Alerta: Esta resenha é 80% livre de spoiler, porém, como trata-se do terceiro livro de uma série, algumas informações podem ser consideradas ou não como spoiler. Vá por conta e risco, todavia, recomendo a leitura.

Fala galera, tudo bem com vocês? Hoje vim trazer para vocês a resenha de mais um livro da série A roda do tempo. Este terceiro livro leva o nome de O dragão renascido o que nos traz um fato curioso, mas isso vou contar durante a resenha.

Mas, finalmente, do que trata esse terceiro livro? (E aqui que pode conter alguns spoilers, se não quiser arriscar, pule 3 parágrafos).

Bom, após a batalha contra os Seanchan Moiraine finalmente proclama Rand como Dragão Renascido, porém, a maioria das pessoas ainda trata como boatos, mesmo com todos os sinais acontecendo ao redor. Um dos sinais decisivos de que o Dragão realmente renasceu é quando ele empunhar Callandor, a espada que não pode ser erguida por ninguém a não ser pelo próprio Dragão.

Assim, Rand, que ainda tem dúvidas do seu próprio destino, parte em busca da espada para colocar de uma vez por todas suas incertezas de lado. Isso ele decide fazer sem o consentimento de Moiraine e parte na surdina, provocando uma corrida por parte da Aes Sedai para encontrá-lo.


Já do outro lado da história temos um Mat em estado grave de sua doença causada devido a adaga adquirida no primeiro livro, sendo levado a Tar Valon por Nynaeve, Egwene e Elayne que também precisam enfrentar as consequências por terem fugido da torre sem permissão e do novo perigo descoberto, as tão temidas Aes Sedai da Ajah Negra, que até então todo mundo ou tratava como bobagem ou não queria admitir sua existência.

Mais uma vez Robert Jordan nos presenteia com uma obra impecável. Não é à toa que se trata de uma das melhores sagas de fantasia que existem, desde o primeiro livro nós somos facilmente tragados por esse mundo e a cada página vamos nos aperfeiçoando por ele e pelos personagens e por sua mitologia extremamente rica, em um mundo amplamente construído.

E são justamente os personagens que dão a resposta à curiosidade sobre o título do livro, pois, apesar de sabermos que o dragão renascido é Rand, existe apenas um capítulo destinado a ele, sendo os outros totalmente dedicados a Mat, Perrin ou as três garotas. E o bom é que temos uma grata surpresa, pelo menos eu tive.

Surpresa essa que leva o nome de Mat. Sim, meu povo, quem leu as resenhas anteriores sabem (acho que contei, kkk) que no primeiro livro Mat era um personagem que eu achava meio chato, pois só queria saber de ouro, atrapalhando as coisas e sendo mesquinho. Dei um desconto pois sabia que era algo causado pela adaga que ele levava. Já no segundo livro essa raiva que sentia pelo personagem já mudou para uma mistura de pena com admiração. E agora, senhoras e senhores, apresento meu novo personagem favorito do livro junto com Perrin.

Matt, nesse livro, traz muitas passagens engraçadas, sem contar que as consequências de ser um Ta’veren proporcionou ao personagem um dos “poderes” mais interessantes e inovadores (pelo menos eu nunca tinha visto um parecido) que já vi em livros de fantasia, não vou contar qual para não estragar a surpresa, mas para quem já leu os dois livros anteriores, e não gosta do personagem, dê uma chance para ele.


Mas, por outro lado, temos Egwene. Sempre cito que essa série tem personagens femininas incríveis, inclusive são elas que mandam em tudo, porém, desde o primeiro livro, Egwene tem se mostrado a mais fraca de todas. No segundo volume ela finalmente mostrou que tem potencial para despontar como uma grande personagem, no entanto, nesse terceiro continuou a mesma coisa na minha opinião, ou seja, apenas como potencial. Ela tem sim uma pequena evolução, mas ainda acho ao lado de Elayne a personagem mais fraca do livro. Espero muito ver isso mudando.

É incrível como os personagens “secundários” roubam mais a cena e cativam mais do que o “principal”, e aqui existe a introdução de mais pessoas a esse grupo de aventureiros, inclusive uma que deve dar muito trabalho, a Perrin, e que até aqui gostei bastante (em menos páginas que Egwene ela já cativou mais). Apesar disso, acredito que o próximo volume deve haver um foco maior em Rand, principalmente pelo modo que esse terminou.

Alias, do segundo livro para cá, cada fim de capítulo é um tiro, prende a pessoa e você não larga mais. Admito que o fim do segundo foi um pouco mais empolgante, mas esse também foi de cair o queixo. No fim das contas esse livro serve mais para Rand terminar com suas dúvidas sobre o que ele é e a evolução dos personagens.

Recomendo infinitas vezes essa série para qualquer um. Não deixem de conferir, ainda mais com a confirmação de que, finalmente, a Amazon está produzindo a série baseada nas obras. Então, leiam, aproveitem e torçam para a série continuar saindo por aqui. 

Até a próxima, que a sorte nos dados te favoreça e cuidado que os Abandonados estão soltos por aí. 

Beijos e abraços.

 

Título: O dragão renascido
Série: A roda do tempo
Autor: Robert Jordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 656
Ano: 2014 

28 comentários:

  1. Amo essas histórias intensas que faz a gente se sentir mais surpreendido a cada capítulo. Ainda não conhecia esse livro, mas adorei adorei dica!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kaila

      Olha, recomendo demais essa serie. Leia mesmo. =D

      Excluir
  2. Olá, Fábio.
    Meu sobrinho é viciado nessa série. Eu ainda não comecei a ler. Mas depois de tudo o que você disse aqui, fiquei bastante curiosa para conhecer mais sobre a história e sobre os personagens. Assim que der vou pedir emprestado para ele hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil.

      Pegue emprestado mesmo, e já vá preparando o dinheiro porque você vai querer essa serie para você também kkkk.

      Excluir
  3. Não consigo acompanhar series de livros, sempre enjoo. Mas essa história parece muito boa, não conhecia mas fiquei com vontade de conhecer e dar chance a ela.
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela.

      Essa é um serie que vale muito dar uma chance. Recomendo demais.
      Bjs

      Excluir
  4. Amei!!!

    Excelente artigo!

    Um dos melhores blog que acesso, sempre tem artigos novos e com bastante conteúdo de qualidade.

    Parabéns!


    Meu Blog : Loterias da Caixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samara

      Que bom que gostou =D. Obrigado pelo elogio ^^.

      Excluir
  5. Oi, Fabio!

    Ainda não li o primeiro volume e confesso que a história também não faz muito o meu gênero, mas fico feliz de saber que a cada volume a obra só melhora e cativa cada vez mais o leitor!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol

      Se for fã de fantasia eu recomendo dar uma chance viu. =D

      Excluir
  6. Ainda não conhecia a saga, mas gostei da dica.
    É sempre bom acompanhar um livro cheio de fantasias.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana

      Esse livro é feito para você então. Vale muito a leitura.
      Bjs

      Excluir
  7. Fábio!
    Infelizmente não li nenhum dos livros da série, embora goste de ficção fantasia e pelo visto, o livro é cheio de bons personagens e muito bem escrito.
    Bom quando o autor traz novos personagens em uma série, da uma renovada, não é?
    Desejo uma ótima semana!
    “.A vida merece algo além do aumento da sua velocidade.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy

      Se puder dê uma chance a essa saga. É incrível. Personagens incríveis, historia incrível, etc. Você ia gostar.

      Excluir
  8. Não li e nem conhecia esses livros.
    Infelizmente sou muito preguiçosa para leitura :(
    Não queria ser assim, mas né hahahhaha

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Vixe. Tenta ler algo menor, quem sabe não vai pegando o gosto =D

      Excluir
  9. Oi Fábio, fiquei bem curiosa com a sua resenha porque ainda não tinha ouvido falar nessa série! Bacana que ela vai virar uma série de TV, tomara que seja fiel à história, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila

      Pois, recomendo muito essa série. Leia as outras resenhas para ver se não se empolga de vez kkkkk.

      Excluir
  10. Olá, Fábio!

    De novo vejo que o Robert Jordan consegue fazer uma fantasia épica e que te prende na leitura até o fim. E isso com o protagonista aparecendo em somente um capítulo do livro. Espero que com a serie da Amazon, essa saga faça mais sucesso e seja bem mais conhecida.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leti

      Então, até agora eu sou só elogios a essa saga, vale muito a pena a leitura. Rand é o protagonista, mas não é só ele. Vamos se dizer que é uma Sociedade do Anel, Frodo com a questão principal, mas todos os outros com um grau de importância grande também dentro da trama. Quanto a serie eu também espero que seja a salvação para a editora não cancelar de vez a serie.

      Abraço.

      Excluir
  11. Oi Fábio,
    Como já sabe, fantasia não é meu forte, mas adoro livros que nos prendem e tem esses finais bombásticos, como você citou. Isso dá um diferencial e tanto na leitura.
    Adorei o progresso do personagem Matt, adoro quando um personagem que você não dá nada por ele, logo se torna seu favorito, isso mostra quão o autor sabe trabalhar bem.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda.

      Sei sim. Verdade, os finais desses livros tem sido simplesmente de explodir cabeça, sem exagero. Oh rapaz, nem me fale, Mat evoluiu de um jeito que nem eu esperava, tão bom quando isso acontece.

      Abraço.

      Excluir
  12. Não conhecia essa série, para mim foi uma novidade, por ser o terceiro livro e eu não conheço nem o primeiro. Mas vou me informar sobre a série para ler, pois gostei da resenha, mas fiquei meio perdida por conta dos demais livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana

      Aqui tem resenha dos dois primeiros. Recomendo muito, não deixe de ler.

      Excluir
  13. Me desculpa mas eu realmente não li o livro apesar de ter ficado interessada Eu ainda estou nos primeiros Capítulos do primeiro livro então eu fiquei muito preocupada mesmo em acabar pegando algumas informações da história que eu possa me arrepender depois

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolina

      Te entendo perfeitamente. A resenha livre de spoiler, mas de qualquer forma tem a resenha dos primeiros livros aqui. Que bom que está lendo, esse livro é sensacional. Espero que goste. =D

      Excluir
  14. Sempre vejo esse livro mas nunca havia parado pra ler uma resenha, nem sabia do que se tratava pra falar a verdade. Gostei bastante, mesmo sem ter entendido direito (vou ler as outras resenhas) a premissa me chamou bastante atenção essa coisa do dragão se é ou não é me deixou curiosa. E pelo que vi a história tem de tudo um pouquinho e os personagens evoluíram desde o primeiro livro o que é uma coisa que amo. Sem falar que se tem personagens fortes e que mandam em tudo já amo kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana

      Essa é uma fantasia excelente e bem completa. Recomendo muito.

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.