Dion Leonard estava em uma corrida em pleno Deserto de Gobi, na China, quando foi encontrado por uma simpática cachorrinha. Ela se encantou pelas polainas amarelas dele e o seguiu alegremente por todo o percurso extenuante. Nada mais justo do que adotá-la, chamá-la de Gobi e levá-la para o Reino Unido com ele.

Super justo! Porém, uma tarefa nada fácil.

Dion é um ultramaratonista de 41 anos, nascido na Austrália e que atualmente mora em Edimburgo. Ele escolheu um percurso que exigia muito dele, tanto física como emocionalmente pois eram 250 km de condições extremas.

Desde que chegou à China, ele teve tudo, menos uma vida fácil. Dion nos conta em detalhes como foi encarar a burocracia do aeroporto chinês, onde ficou trancado horas em uma sala, e também nos ensina que a tarefa de pegar um táxi não é nada fácil. E que mesmo quando você consegue sentar no banco de trás do veículo com sua bagagem acomodada, isso não garante que não vá ser largado no meio da rua para que um chinês tome seu lugar no carro.

Depois de vários percalços, ele consegue se juntar aos outros corredores e começa sua preparação. Dion não está ali para confraternizar, ele precisa completar o percurso e tem isso como uma meta pessoal. Só que no meio de toda essa certeza, ele encontra uma variável, a adorável Gobi, uma simpática vira-lata que o acompanha cruzando dunas e vilarejos enquanto cativa todos ao seu redor. E na hora em que Dion cruza a linha de chegada, é ela que está ao seu lado.

Assim está selado o destino dos dois, e sua verdadeira peregrinação começa quando ele descobre todos os desdobramentos dos trâmites burocráticos para trazer a cachorra para o ocidente. Não bastava colocá-la em uma caixinha e despachar de avião, nada disso! Estamos falando de consultas com veterinário, vacinas e uma quarentena no aeroporto de Heathrow na Inglaterra.

Ele não podia ficar na China, então conseguiu uma mulher chinesa para tomar conta de Gobi enquanto ele acertava da Inglaterra todos os detalhes. E aí Dion nos apresenta mais um detalhe: a barreira do idioma. E tudo isso toma proporções grandiosas quando ele descobre que a tal mulher perdeu Gobi.

E é ai que a história realmente se desenrola, quando ele volta para a China e nos brinda com um olhar mais atento sobre esse país e seu povo. Sobre como é receber ajuda e apoio de quem você não conhece. Vamos acompanhando sua trajetória enquanto ele revê seus conceitos em relação à China e aprende costumes do país.

Você sabia que para ter um cachorro na China é necessário um registro obrigatório? Tipo uma certidão de nascimento? Nem ele sabia!

Conforme os dias vão se passando, Dion vai se envolvendo mais e mais com Gobi e também aprendendo a enxergar o povo e os costumes da China de outra forma. 

Procurando Gobi não é apenas mais uma história de cachorros, é uma historia de amor, de esperança e de superação.


Título: Procurando Gobi (exemplar cedido pela editora)
Autor: Dion Leonard
Editora: Harper Collins Brasil 
Páginas: 256
Ano: 2018

11 comentários:

  1. Olá Sissi, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas achei a trama muito interessante. Histórias com animais já são encantadoras, mas essa vai muito mais além né? Também nos apresenta a cultura e os costumes de outro povo. Gostei muito da resenha e já está na lista.

    Beijos!
    https://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super certa! Vamos conhecer muito da cultura da China! É uma ótima leitura!

      Excluir
  2. Não é o tipo de livro que eu gosto de ler, mas se virasse filme talvez eu assistisse.
    Filmes com animais também não são meus referidos, mas achei a história bem interessante! :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que só li porque sabia que era historia real e a Gobi tava viva!

      Excluir
  3. Oiii Sissi

    Eu gostei tanto desse livro, me afeiçoei ao Dion e tb à Gobi e torci demais para os dois se reencontrarem, a escrita dele é tão sincera e direta que me prendeu até a ultima página.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa eu tb Alice! Me peguei torcendo por eles e já queria ser amiga do Dion!!!
      <3

      Excluir
  4. Não sei lidar com histórias de animais, fiquei bem animada para conhecer essa. Parece ser linda!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros que tem cachorros como protagonistas. Tipo o livro 4 vidas de um cachorro e Marley e Eu. Ainda não li esse livro e nunca nem tinha ouvido falar nele mas com certeza eu ja quero ler.

    ResponderExcluir
  6. Acho que nada mais gostoso do que um livro ou filme que tragam estes "serzinhos" que nos matam de amor!
    Por isso, quando li a primeira resenha deste livro, já me apaixonei de cara. Além de trazer um cenário todo real, conta também com este amor construído aos poucos e isso é fabuloso.
    A maneira como Gobi entrou na vida de Dion.
    Com certeza, espero ainda ler este livro.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Tudo que tem animais já me faz chorar de cara kkk, adorei a forma como Gobi e Dion se conheceram, já mostrando a capacidade de companheirismo dos animais. Por outro lado visualizamos como é estar num país totalmente diferente do seu sem conhecer nem falar o idioma nativo, com certeza foi uma baita experiência. Quero ler!!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.