Hello, meus queridos! Tudo bem com vocês? 

Antes de darmos início à primeira publicação da coluna “Face to Face”, gostaria de aproveitar o espaço para parabenizar aqui uma pessoa que completa mais um ano de vida, hoje, dia 08/05. Uma pessoa querida, simpática, trabalhadora, esforçada, inteligente, engraçada, contagiante, que tem um ótimo gosto literário e muito, mas muito humilde!! 

Eu mesmo! 

Obrigado! De nada! 
***** 
Sobre a nova coluna: "Face to Face" visa colocar, como o nome sugere, cara a cara um só autor! Como assim? Isso é possível? Rsrs é, sim!!
A ideia é mostrar diferentes gêneros literários de um mesmo autor. Na coluna de estreia, falaremos um pouquinho sobre Rick Riordan. Um autor claramente capaz de sair da fantasia das mitologias e se embrenhar na literatura adulta.
Dá uma olhada!! 😉 

Você com certeza já ouviu falar do Cabeça de Alga mais querido da mitologia grega, não é? Se você não conhece, já passou da hora de conhecer Percy Jackson! 

Percy Jackson é um personagem criado pelo escritor Rick Riordan, professor em São Francisco, nos Estados Unidos, onde leciona em escolas as disciplinas de Inglês e História. A série Percy Jackson conta com dez livros. Os cinco primeiros “Percy Jackson e os Olimpianos” é narrado em primeira pessoa; é o ponto de vista do garoto narrando as aventuras pelas quais passou ao se deparar com a notícia que era filho de um deus grego; a saber, Poseidon. 

A segunda série é chamada de “Os heróis do Olimpo”. Essa série é narrada em terceira pessoa, pois é ancorada em diversos pontos de vista. Além disso, nossos queridos personagens descobrem que não estão sozinhos. Conhecerão novos amigos, também filhos de deuses, os mesmos os quais cultuam, mas com suas denominações romanas. Como o próprio nome sugere, a aventura agora será para salvar o Olimpo. 


Além da série “Percy Jackson e os Olimpianos” e “Os heróis do Olimpo”, Riordan aventurou-se no mundo Egípcio com “As Crônicas dos Kane”. Aqui, faraós e deuses egípcios entrarão em contato conosco, mostrando um mundo repleto de magia e intensas batalhas. Essa série é menor, contando apenas com três livros. 

Depois disso, Rick Riordan apostou suas fichas no cenário nórdico, com a série “Magnus Chase e os deuses de Asgard”. Não precisa nem falar quem são os deuses dessa série, né? É um cenário tão quanto cheio de magia como os anteriormente criados. Magnus Chase descobre que os vikings são reais. Os deuses de Asgard são reais. E junto com sua turma, terão que lutar contra enormes trolls e evitar o Ragnarok. 

Ainda mantendo-se na área mitológica, Rick Riordan lança a série “As provações de Apolo”. Aqui, o nosso herói é o próprio deus. Expulso da morada dos deuses pelo próprio pai, ele só será aceito novamente quando mostrar-se digno de readquirir suas qualidades de deus. Enquanto isso, ele ficará exilado na Terra, em busca de suas provações para mostrar ao pai que é digno. Ainda nessa série, nós temos um crossover com o Percy Jackson, que faz algumas aparições, mas não passa de um coadjuvante. 



***** 

O que pouca gente sabe é que Rick Riordan nem sempre foi um escritor que cativou o público da literatura infanto-juvenil. No ano de 2011 o nosso querido escritor das mitologias lançou o romance “Tequila Vermelha”. Bom... pelo nome já podemos auferir que se trata de uma literatura adulta, não é mesmo? 

As páginas de Tequila Vermelha nos apresentam Tres Navarre, “um ávido bebedor de tequila, mestre de Tai Chi, detetive particular sem licença e com uma queda por problemas do tamanho do Texas”. O romance em si é tecnicamente policial. Navarre some de San Antonio após o assassinato do pai. Voltando dez anos depois, ele busca por respostas. Quanto mais fundo vão suas pesquisas, mais coisas complicadas ele encontra: envolvimento com a máfia, suborno em empreiteiras e astutos jogos políticos. 

Com um vocabulário mais adulto, alguns palavrões e até uma receita de como fazer uma Margarita perfeita, Riordan mostra que é capaz de fugir da esfera mitológica e deixar sua zona de conforto. 


A série ainda conta com a continuação “A dança do viúvo”, que este que vos escreve confessa ainda não ter lido. 

Além disso, Riordan também tem um livro chamado Cold Springs (título não traduzido na versão em português). O cenário, assim como Tequila Vermelha, se passa no Texas, e o conteúdo também trata de uma trama policial. 

Chadwick, dez anos atrás, teve a filha assassinada. Percebendo que a filha de um grande amigo segue pelo mesmo caminho sombrio pelo qual a própria filha seguiu, ele decide ajudá-la. Mallory Zedman é procurada e acusada de cometer um assassinato brutal. A fim de salvá-la, Chadwick corre para descobrir as verdades sobre o assassinato. Fazendo isso, ele será obrigado a retornar a um passado assombroso, “revisitar as traições, as promessas quebradas e as violentas paixões que, no passado, colocaram seu mundo para baixo”. 


Isso não é um TCC, mas podemos concluir que Rick Riordan é um grande escritor. Eu tive o prazer de lê-lo desde o início, acompanhar sua evolução e a mudança para outros cenários. 

A título de informação, as séries mitológicas são publicadas pela Editora Intrínseca, enquanto as adultas, pelo Grupo Editorial Record. 

15 comentários:

  1. Oi, Marcos.

    Feliz aniversário repleto e recheado de muitos livrinhos! 🎂 🎉

    Não sabia que o Rick Riordan tinha se aventurado em outros gêneros não habituais dele, como o romance policial.

    Não conheço a escrita dele, mas acho que ele acabou se aperfeiçoando mais na fantasia.

    ResponderExcluir
  2. Marcos!
    Parabéns e muita felicidade em sua vida! Esepro que tenha ganho muuuuuuuuuitos livros.
    Quanto a nova coluna, adorei!
    Podemos ficar conhecendo outras obras de um autor e os estilos que escreve.
    No caso do Rick, já sabia que além dos livros voltados para as mitologias, ele tinha escrito outros sem grande sucesso.
    Parabéns pela análise e pela novidade!
    Desejo uma ótima semana!
    “Um homem pode ser destruído, mas não derrotado.” (Ernest Hemingway)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA MAIO – 4 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos,
    Ah, parabéns!! Acho que todos os leitores do blog deveriam receber um pedaço de bolo!
    Conheço Percy Jackson sim, mas nunca tive a oportunidade de ler os livros, fico imaginando, gostei tanto das adaptações mesmo com os comentários negativos, os livros então para mim serão mais que incríveis.
    Não sabia que o autor se aventurava em outros gêneros, mas acho isso ótimo, conhecer todas as faces dele, "Tequila Vermelha" desperta curiosidade, principalmente sabendo que o autor conseguiu modificar sua escrita e passar um conteúdo mais adulto!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Parabéns atrasado Marcos! Desejo muitos anos de vida repletos de leituras maravilhosas.
    Adorei a proposta dessa nova coluna, e como estreia, um autor aclamado pelos leitores vorazes da mitologia, o Rick Riordan.
    Confesso que só li um livro do autor até hoje: A pirâmide vermelha. Comecei a ler o primeiro livro da série Percy Jackson e os Olimpianos uma vez, mas tive que deixar a leitura de lado devido às provas da faculdade, e acabei nunca retornando. Agora sinto que o momento para ler já passou haha
    Mas tenho curiosidade de ler a série Magnus Chase e os deuses de Asgard, pois desconfio que vou adorar os personagens ;)
    Não fazia ideia de que o autor já se aventurou em outros gêneros literários, quem sabe leio Tequila Vermelha, pois romance policial é um dos gêneros que mais adoro ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos!
    Eu não li os livros policiais do Riordan, mas tentei Tequila Vermelha. Comigo não rolou. Eu prefiro mais a escrita dele na fantasia e na mitologia com Percy Jackson. Tem um carinho enorme por essa saga e quero sempre ler e mais sobre ela <3

    Abraços
    David
    http://territoriogeeknerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcos, parabéns, muitos anos de vida! Eu adoro o tio Riordan, não li todos os livros dele, mas gosto bastante da série do Percy Jackson e de A pirâmide vermelha, que pouco falam, mas é um livro ótimo tb!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Oie Marcos =)

    Parabéns! Muitos e muitos anos de vida para você!
    Vou confessar que não sou muito fã do Rick Riordan. Já li algumas obras dele, mas nada que realmente me prendesse atenção.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  8. Marcos, parabéns, que sua vida continue sempre iluminada por ótimas leituras. Gostei demais da ideia da coluna, principalmente porque nos dá a oportunidade de conhecer autores por ângulos diferentes do que estamos acostumados, pelo menos foi assim comigo dessa vez. Eu não conhecia esses livros do Riordan fora do universo da mitologia. Também não conhecia a série “Magnus Chase e os deuses de Asgard” e como adoro os nórdicos, já fiquei empolgado em ler. Vou ficar de olho no próximo post da coluna. Felicidades.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Marcos!

    Parabéns, mesmo com um dia de atraso! Conheço por alto a duologia Tequila Vermelha, então já sabia desse lado adulto de Rick Riordan. Mas Cold Springs é nova para mim e parece ter aquele toque de Twin Peaks (sem o paranormal e o surreal) junto com um toque de thriller.
    Isso mostra que mesmo que o público ligue-o a um único gênero, se pode ousar e fazer outros livros, sem ter medo do que possam pensar.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Marcos.
    Parabéns atrasado. Gostei muito dessa coluna ainda mais por ser com um autor que amo. Li as duas séries do Percy e As Crônicas do Kane dele e amei todos os livros. Preciso ler as outras séries mitológicas. Já Tequila Vermelha não gostei tanto assim.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Parabéns!!(Super atrasado, haha). Adorei a ideia da nova coluna, principalmente porque há vários autores que são conhecidos por livros de determinados gêneros, porém também já publicaram livros bons com outras temáticas! Do Rick, li apenas um livro da série Percy Jackson, porém me interessei bastante por "Tequila Vermelha" e "Cold Springs"(por serem livros policiais, gênero que me agrada muito!).

    ResponderExcluir
  12. Ha ha parabéns!! Gosto dos livros do Rick Riordan e claro ele vem melhorando bastante em sua escrita!!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns!
    Gosto muito dos livros do Rick Riordan, ainda não li nenhum para público adulto mas tenho bastante curiosidade e está na minha lista!

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada do autor, embora os comentários quase unanimes seja de que seus livros são leitura obrigatória, principalmente pra quem está iniciando nessa "vida sem volta" da literatura. Dizem as boas linguas que a série do Percy Jackson é superior ao HP, será mesmo?? Bom só conferindo na efetiva essa série. Bom saber que sua escrita melhorou e que ele desbrava novos mundos e linguagem, nós leitores, ganhamos com isso.

    ResponderExcluir
  15. Olá, Marcos! ♡ Adorei o post, acho fascinante que muitos autores consigam escrever dentro de vários gêneros diferentes e sem nunca perder a qualidade.
    Sou suspeita em falar do Rick Riordan, já que sou apaixonada por sua escrita e foi graças a Percy Jackson que me tornei a leitora que sou hoje rsrs ♡ Acho incrível o dom que ele têm para escrever sobre mitologia, queria eu ter essa criatividade toda rsrs ♡
    Confesso que ainda não li nenhum de seus romances policias, mas estou curiosa demais para ver esse outro lado do autor ♡
    Beijos!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.