Sinopse: Vide bula provoca sensibilidade à flor da pele. A autora revela a imanência do tempo e o atravessamento da poesia na trajetória da vida. A expansão do mundo a partir do conhecimento de si torna a obra um modelo antagônico de começo, fim, e, ao mesmo tempo, infinito. Os cinco sentidos buscam em cada palavra escolhida as dimensões que dão contorno ao passado, presente e futuro. Parece-me que o convite é aceitar mais e ir além.

Vide bula foi meu primeiro contato com um livro unicamente de poesias. A princípio pensei que não fosse gostar, mas fui surpreendida de maneira bastante positiva. A autora traz detalhes do cotidiano, de trajetória de vida e até de experiências amorosas em versos e poesias.

O interessante é que ela traz temas e situações que podem acontecer com qualquer um de nós, fazendo com que eu me sentisse conectada com a leitura de uma forma incrível. A linguagem e a forma de expressão utilizadas são muito ricas. A leitura é leve, fluída e bastante prazerosa, eu li o livro inteiro em menos de uma hora.

A obra se divide em três partes: Oníria, Ocaso e Olvido. O desenvolvimento das poesias se atrelam à posologia recomendada em cada uma das partes e o interessante é que todas seguem o ritmo exato do indicado.

Oníria é indicado 2 comprimidos ao dia, em intervalo de 12 horas cada, dessa forma, ela traz poesias leves e curtas a serem desfrutadas em pequenas doses diárias.

VICARIUS
Se eu pudesse ser vogal aberta
o a e o ais
os duplos as do teu dia
o sumo de todo o suspiro
a primeira letra do teu alfabeto
anacoluto das tuas sintaxes
eu seria vicária boca
se ainda pudesse
nas estalactites da tua vontade
Ocaso é indicado um comprimido apenas por dia, em jejum. Aqui, ela traz poesias mais densas, impactantes e que te levam a uma reflexão, por isso deve ser absorvido apenas como uma dose diária.


DOMINGO
Dúvidas de marfim pressionam minha jugular
Deus não faria melhor do que isso – agora não há mais nada
Dondocas passeiam pela orla da praia
Doces não me confortam
E por último, Olvido. Esse é dose única, então temos uma injeção de sete páginas de poesia crua, profunda, onde a mensagem deve ser absorvida de uma só vez, devido a sua magnitude.


Eu gostei bastante da obra, pude desfrutar de cada poesia de uma maneira muito gostosa. Recomendo a leitura para quem aprecia esse tipo de obra e para aqueles que não gostam, vale a pena se aventurar aqui.

Sobre a edição: A edição é simples, mas muito bem feita. As folhas são amareladas do jeito que eu gosto e o tamanho da fonte e a disposição das poesias estão perfeitos.




Título: Vide bula (exemplar cedido pela Oasys)
Autora: Fabíola Rodrigues
Editora: 7Letras
Páginas: 101
Ano: 2018

15 comentários:

  1. Olá Fernanda.

    Admito que só li poesia duas vezes na minha vida. Uma não foi tão boa, a outra foi. Então talvez eu tenha que ler uma terceira vez para desempatar kkkk.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio,
      Confesso que já li algumas soltas, mas um livro inteiro, nunca. E adorei a experiência.
      Se quiser posso te mandar algumas de minha autoria. ;)

      Excluir
  2. Com 101 páginas deve mesmo ser uma leitura bem rápida. Eu gosto de poesias, acho que elas são muito artísticas, percebo que poesias não são apenas para leitura, mas sim para sentir. Gostei da proposta desse livro e do conceito dele.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leslie,
      Sim, elas são sentidas... É uma experiência literária diferente e acho que todos devíamos nos aventurar.
      Acredito que irá gostar bastante.

      Abraço!

      Excluir
  3. Oiii Fernanda

    Confesos que leio super pouco poesia, aliás faz é tempo que não leio. Por enquanto é um gênero que ainda não volta a me chamar tanto a atenção, mas gostei da dica, além do que a edição do livro está bem bonita, simples porém cheia de cores suaves na capa

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice,
      Sim, acaba que a poesia fica sempre como última opção, mas é uma experiência que vale muito a pena.
      Abraço!

      Excluir
  4. Que demais, adorei o conceito, não conhecia, mas já fiquei curiosa para ler!

    Beijos
    Mari Dahrug
    https://www.rabiskos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari,
      Que bom que gostou, é uma ótima leitura!

      Abraço.

      Excluir
  5. Fernanda!
    Gosto demais de livros de poesia, cada um mais interesante que o outro e poder desfrutar de uma leitura que goteja sentimentos, é uma sensação única.
    Não conhecia o livro e fiquei bem interessada.
    Uma ótima semana!
    “As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy,
      Que bom que gostou, é uma leitura muito rica e vale muito a pena.

      Abraço!

      Excluir
  6. Poesias não são meu forte, mas admito que tem livros que temos que dar a oportunidade. Pela resenha, tenho certeza que vou gosta, mesmo que leve bastante tempo para terminar a leitura, gostaria de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula,
      Acho sempre válido darmos uma chance para uma nova experiência de leitura, espero que goste.
      Abraço!

      Excluir
  7. Por mais que me doa assume isso eu realmente não sou um grande fã de poesia até acho as obras bonitas mas realmente não tem aquele Dom para saber interpretar cada uma delas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Você tem todo direito de não gostar de determinado estilo, não se preocupe com isso.
      Quanto ao dom, não acredito que seja isso, acho que a leitura da poesia tem a ver com o momento que você está vivendo para interpretar de acordo com sua realidade.

      Abraço!

      Excluir
  8. Adorei o jeito que o livro foi dividido com essas doses, não estou muito acostumada a ler poesia mas fiquei apaixonada nesse livro. Primeiro a edição muito lindinha, e também a forma como a autora tem uma linguagem fácil que encaixa cada linha no nosso dia a dia. Quero ler

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.