




Título: Edgar Allan Poe
Editora: DarkSide
Páginas: 384
Ano: 2017

34 comentários:

  1. Olá, Marcos! Dark Side arrasa em suas edições! Apesar de ter apenas um livro publicado pela editora em minha estante, sou, como muitos, uma apreciadora de suas publicações. Poe é o rei do gótico, digamos assim. Meu primeiro contato com sua escrito foi por intermédia da faculdade que curso, lendo seus contos. Espero um dia dedicar-me mais as suas obras tão bem vistas. Abraço!

    Blog Enquanto Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jéssica!! Como eu costumo dizer, a Dark Side faz trabalhos gráficos lindos, mas os livros são bem ruins!! Além dos erros de português!
      Eu tive pouco contato com Poe na faculdade, mas nunca deixei de lê-lo depois que o conheci!!

      Excluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de ler nada sobre ele (infelizmente), mas esse livro está na lista, sem sombra de dúvida!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Realmente tenho lido muitos elogios a respeito dessa obra, a forma como o autor consegue expressar de maneira clara e objetiva os sentimentos e emoções dos personagens dentro dos contos, por essa razão acredito que para os fans dos gênero esta tenha sido uma ótima indicação literária. Até pelo fato de que além do conteúdo incrível onde o autor nos leva a desvendar juntamente com o desenrolar da trama esses mistérios, a edição dessa editora esta totalmente impecável. Mas, por enquanto não senti interesse em ler esta obra.

    Venha participar do Top Comentarista e concorra o livro "O Maravilhoso Bistrô Francês": http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena, Lana! O trabalho está impecável!!

      Excluir
  4. Oi Marcos! Eu adoro muito os contos de Poe. Acho que ele tem uma sutileza incrível e deixa você preso em uma história, como você mesmo disse, sem pé nem cabeça onde você fica esperando pelo final. Já li muitos contos e poemas dele, tento ler sempre na versão original, pois na tradução se perde muito. Achei linda essa edição, adoro os livros da Dark Side, são sempre edições maravilhosas.
    Beijos!
    Nerd Fox

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Annie! Poe e incrível mesmo. Mas quanto às Dark Side, eu concordo que os livros são lindos, mas a qualidade das histórias deixa a desejar um pouco!!

      Excluir
  5. Menino ! Já preciso desse livro !

    Acredita que nunca li nada dele ?

    Preciso ! :D

    Valeu pela dica !

    Beijo.

    | O Blog Que Não é Blog |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Cores das Amigas - Instagram |

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos!
    Li esse livro ano passado, quando fiz um mês temático de horror em outubro (muito original, né), e amei! Minha parte preferida foi a primeira, Espectro da Morte; e meu conto preferido foi O Poço e o Pêndulo.
    Ouvi boatos de que a Darkside vai lançar o segundo volume de Medo Clássico do Poe, tomara que seja verdade!
    Beijos!

    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha!! Todos fazer-nos mês temático, Michelly kkkkkkk. De fato a primeira parte é a melhor mesmo!! E se sair um segundo volume, estamos aí pra ler rsrs

      Excluir
  7. Nossa não conhecia, que livro diferente.
    Beijos

    https://glamour-02.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Sempre quis ler alguma história de Edgar Allan Poe e depois de ler esse seu post deu mais vontade ainda. Ele parece ser uma pessoa bem perturbada e as histórias também? Mas parece mesmo assim ser algo intrigante.
    Tem algum filme com alguma história que ele escreveu?

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marcos!
    Eu acho o trabalho da Darkside incrível! O produto final deles é sempre muito bem feito e cheio de detalhes legais, né? Sou apaixonada, apesar de não conseguir ler livros de terror haha Os que tenho deles, acaba fugindo um pouco desse gênero.
    Eu sempre quis ler alguma coisa de Poe, mas tenho um pouco de medo haha Então fico sem ler, apesar de ficar aqui cheia de vontade!!!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari!! Eu, particularmente, não gosto da Dark Side. Acho inconcebível uma editora com tantos erros de português e a maioria dos livros são bem ruins!! Há muito tempo não compro nada deles. Adquiri esse porque sei da perfeição que é Poe!
      Mas, enfim. Eu daria uma chance para o livro! Poe não é terror. E bem mais voltado para o suspense. Além disso, nem todos os contos desse livro são nessa pegada.

      Excluir
  10. Aqui em Portugal também foi lançada há pouco tempo uma edição com uma compilação de contos, uma edição bem especial com ilustrações e com um ar meio dark. :)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  11. Oi, Marcos!

    Caramba, que demais!! Já tinha visto essa capa e imaginado que era sensacional por ser de capa dura, mas ainda não tinha conferido a edição, e mais uma vez a DarkSide está de parabéns. Trabalho espetacular!! E adorei sua analogia quanto ao hospital e as doenças dos pacientes haahaha parece isso mesmo. Agora quero mais ainda ter a obra em mãos!

    xx Carol
    Estou promovendo um Booktour do meu livro chamado O Poder da Vingança, vem se inscrever pra participar!
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho muita curiosidade de ler os contos do Poe, nunca li mas parecem ótimos.. e essa edição, nem tem o que falar, está maravilhosa!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ahh ainda não tive a chance de ler nada dele mas acho que eu gostaria bastante, viu! ;)

    beijos!

    http://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Que edição mais linda. Fiquei encatanda.
    Ainda não li nada da editora, meu status financeiro de desempregada não permite haha, mas ctz que esse vai pra lista. Tem vários contos do autor que quero conhecer.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  15. Marcos!
    Acredito que estamos blindados em relação as sensações de medo e terror, devido aos acontecimentos reais em nosso país, por isso não sentimos mais profundamente o 'medo' traduzido por Poe, já que foi escrito no século XIX, onde tudo era motivo de constrangimento e sensação de terror.
    “Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais e sim na tua própria.” (Código Samurai)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  16. Olá Marcos,

    Não li nada do autor ainda, mas tenho muita curiosidade, e realmente as edições da DarkSide são ótimas...abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. A Darkside faz um trabalho estético maravilhoso, são livros que mesmo que não forem tão bons valem a pena ter na estante.
    Quanto ao conteudo, fiquei muito curiosa pra ler, sempre tive vontade de ler alguma coisa do autor mas nunca tive oportunidade. Já vi alguns filmes sobre ele e acho tudo que o cerca muito fascinante minha vontade de ler só aumentou.

    ResponderExcluir
  18. Autor bem comentado, comecei a ler esse livro, mas ainda estou no comecinho e muito curiosa para ler os contos e conhecer esse autor, principalmente o conto do gato preto que é muito bem comentado espero gostar dele e dos outros, mesmo esse que é cansativo devido aos detalhes. Adorei essa edição muito linda.

    ResponderExcluir
  19. Edgar Alan Poe é um dos autores com os quais primeiro tive contato dentro do gênero terror, e confesso que até hoje é um dos meus preferidos. Achei muito interessante a proposta da editora de separar os contos em blocos de temas semelhantes, mas acredito que tenha sido um trabalho bastante difícil, visto que as obras do autor não tem sempre um tema definido, misturando assuntos e abordagens até mesmo dentro de uma mesma história. Acho o máximo também as três versões do poema mais famoso do autor, dando ao leitor a chance de comparar as traduções e perceber as diferenças sutis entre elas. As edições da Darkside são sempre maravilhosas!

    ResponderExcluir
  20. Olá, Marcos!

    Eu recentemente li "O gato preto", mas não pela coletânea da Darkside, mas mesmo assim, concordo com você que é um conto perturbador. Ao ler, você não consegue entender o porque do narrador virar uma pessoa tão má após encontrar o gato preto. Se é de causa sobrenatural ou uma psicose, nunca teremos uma conclusão definitiva, mas a passagem do gato o transformou e ele fez as maiores atrocidades para se livrar do gato, mas isso o fez maltratar e matar o que ele mais amava.
    Espero que os outros contos de Edgar tragam o mesmo nível de perturbação e reflexão sobre o bem e o mal.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  21. Eu nem sei mais o que fazer da minha vida. A Companhia das Letras relançou "Histórias Extraordinárias" com uma capa lindíssima, a Darkside lança "Medo Clássico" com essa edição mais "dark" maravilhosa, eu já tenho "Contos de Imaginação e Mistérios" do mesmo autor (o querido Poe), mas ainda sim quero comprar todas as outras edições novas hahaha. Vou acabar pobre e cheia de edições de Poe na estante hahahaha.
    Linda postagem!
    Beijinhos <3

    Toca da Lebre

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Eu acho esse livro Uma coisa maravilhosa eu quero muito ter essa edição maravilhosa para colocar na Minha estante mas ainda está na minha lista de desejados concordo com você o Edgar Allan Poe é simplesmente um Gene da escrita e é impressionante como cada palavra nos poemas dele faz toda diferença e é bom que o poema o corvo tem duas traduções de dois autores diferentes o do Fernando Pessoa melhor para mim porque eu acho que conseguiria entender mais com a escrita dele do que com a do Machado

    ResponderExcluir
  24. Esse livro é simplesmente demais!! Eu não conhecia os contos do Poe e ao ler esse livro, pude conhecer os melhores dele!! A escrita e o enredo dos contos é bem sombria, coisa que adoro!! Nao6 vejo a hora de sair o volume 2!!

    ResponderExcluir
  25. AAAAAAAA eu juro que preciso desse livro e de todos os livros da Darkside. Edgar Allan Poe é mestre ❤️

    ResponderExcluir
  26. Sempre fico abismada com o trabalho dessa editora, nunca vi tamanha perfeição. Sobre o livro, uma ideia genial, creio que pra quem é fã do autor com certeza é um item que não pode faltar na coleção. Incrível as histórias que ele cria, mesmo não tendo coragem nem de chegar perto kkk não da pra negar que ele era um artista mesmo

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.