SINOPSE: Washington Olivetto é um dos maiores publicitários brasileiros, criador de algumas das mais marcantes, emocionantes e divertidas campanhas da propaganda nacional.

Neste livro ele conta algumas histórias que ajudam a compreender como o grande publicitário criou o seu melhor personagem: ele próprio.

Washington Olivetto é o publicitário que não quis ser apenas um grande publicitário. Resolveu ser um homem de negócios que se transformou num pop star.

Ganhou o primeiro Leão de Ouro do Brasil em Cannes, conquistou todos os prêmios da publicidade mundial, entrou para o Guinness Book of Records , inspirou personagem de novela, virou letra de músicas de sucesso, nome de pratos em restaurantes famosos, selo do correio do seu país, vice-presidente do seu time de futebol, cidadão carioca sendo paulista, commendatore italiano sendo brasileiro.

Washington Olivetto está no Lifetime Achievement do Clio e foi o primeiro não anglo-saxão a entrar para o Hall of Fame do One Club de Nova York.


RESENHA: Quando recebi a proposta de resenhar esse livro, fui direto ao ponto: quero muito! Primeiro: sendo publicitário, eu não deixaria passar essa oportunidade, de qualquer forma eu teria esse livro; segundo: Washington Olivetto é o mestre em propaganda e um dos maiores nomes no mercado publicitário. Suas criações ditam tendências, sua vida e trajetória rendem infindáveis matérias na mídia e a figura de WO se tornou referência quando o assunto é publicidade.

Sua biografia reforça tudo isso. Fatos, conteúdo e o mais importante, publicidade! Ele por ele mesmo, se vende com facilidade e nos entrega um material, quase, completo sobre sua vida e trabalho. Para não prolongar e dizer além, ressalto, WO conta suas campanhas mais emblemáticas e todas as suas experiências profissionais, além de expor com detalhes os traços de sua personalidade, que muitas vezes refletem em seu trabalho.

Preparem-se para ver os bastidores de campanhas que embalaram nossa infância e adolescência, como Guaraná Taí, Bombril, Folha de São Paulo, Rider e tantas outras. 

Apesar desses pontos interessantes, o ego inflado e as insanas doses de auto bajulação me incomodaram. Eu vestia uma ideia muito maior de WO, e não de um homem, que apesar da classe e sutileza, que precisasse tanto alimentar seu ego. Porém, convenhamos, ele pode.


Vale ressaltar que esse livro não é para todos os públicos, ele trata de um assunto específico direcionado a um grupo ainda mais seleto. O leitor comum pode encontrar barreiras nas ideias apresentadas e nos assuntos abordados, mas isso não diminui o valor dessa autobiografia e de certa forma você, caro leitor, já se deparou com pelo menos uma campanha criada por essa figura importante.

Ah, sucessos são sempre acompanhados de infinitos fracassos e WO mostra com perfeição e sabedoria como alcançou patamares inimagináveis escalando suas próprias derrotas no campo de batalha publicitário. Esse é o ponto que mais me cativou. Me mostrou a importância da competência e a necessidade dos fracassos. Nada funciona se não houver dedicação e persistência.

Direto de Washington diz muito sobre Olivetto sem falar nada sobre a pessoa Washington. 

Ressalto e recomendo esse livro para estudantes de Publicidade e Propaganda que se imaginam revolucionando o mercado publicitário. Em Direto de Washington vocês irão se deparar com a era de ouro da publicidade brasileira.

Obrigado Estação Brasil pela cortesia, esse livro é um dos mais importantes do meu acervo.


Título: Direto de Washington (exemplar cedido pela editora)
Autor: Olivetto Washington 
Editora: Arqueiro (Estação Brasil)
Páginas: 400
Ano: 2018

9 comentários:

  1. Oi Paulo, tudo bem? Nunca estudei publicidade mas sempre achei a carreira do Washington bem interessante, mas vi uma apresentação dele uma vez e achei ele super arrogante. De qualquer forma me parece uma boa leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulo,

    Esse livro esta na minha lista de espera de leituras, minha esposa começou a ler e está gostando, bom saber que gostou também....abraço.


    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Paulo,

    Não conhecia o livro, apesar de não ser algo que me atrai muito, gostei de conhecer mais sobre a biografia.
    Ótima dica para quem é da área.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, mas gostei por ser uma biografia.
    Washington Olivetto é o publicitário incrível.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  5. Paulo!
    Sempre fui admirado do Oliveto, tanto por seu trabalho, como por sua própria história de vida e poder ler uma biografia dele, mesmo que voltada para um público específico, deve ser um privilégio e grande aprendizado.
    Desejo uma semana plena de luz e paz!
    “O homem está sempre disposto a negar tudo aquilo que não compreende.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  6. O umbigo dele continua sendo o centro do universo?

    ResponderExcluir
  7. Oi Paulo,
    Mesmo não sendo da área de publicidade, claro que acho o livro mais do que interessante, sem dúvidas Washington é um homem inteligente, e que soube usar os artifícios certos para criar e exaltar seu nome.
    Não gosto de ler autobiografias exatamente por conta desse alto ego que muitos livros do gênero trazem, e sim, incomodam. Fora isso, é uma leitura bem diferente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi! Eu sempre achei muito bacana publicidade e propaganda, e peguei um pouco da era de ouro destes setores, tendo crescido nas décadas de 80 e 90.. Sempre li e ouvi muito sobre W.O. e sempre tive a impressão dele ser uma grande personalidade. Não sou uma leitora de biografias, autobiografias então, acho que nunca li, e sabendo que ele tem esse ego inflado assim, provavelmente eu ficaria estressada com a leitura. Mas agradeço muito a dica!

    Bjoxx

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada por publicidade, acho mágico como as idéias são boladas as jogadas de marketing tudo é muito encantador. Creio que esse livro é maravilhoso, só o currículo dele já é admirável quem dirá saber um pouco mais sobre sua vida pessoas e profissional.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.