Quando eu digo que amo romances de época eu não estou brincando ou exagerando, é um hábito comum na minha vida começar a ler um romance de época 10h da manhã e já ter terminado às 17h e se for uma série então, embalo um atrás do outro em poucos dias. Pensando em compartilhar o que me inspira a ler tantos livros do gênero, decidi fazer esse post, mas demorou e foi um verdadeiro desafio conseguir colocar em palavras metade do carinho que tenho por livros desse gênero e pelas tantas autoras incríveis que os escrevem.

1 - NOBRES LIBERTINOS SÃO MELHORES QUE BADBOYS, ALWAYS
Chega de ver os boys chamando a mina de “gata” e agindo como babacas de uma forma tão infeliz que você não consegue sequer enxergar o amor entre os personagens. Nossos nobres libertinos podem até agir possessivamente de vez em quando, mas fazem isso enquanto demonstram seu amor das mais variadas formas e com os mais lindos gestos, pode até acontecer um sequestro ou dois, ou dez nessas histórias, mas tudo em nome do amor, certo?


2 - VOCÊ APRENDE LENDO
Tá certo que muitas autoras escrevem suas histórias com uma base histórica bastante supérflua, mas com uma informaçãozinha aqui, outra ali, você vai aos poucos tendo noção de como era a vida no século 17, todo romance de época tem alguma mostra do período em que ocorreu a Revolução Industrial. Há ainda aqueles que fazem referências a conquistas históricas e científicas realizadas nos idos de 1800, fique atento às entrelinhas que além de ler algo delicioso você ainda se torna especialista em alguns marcos históricos.

Sugestão de leitura: No livro Uma noiva para Wintherborne vemos de tudo, uma mulher praticando medicina, comerciantes bem-sucedidos conseguindo se misturar com a nobreza, referências a inovações médicas, aumento da população marginalizada que vive nos subúrbios devido ao êxodo rural, uso de máquinas pelas indústrias, crescente abandono da manufatura, além da alta sociedade torcendo o nariz para a produção mecanizada e em larga escala e provavelmente outras coisas que esqueci ou que passaram despercebidas. Quem já leu o livro irá pensar “putz, não percebi metade dessas coisas” e quem não leu ainda, com certeza lerá com outros olhos.


3 - RISADAS GARANTIDAS, ENGASGOS OBRIGATÓRIOS
De tiradas sarcásticas a flertes com duplo e até triplo sentido, nos romances de época encontramos quotes que nos fazem perder o fôlego e até mesmo nos fazem parecer um bando de idiotas que riem sozinhos e sem motivo, mas fazer o que, esses trechos são sempre os melhores e essa sagacidade nos diálogos dá um ritmo ainda mais gostoso as histórias.


4 - CLICHÉS QUE A GENTE JÁ AMA MAS NARRADOS SOB OS OLHOS DE OUTRA ÉPOCA
Ah, os clichés. A quem os odeie mas há também aqueles que não vivem sem e para amar romances de época você precisa estar no segundo grupo.

Lordes apaixonados pela irmã ou noiva do melhor amigo? Temos. 
[O duque e eu, Os segredos do Conde, O conde enfeitiçado]

Ladies apaixonadas pelo amigo do irmão? Também temos.
[Simplesmente o paraíso, Uma noiva para Winterborne] 

Mocinhas e mocinhos que se odiavam descobrindo que se amam? Ah, isso nós também temos e temos de monte.
[A soma de todos os beijos, Uma dama fora dos padrões, Um sedutor sem coração] 

Sequestros ou fugas que terminam em uma paixão enlouquecedora? O que vocês acham?
[Uma semana para se perder, Conquistada por um Visconde, Para Sir. Phillip, com amor]

E o preferido de todos: casamentos de conveniência ou noivado fake.
[Mais forte que o sol, A noiva do capitão, Uma duquesa qualquer]

Eu poderia passar o dia inteiro escrevendo sobre os clichés de época, mas acho que vocês não dariam conta de ler tudo, haha. O que acham de me dizer nos comentários o favorito de vocês e já aproveitem para me dar umas dicas :))


5 - FINAIS FELIZES, IMPACTANTES OU AMBOS. PODE ESCOLHER!
Romance de época com final triste? Nunca nem vi. Se tem uma coisa que essas autoras sabem é criar a atmosfera mais linda com as frases mais marcantes para construir um final digno de ser marcado com post it, mas também existem aquelas que terminam com uma frase que te deixa seriamente doente pelo próximo livro da série, mas os meus favoritos são mesmo os apaixonantes e eu encerro essa lista com o final dos últimos livros lido por mim.


“O amor existe, pensou. E é bem grande. Sorriu. Nove vezes grande.
Enorme na verdade.”
(A caminho do altar, Julia Quinn)
Listei esses 5 motivos esperando que vocês possam se inspirar a ler mais romances do gênero e que quem nunca leu nenhunzinho possa sair daqui pensando em dar uma chance. Quem já é viciado, assim como eu, pode compartilhar os próprios motivos.

Nos vemos nos comentários <3

12 comentários:

  1. Oi Jéssica!
    Tem uns quotes muito maravilhosos (e tbm engraçados) msm nos romances de época! hahahah
    Mas o melhor deles msm é que a gnt sempre pode esperar um final feliz! XD
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ameeeei os motivos, concordo plenamente haha amo um romance de época :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi! Nessas histórias o bom é que sempre sabemos que vai ter final feliz. Os motivos são ótimos. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Eu amei o teu post e a forma divertida que tu encontrou de expôr teu amor por esse gênero rs
    Eu confesso que não sou muito fã de romances, mas os de época tem toda uma carga cultural, histórica e de cenário que fazem deles muito mais do que simples histórias fofas de um casal protagonista. Além disso, o sarcasmo, a ironia e a comédia estão sempre garantido e isso me atrai muito neste gênero. Gosto ainda mais daqueles com as mocinhas fortes e seguras, a frente de seu tempo, que não se rendem a um nobre libertino qualquer (apesar de isso ser quase impossível).

    ResponderExcluir
  5. Olá Jéssica,
    Primeiro tenho que dizer que amei esse post, tá, eu confesso que não precisava de cinco motivos, e, que acrescentaria mais uns dez na lista, mas os que colocou ficaram perfeitos, e traduz bem o que é se aventurar em um romance de época.
    Ah, os clichês, são de aquecer o coração, e quando falam em bibliotecas e jardins, huuuuum, é risada garantida... Irmãos ciumentos então (e que também merecem nossa atenção), sempre tem, rs.
    Eu amo, e também não acho exagero dizer que leio todos que me são disponíveis.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha como se precisasse de cinco motivos!
    Eu amo o gênero e faço questão de sempre estar com um romance de época em mãos!
    Gosto do flerte que sempre há nestas histórias, o não colocar o amor como algo que acontece rápido,mas sempre ter esse construir o sentimento.
    Acho maravilhoso e claro, os joguinhos de "quero, não quero".rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Acabei de "falar mal"de romance de época na resenha "uma noiva para winterborne" e agora me deparo com esse POST. Bom, vamos por partes. Tecnicamente eu gosto muito desse gênero, gosto da linguagem, dos costumes, das roupas, das expressões é do modo de pensar e tradições, gosto ate dos clichês. O que realmente me incomoda é me desanima e a mesmice. A garota rebelde/indomada que se apaixona pelo durao/rico/cafajeste. Aí vem as brigas e ofensas, o clima esquenta, mais brigas, desencontros e brigas, o clima esquenta e aí sim, nessa hora o leitor anseia pelo primeiro beijo.. aleeeluuiaaaa ahahahs, ponto final. Como li varios assim, quero um que realmente me surpreenda. Outra coisa que tu falou e que esse genegê e divertido, por fsbfa me de dicas de quais são, pois os que li são fraquinhos, enfim desculpa meu desanimo, espero que realmente isso passe.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jéssica
    Adorei os cinco motivos, mas ainda não li nenhum romance de época.
    Gosto de tudo que envolve os enredos principalmente o cenário histórico, o problema é muitos livros de uma mesma série, prefiro ter todos para começar a ler.
    Tenho um livro aqui para ler Volte Para Mim, vamos ver se gosto do gênero.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Amei os cinco motivos para ler romances de época e adorei o quote!! Nossa amo de paixão livros que são romances de época!!

    ResponderExcluir
  10. Ooi nessas histórias o bom é que sempre sabemos que vai ter final feliz. Os motivos são ótimos beijoss

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhhh!!! Concordo concordo concordo Jessica!!
    Conheci os romances de época através da Paola Alekssandra ao ler Os Bridgertons e foi amor à primeira vista e Amor eterno.

    ResponderExcluir
  12. Olá! ♡ Eu amooo romance de época, pois é o tipo de livro para qualquer hora, é um gênero que dificilmente me decepciona.
    Eu acho incrível como eu consigo ler séries de romance de época super rápido, um livro atrás do outro, mas quando se trata de algum outro gênero literário isso já não acontece tanto kkkk
    Algo que me faz adorar tanto essas histórias é como elas contam com cenas divertidas e descontraídas, com diálogos bem formulados e personagens na maioria das vezes cativantes.
    Eu simplesmente adoro que romances de época sempre tenham finais felizes, finais tristes definitivamente não são para mim kkkk.
    Adorei o post, me identifiquei demais!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.