Hitler está na iminência de começar uma guerra contra a Tchecoslováquia a fim de recuperar um território perdido. Em meio a isso está Neville Chamberlain, primeiro-ministro britânico, que propõe a política da espera, do apaziguamento, e tenta restabelecer a paz no continente europeu. Para alcançar essa paz, Chamberlain assina, em setembro de 1938, o Tratado de Munique, no qual concorda com as reivindicações do ditador alemão, desde que fosse sua última reividicação por território.

O livro é dividido em quatro partes e cada parte narra um dia que antecedeu a convenção onde foi assinado o tratado. Robert Harris é minucioso no seu trabalho de descrever os detalhes desse momento decisivo para a história do mundo e, misturando realidade com ficção, consegue descrever cenários que ambientam o leitor, de modo a quase interagirmos com o que acontece ao redor. Corroborando com isso, ao final do livro temos a vasta lista de obras pesquisadas pelo autor, a fim de garantir o máximo e melhor possível: o clima de tensão, o comportamento das pessoas, descrições fiéis aos vocabulários dos personagens, tudo aparece de forma impecável.

Porém, tanto perfeccionismo acaba atrapalhando. O início do livro é bem monótono, transformando a leitura em um exercício de paciência onde nos perguntamos quando a coisa vai engrenar. Mas engrena! Harris insere personagens e fatos na história que ajudam a melhorar a visão do espectador.

Dois desses personagens são amigos que se conheceram na época da faculdade. Hugh Legat, britânico, trabalha como secretário de Chamberlain. E Paul Hartmann, alemão, trabalha para o Relações Exteriores da Alemanha, mas é, secretamente, claro, um participante de um grupo anti-Hitler. 

Dadas as cartas, começa uma busca desenfreada pela paz. Os personagens têm seus limites testados e comportamentos de honra e traição são colocados em xeque.

Enfim, Munique é uma verdadeira aula de história para quem gosta do assunto. Mesmo com essa mistura com a ficção, grande parte do que nos é apresentado tem um fundo de veracidade, resultando em um trabalho quase excelente, não fossem os momentos de monotonia.

Este é o primeiro livro do autor, portanto não sou apto a dissertar sobre a evolução de sua literatura. Mas afirmo que leria outro livro dele sem problema nenhum!

Sobre a edição: O trabalho da editora também é digno de nota. A capa traz elementos que remetem à época proposta e não causa poluição visual. O título Munique, destacado em vermelho, ainda está liso e em alto relevo. E o mais importante de tudo, as páginas amarelas não trazem erros de digitação ou gramática!


Título: Munique (Munich) - (exemplar cedido pela editora)
Autor: Robert Harris
Editora: Alfaguara
Páginas: 316
Ano: 2018

16 comentários:

  1. Oi, Marcos
    Recebi o livro da editora também mas não sou muito fã do tema, até hoje não me dignei a ler a história. Se o começo é lento já me dá preguiça de continuar, mas vou tentar ler mesmo assim.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marcos!
    Esse seu comentário sobre o perfeccionismo me desanimou totalmente. Não gosto de narrativas lentas e pode ser um livro que eu acabe abandonando por causa disso. Mas ainda bem que funcionou para você depois e ainda deu quatro estrelas!
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcos, tudo bem?
    Uma pena que o autor tenha buscado tanto pelo perfeccionismo ao ponto de tornar a narrativa lenta. Ainda bem que mesmo assim você curtiu a leitura e se aventuraria em outro livro do autor. Boa resenha.
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Ainda não li nada do autor, mas tenho certa curiosidade, os livros sempre bastante elogiados. Mas, parece ser uma leitura para absorver aos poucos, espero conhecer futuramente.

    até mais,
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  5. Oi, Marcos!
    Leitura monótona não rola comigo. Então por hoje eu passo a dica.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  6. Oie,

    Ai, eu amo história, e livros que são baseados nelas. ♥

    Abraços.
    https://submundosliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcos!
    Nunca ouvi falar do livro, confesso, mas não me interessei muito pela premissa não. Não faz muito meu estilo.

    Abraços
    David
    https://territoriogeeknerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Marcos!
    Gosto de suas resenhas porque sempre trazem livros diferentes e que por vezes, como este, nunca ouvi falar.
    Gosto quando o tempo é Hitler, assim podemos aprender sobre os fatos da época e nos compadecermos e agradecermos por não termos vivido naquela época.
    Gosto quando o autor traz um livro que mistura fatos reais e ficção, embora aqui ele tenha cometido o excesso e tornado o livro um tanto monótono, poém, depois que engrena, parece bom.
    Fiquei curiosa em quere ler.
    “É o coração que sente Deus e não a razão.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  9. Oi, moço...
    Eu até gosto da temática, mas se a história demora muito pra fluir é mais complicado mesmo, porque o gênero em si já nos traz uma leitura complexa.
    Mas que bom que voce conseguiu apreciar assim mesmo.

    Beijinhos:*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcos, tudo bem?
    Esse livro parece ser bem denso, especialmente pelo tema pesado que trata.
    Não o conhecia, mas acho esse período histórico bem fascinante, apesar de muito triste.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. ADOREI conhecer essa livro! gosto demais de histórias do período da segunda guerra então esse já super me interessou!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido
    www.instagram.com/liviaalli

    ResponderExcluir
  12. Olá, Marcos.
    Eu não conhecia esse livro ainda. E apesar de ter achado ele bem interessante, eu particularmente não leria porque não gosto de livros que são em sua maior parte história. Sou péssima nessa matéria hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,

    Não conhecia esse livro ainda, achei bem interessante e gostaria de ler ele futuramente, ótima dica...abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Marcos,
    Gosto bastante de livros que misturam realidade com ficção, principalmente quando autores se atentam aos fatos para tornar o enredo o mais real possível, como eu gosto do assunto, acredito que mesmo o começo mais monótono seja interessante!
    Tenho pouco conhecimento sobre o assunto, por isso me interessei, como se falava muito sobre honra na época, os personagens colocados em seu limite devem conquistar!
    Gostei bastante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi! Gosto muito dessa ideia de misturar pessoas e lugares reais, fatos históricos, com ficção. Gosto muito da temática de guerra, ainda mais quando se tem essa imagem de início. Não conhecia o livro e me interessou muito. E foi bom saber que apesar da leitura dar uma travada no início, o autor conseguiu desenvolver e prender a curiosidade no decorrer da leitura. Obrigada pela dica!

    Bjoxx

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito de ler sobre a segunda guerra e etc e creio que esse livro é mesmo uma aula de história. Apesar da ficção é notório o tanto de verdades que o autor relata em suas páginas. Sem dúvidas uma leitura instigante uma penar ter ficado monótona em algumas partes

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.