SINOPSE: Washington Olivetto é um dos maiores publicitários brasileiros, criador de algumas das mais marcantes, emocionantes e divertidas campanhas da propaganda nacional.
Neste livro ele conta algumas histórias que ajudam a compreender como o grande publicitário criou o seu melhor personagem: ele próprio.
Washington Olivetto é o publicitário que não quis ser apenas um grande publicitário. Resolveu ser um homem de negócios que se transformou num pop star.
Ganhou o primeiro Leão de Ouro do Brasil em Cannes, conquistou todos os prêmios da publicidade mundial, entrou para o Guinness Book of Records , inspirou personagem de novela, virou letra de músicas de sucesso, nome de pratos em restaurantes famosos, selo do correio do seu país, vice-presidente do seu time de futebol, cidadão carioca sendo paulista, commendatore italiano sendo brasileiro.
Washington Olivetto está no Lifetime Achievement do Clio e foi o primeiro não anglo-saxão a entrar para o Hall of Fame do One Club de Nova York.
RESENHA: Quando recebi a proposta de resenhar esse livro, fui direto ao ponto: quero muito! Primeiro: sendo publicitário, eu não deixaria passar essa oportunidade, de qualquer forma eu teria esse livro; segundo: Washington Olivetto é o mestre em propaganda e um dos maiores nomes no mercado publicitário. Suas criações ditam tendências, sua vida e trajetória rendem infindáveis matérias na mídia e a figura de WO se tornou referência quando o assunto é publicidade.
Sua biografia reforça tudo isso. Fatos, conteúdo e o mais importante, publicidade! Ele por ele mesmo, se vende com facilidade e nos entrega um material, quase, completo sobre sua vida e trabalho. Para não prolongar e dizer além, ressalto, WO conta suas campanhas mais emblemáticas e todas as suas experiências profissionais, além de expor com detalhes os traços de sua personalidade, que muitas vezes refletem em seu trabalho.
Preparem-se para ver os bastidores de campanhas que embalaram nossa infância e adolescência, como Guaraná Taí, Bombril, Folha de São Paulo, Rider e tantas outras.
Apesar desses pontos interessantes, o ego inflado e as insanas doses de auto bajulação me incomodaram. Eu vestia uma ideia muito maior de WO, e não de um homem, que apesar da classe e sutileza, que precisasse tanto alimentar seu ego. Porém, convenhamos, ele pode.
Vale ressaltar que esse livro não é para todos os públicos, ele trata de um assunto específico direcionado a um grupo ainda mais seleto. O leitor comum pode encontrar barreiras nas ideias apresentadas e nos assuntos abordados, mas isso não diminui o valor dessa autobiografia e de certa forma você, caro leitor, já se deparou com pelo menos uma campanha criada por essa figura importante.
Ah, sucessos são sempre acompanhados de infinitos fracassos e WO mostra com perfeição e sabedoria como alcançou patamares inimagináveis escalando suas próprias derrotas no campo de batalha publicitário. Esse é o ponto que mais me cativou. Me mostrou a importância da competência e a necessidade dos fracassos. Nada funciona se não houver dedicação e persistência.
Direto de Washington diz muito sobre Olivetto sem falar nada sobre a pessoa Washington.
Ressalto e recomendo esse livro para estudantes de Publicidade e Propaganda que se imaginam revolucionando o mercado publicitário. Em Direto de Washington vocês irão se deparar com a era de ouro da publicidade brasileira.
Obrigado Estação Brasil pela cortesia, esse livro é um dos mais importantes do meu acervo.
Título: Direto de Washington (exemplar cedido pela editora)
Autor: Olivetto Washington
Editora: Arqueiro (Estação Brasil)
Páginas: 400
Ano: 2018
Oi Paulo, tudo bem? Nunca estudei publicidade mas sempre achei a carreira do Washington bem interessante, mas vi uma apresentação dele uma vez e achei ele super arrogante. De qualquer forma me parece uma boa leitura!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Olá Paulo,
ResponderExcluirEsse livro esta na minha lista de espera de leituras, minha esposa começou a ler e está gostando, bom saber que gostou também....abraço.
http://devoradordeletras.blogspot.com/
Oi Paulo,
ResponderExcluirNão conhecia o livro, apesar de não ser algo que me atrai muito, gostei de conhecer mais sobre a biografia.
Ótima dica para quem é da área.
Bjs e um bom fim de semana!
Diário dos Livros
Siga o Instagram
Não conhecia o livro, mas gostei por ser uma biografia.
ResponderExcluirWashington Olivetto é o publicitário incrível.
Bjus!
galerafashion.com
Paulo!
ResponderExcluirSempre fui admirado do Oliveto, tanto por seu trabalho, como por sua própria história de vida e poder ler uma biografia dele, mesmo que voltada para um público específico, deve ser um privilégio e grande aprendizado.
Desejo uma semana plena de luz e paz!
“O homem está sempre disposto a negar tudo aquilo que não compreende.” (Blaise Pascal)
cheirinhos
Rudy
TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!
O umbigo dele continua sendo o centro do universo?
ResponderExcluirOi Paulo,
ResponderExcluirMesmo não sendo da área de publicidade, claro que acho o livro mais do que interessante, sem dúvidas Washington é um homem inteligente, e que soube usar os artifícios certos para criar e exaltar seu nome.
Não gosto de ler autobiografias exatamente por conta desse alto ego que muitos livros do gênero trazem, e sim, incomodam. Fora isso, é uma leitura bem diferente.
Beijos
Oi! Eu sempre achei muito bacana publicidade e propaganda, e peguei um pouco da era de ouro destes setores, tendo crescido nas décadas de 80 e 90.. Sempre li e ouvi muito sobre W.O. e sempre tive a impressão dele ser uma grande personalidade. Não sou uma leitora de biografias, autobiografias então, acho que nunca li, e sabendo que ele tem esse ego inflado assim, provavelmente eu ficaria estressada com a leitura. Mas agradeço muito a dica!
ResponderExcluirBjoxx
Sou apaixonada por publicidade, acho mágico como as idéias são boladas as jogadas de marketing tudo é muito encantador. Creio que esse livro é maravilhoso, só o currículo dele já é admirável quem dirá saber um pouco mais sobre sua vida pessoas e profissional.
ResponderExcluir