Nesse suspense, somos apresentados a Stephanie, uma viúva que vive com seu filho Miles e tem um blog, onde conta as experiências que vive no dia a dia como mãe. Ela tem uma melhor amiga chamada Emily, que, por sua vez, tem um filho chamado Nicky, que estuda junto com Miles. Stephanie nunca foi realmente do tipo que tem várias amigas. Quando ela viu Emily, notou que elas poderiam ser grandes amigas e ali começou. Elas passavam tardes juntas conversando, conhecendo filmes, trocando ideias sobre livros... Ela encontrou uma confidente em Emily e se tornaram melhores amigas.

Emily é diretora do departamento de relações públicas de uma empresa de um estilista. Para ela, é rotineiro trabalhar até tarde, comparecer a compromissos, reuniões e eventos. Portanto, quando ela pede para Stephanie buscar seu filho Nicky na escola, a amiga aceita sem pestanejar, pois já é de costume fazer esse tipo de pequeno favor para ela.

Os problemas começam quando Emily não volta para buscar o filho. As horas passam, o dia vira noite e a noite vira dia novamente. Stephanie sabe que algo está errado, pois Emily sempre checa como estão as coisas enquanto está longe de Nicky. Depois de um certo ponto, Emily é dada como desaparecida. O marido dela, Sean, acaba aproximando-se de Stephanie durante esses acontecimentos. Os dois se unem pela falta da moça e começam a passar tempo juntos a fim de tentar descobrir o que possa ter acontecido com ela.

Então, a notícia chega: Emily foi encontrada morta. Mas ao invés desse anúncio trazer um ponto final, levanta apenas cada vez mais dúvidas.


Sinceramente, eu esperava mais do livro. A ideia da obra é muito interessante, mas sinto que não foi tão bem explorada quanto poderia ter sido. Em algumas partes, o desenrolar se torna previsível, você mata as charadas e já imagina o que virá pelas próximas páginas. Talvez o problema tenha sido a comparação na capa, que diz "Apontado como sucessor de Garota Exemplar". Pode ser que isso tenha aumentado pelo menos um pouco minhas expectativas antes de iniciar a leitura.

A construção da personagem Stephanie da metade do livro para a frente parece ter se perdido. Ela se mostra burra, inocente e sem enxergar nada do que está acontecendo na frente de seus olhos. Isso me frustrou e me fez ter um pouco de raiva dela, sendo que no início eu sentia empatia. Porém, gostei das partes em que Stephanie escreve em seu blog. Ela demonstra honestamente se importar com Emily e percebemos o quanto ela considera-a sua melhor amiga.

"Por isso comecei este blog: para conhecer outras mulheres que se sentiam isoladas, mães de todas as partes que estivessem às voltas com as exigências da maternidade." (p. 67) 

A autora bate bastante na tecla da amizade e nos faz pensar até onde realmente conhecemos nossos amigos e até que ponto podemos confiar neles.
Valeu a leitura, foi um bom passatempo, mas se tornou meio forçado no desenrolar.

Sobre a edição: A capa é interessante, chama a atenção de quem gosta de suspenses, mas, conforme comentei acima, não concordo com a citação que compara o livro com outros 2 thrillers bem conhecidos. Encontrei poucos erros de revisão, não atrapalharam na leitura. O tamanho das letras é bem confortável.


Título: Um pequeno favor (exemplar cedido pela editora)
Autor: Darcey Bell
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 334
Ano: 2017

9 comentários:

  1. Oi Isabela, tudo bem?
    Amo thrillers, então a premissa desse me interessou.
    Entretanto, curti muito seus apontamentos e críticas. Caso eu leia essa obra, estarei com as expectativas mais alinhadas.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu gosto muito de suspenses bem escritos e desenvolvidos, e este parece ter se perdido no meio do caminho, a perceber pela resenha. como você disse, tem muitos elementos que criaram uma boa história, eu como uma leitora de suspense reconheço, o sumiço da personagem sem deixar rastro, a aproximação com o marido e a amiga.. Uma pena a autora ter desperdiçado a história..

    Bjoxx

    ResponderExcluir
  3. Oi, Isabela!
    Fiquei interessada pela sinopse, mas pena que o livro não superou suas expectativas.
    Não gosto quando comparam com Garota Exemplar, porque eu sempre me frustro.
    Garota Exemplar é TÃO maravilhoso, tão genial, que acho que nenhum chega à altura.
    Mesmo assim fiquei bem curiosa pelo livro.
    Sou fã de suspenses.

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Isabela!
    Eu comecei a ler esse livro, mas parei no começo. Acabei comprando um que queria muito ler e fui passando na frente. Vi algumas resenhas que dizem coisas parecidas com a sua e por isso não estou com pressa para retomar a leitura. Mas espero que eu goste pelo menos um pouco haha
    Beijinhos,

    Galáxia dos Desejos

    ResponderExcluir
  5. Oi Isabela,
    Essa capa já me deixou meio sem fôlego... Não estou acostumada a ler thrillers, por mais que tenha gostado dos que li, eu sou meio medrosa.
    Acho que esse vou deixar passar, para ser sincera... :(
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Isabela!
    Acredito que seja um daqueles livros que nos faz repensar algumas atitudes enquanto mãe e também na vida e ainda mais que não devemos julgar as atitudes das pessoas sem antes termos a visão completa de toda situação.
    Cada um sabe o porque e onde seu calo aperta...
    Bom final de semana!
    “A consciência é o melhor livro de moral e o que menos se consulta.” (Blaise Pascal)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  7. Oi Isa,
    Garota Exemplar é um dos melhores livros que já li, então, eu esperava bem aos da história, mesmo só conhecendo por resenhas já achei ela bem previsível!
    E complicado, vemos um enredo legal e bem feito, e que poderia ter sido bem trabalhado, acho um erros dos autores apresentarem um personagem forte, para depois tentar tirar aquela visão deles..
    Eu gostaria de ler para saber o andamento, mas imagino que não irei me surpreender.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Puxa, eu não tinha visto este livro com esta capa. Só a do filme que é bem recente(aliás, o filme vai para outro lado, mais voltado para o bom humor e em certos momentos, até para comédia) o que percebi, difere demais do livro, que fica mais centrado não somente na amizade entre estas duas improváveis mulheres, mas também na relação até meio doentia entre elas.
    A maternidade talvez nem tenha sido tão aprofundada.
    Se puder, quero ler o livro e oh, indico o filme sim!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Fiquei intrigada com essa premissa, atenta pra esse sumiço e já elaborando teorias sobre a morte de uma das personagens. Apesar de não curtir muito o gênero percebi que alguns autores se perdem mesmo no desenvolvimento e acabam deixando a leitura previsível o que acaba desanimando o leitor já que um dos pontos altos é realmente tentar descobrir os segredos dos personagens.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.