14 setembro 2018

Resenha: Presa invisível


ūüö®Pode conter o que os chatinhos chamam de spoiler (mas de outro livro famoso)ūüö®

Lucas √© um investigador de pol√≠cia que se v√™ √† frente de um caso que pode chacoalhar as estruturas pol√≠ticas dos Estados Unidos. Em um ano na imin√™ncia de elei√ß√Ķes presidenciais, um senador √© acusado de pr√°tica de pedofilia com uma adolescente de 15 anos cuja m√£e √© de car√°ter duvidoso. Jurando inoc√™ncia, o pol√≠tico espera pacientemente que a justi√ßa seja feita e Lucas ter√° que averiguar a verdade por tr√°s desse caso.

Por√©m, um assalto milion√°rio come√ßa a mexer fortemente com os √Ęnimos da pol√≠cia local e d√° brechas para abertura de outros casos, atrapalhando, assim, o desenvolvimento de Lucas no caso do pol√≠tico. Indicado pelo pr√≥prio governador, ele entrar√° numa corrida contra o tempo para finalizar os dois casos.

Os problemas são: por mais que a índole de mãe e filha seja duvidosa, a do político também não é lá essas coisas.

E Lucas percebe que est√° lidando com ladr√Ķes bem inteligentes.

Eu comecei achando esse livro meio parado e sem gra√ßa, mas acabei gostando muito dele. A estrutura da hist√≥ria, o modo como se d√° o contexto narrativo, me lembrou muito "Mr. Mercedes", do mestre King. O autor n√£o nos narra uma hist√≥ria e deixa para divulgar o assassino no final. O assassino √© apresentado pelo pr√≥prio autor e o desenvolvimento do enredo se d√° mesmo a partir do momento em que o assassino come√ßa a brincar com o policial e dificultar as investiga√ß√Ķes, fazendo com que ele foque em outras coisas ou pense que determinado outro assassinato tem conex√£o com o caso. 


Os capítulos do livro não são extensos e Sandford tem uma linguagem que se desenvolve numa tranquilidade tão foda, que você nem percebe a rapidez com a qual passam as páginas. Apesar de pouco movimentado, porém, não nos faltam itens para aguçar a curiosidade.

Gostei muito da cria√ß√£o dos personagens, principalmente do protagonista. Eles s√£o retratados como seres humanos comuns, com os nervos √† flor da pele, mas que se n√£o soubessem contornar as situa√ß√Ķes com algumas piadas de vez em quando, ficariam loucos. Eles s√£o sempre lineares, sendo mostrada aos poucos a evolu√ß√£o de cada um.

N√£o √© uma hist√≥ria cheia de reviravoltas, as tens√Ķes e persegui√ß√Ķes ficam mesmo para o final, quando as emo√ß√Ķes j√° est√£o extremamente exaltadas.

Com uma hist√≥ria cheia de refer√™ncias, um elenco in√©dito e di√°logos densos, o final do livro ainda tem uma parte bem legal que me fez gritar: "Tapohaaa! √Č assim que eu gosto!! Headshot!!"

 
Título: Presa invisível (invisible prey)
Autor: John Sandford
Editora: Record
P√°ginas: 385
Ano: 2011

4 coment√°rios

  1. Oi, Marcos!

    Meu problema com livros investigativos/suspense √© justamente o ritmo parado e com poucas reviravoltas al√©m do momento das revela√ß√Ķes, mas a premissa desse em quest√£o parece muito boa. Adorei a resenha!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ol√°, Carol! Obrigado.
    Eu tbm tenho sérios problemas com livros policiais com ritmo lento. Tenho por mim que não se escrevem mais livros como antigamente. Acabei de terminar outro que é bem assim também.

    ResponderExcluir
  3. Autor desconhecido tem dessas coisas, ou você vai amar ou vai se decepcionar. Tenho tido até muita sorte com autores desconhecidos, mas não muita com esse. O livro é bem razoável, mas não chega a empolgar muito. Durante todo o processo de leitura eu cogitei a ideia de abandonar a historia. Realmente a leitura n foi para mim

    ResponderExcluir
  4. Acho que a ideia de revelar a identidade do assassino logo foi otina, sempre fico curiosa querendo saber quem é o culpado kkk. Creio que a tentativa de burlar a esperteza do assassino para conseguir captura-lo foi o grande clímax da trama. Apesar de tudo a premissa não me prendeu.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promo√ß√Ķes e concorra a diversos pr√™mios.