Olá, pessoas. Hoje venho trazer para vocês a resenha do último livro da trilogia Tronos e Ossos (resenhas dos outros livros aqui e aqui), uma série que me surpreendeu desde o início e terminou para mim de forma satisfatória. Obs: A resenha evitará o máximo spoilers dos volumes anteriores, porém, às vezes é inevitável.

Sinopse:
Depois de lutar contra elfos negros e outros perigos em uma louca corrida para encontrar o chifre perdido de Osius, uma arma poderosa capaz de controlar dragões, Thianna, uma “pequena” gigante de gelo, e seu melhor amigo, Karn, um garoto sagaz, fã de jogos de tabuleiro, descobrem que agora o chifre se acha em mãos inimigas, em Thica. Para recuperá-lo, os dois embarcam numa viagem para esse antigo país, onde duas rainhas tiranas reinam supremas e a mãe de Thianna foi considerada uma traidora no passado. Nossos dois heróis logo se envolvem em uma batalha épica pelo controle do Império Thicano, colocando suas vidas em risco.

Ao lado de novos amigos e contando com a ajuda de criaturas míticas – a esfinge, os minotauros e os bizarros hipalectrions, mistura de galo e cavalo -, Karn e Thianna precisam lançar mão de todas as suas artimanhas para depor as rainhas e derrota-las em seu próprio jogo mortal. Mas, com um império inteiro contra eles, como Karn e Thianna esperam competir – ou sobreviver?!

Resenha:
Nesse volume vamos nos deparar com a jovem Sirena, que está sendo treinada para ficar no lugar de sua tia, uma das duas rainhas de Thica, também conhecida como a rainha da terra. Porém, a outra rainha (a do ar) acaba ordenando que Sirena vire a guardiã do chifre, que é quem deve tocar o objeto no momento da grande eclosão para continuar controlando as Wyverns (criaturas aladas que servem de montaria para as guerreiras thicanas). 

Esse mesmo chifre é o objeto tão desejado por Thianna e Karn, a única forma de tentar recuperá-lo é se entregando às autoridades, para assim entrar no castelo e poder recuperar o chifre. Mas claro que as coisas não serão tão fáceis assim. Primeiro que, em paralelo a esses acontecimentos, as duas rainhas decidiram manter como “hóspedes” os filhos dos reis de outros países que servem ao império de Thica e também o fato de que Thica é o lugar de origem da mãe de Thianna, o que pode fazer com que a gigante fique meio abalada com o que acontece por lá.


A história do livro é divertida, desde o primeiro volume que essa série traz aventuras interessantes, geralmente baseadas em algumas culturas, como a nórdica, por exemplo, e aqui nesse terceiro volume como dá para perceber pela própria sinopse a maior influência é a cultura grega, com a presença de minotauros, esfinges e outras criaturas.

Isso, junto com o fato da escrita do Lou Anders ter um tom de humor e ironia, me faz lembrar muito o estilo de livro do Rick Riordan com a série Percy Jackson. É uma escrita leve, mas ágil, com muita ação, enigmas e exploração de uma cultura de forma divertida. Os personagens são sempre bem humorados, não perdendo a piada nunca, principalmente Thianna, que parece que nasceu com a ironia no sobrenome. 

Aliás, por falar em nascer, é visível o crescimento dos personagens do primeiro volume até esse final. Temos uma dupla mais madura aqui, fruto de tudo que passaram juntos, inclusive isso é dito no próprio livro, onde Karn não deixa de notar como eles evoluíram com o tempo. 

Isso é bom não só para a trama como pelo fato de que Thianna precisará desse amadurecimento durante o desenrolar da história, afinal essa é sua terra natal, onde sua mãe nasceu e desde o começo que a gigante do gelo busca por respostas em relação a sua família por parte materna. Aqui ela vai encontrar essas respostas, talvez ela possa não gostar do que vai ver ou ouvir, mas é algo para se pensar.

E por falar nas terras do império temos as duas rainhas. E aí existe um ponto fraco, a meu ver na trama, pois na sinopse é dito que Thica é governada por duas rainhas tiranas, só que você vai lendo e vai vendo que não é bem assim, pelo menos para uma delas. A rainha do ar, sim, se encaixa no perfil, mas a da terra, se ela era tirana esqueceram de contar a ela, ou pelo menos nos dar motivos para acreditar que ela mudou. Ficou uma coisa meio vaga, mas dá para relevar.

Sobre a edição: Nada para reclamar, é uma edição excelente, letras grandes, capa linda, ilustrações no começo dos capítulos, sem contar que é já é de praxe, todo livro trazer um jogo de tabuleiro diferente e no fim dele ter todas as regras para montar e jogar. 

Conclusão: Tronos e Ossos é uma trilogia muito divertida, leve, vale a pena a leitura. Uma série que finaliza essa trilogia, mas que não impede em nada de existir novas aventuras com Karn e Thianna. É um estilo de livro que lembra Percy Jackson, então não vá esperando um Guerra dos Tronos. Mas vale para todas as idades e, para quem gosta desse tipo de leitura, melhor ainda. Ótima para presentear aquele(a) sobrinho(a) que está iniciando no mundo dos livros, para um(a) filho(a) ou até para você mesmo que quer ler algo mais leve, só para se divertir. 

E como não podia deixar de colocar minha referência que vocês só vão entender se ler o livro... Hail Hydra. 

Título: Tronos e Ossos: A batalha final
Autor: Lou Anders
Editora: Jangada
Páginas: 384
Ano: 2018

13 comentários:

  1. Fábio!
    Adoro livros de fantasia e quando vem com várias criaturas fantásticas, torna ainda a leitura bem melhor.
    Fiquei um pouco preocupada apenas com os protagonistas serem tão jovens e passarem por tantas coisas.
    Adorei as ilustrações, um bônus a mais no livro.
    Bom final de semana!
    “Felizes são aqueles que não se deixam levar pelos conselhos dos maus.” (Salmos)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA OUTUBRO - 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudynalva.

      Essa serie tem muita criatura interessante, principalmente esse. Acho que você vai gostar. Eu entendo também sua preocupação em relação a idade, as vezes parece bem forçado, mas nesse é tranquilo, não se preocupe.

      Bjs

      Excluir
  2. Oi Fábio,
    Não conhecia as obras e estou me aventurando em fantasia agora, então acho que leria mas mais para frente.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra.

      Se está se aventurando em fantasia por agora essa é uma boa se você gosta de algo mais leve. Mas recomendo tambem O Ultimo Desejo da serie The Witcher. Tem resenha aqui, dê uma olhada.

      Bjs

      Excluir
  3. Oi Fábio esta série sempre me despertou a curiosidade, mas nunca consegui efetivamente dar andamento a ela. Agora com ela no ubook acredito que eu consiga encaixa-la em algum momento nas minhas leituras.

    Joice Cardoso
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joice

      Dê uma chance, ela é bem legal. Divertida e leve. Vale a pena.

      Excluir
  4. Adoro séries de fantasia e essa ainda tem a seu favor trabalhar tantas culturas ricas e diferentes entre si de maneira divertida e até um pouco lúdica. Gosto de toda a dinâmica abwntureira e fantástica da trama e acho que é uma trilogia bastante prazerosa de ser lida. Apesar das tuas ressalvas, acredito que os livros tenham muito mais pontos positivos que negativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patrini

      Sim, é bem divertido e tem muito mais ponto positivo que negativo. É uma serie que vale a pena. Aventura jovem clássica kkkk.

      Excluir
  5. Como não conhecia os livros anteriores, fui dar uma "caçada" neles para saber mais a fundo do que se tratava e claro, adorei!!!
    Como amo o gênero, fiquei vibrando com a construção do cenário e essa inclusão de bom humor num enredo que tinha tudo para ser mais denso é fascinante!
    Fantasia e aventura quando bem construídas, rendem enredos assim, empolgantes!
    Vai para a lista de desejados, junto com os demais livros!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Sim, é um livro bem construido e divertido. Anima leitores de todas as idades, vale muito a pena a leitura.

      Bjs

      Excluir
  6. Gosto de fantasia mas não conhecia essa trilogia. A escrita me pareceu muito boa, mesmo sendo uma história cheia de informações e elementos não fiquei confusa com a resenha e creio que seria assim também lendo a história, acho que a pitada de humor que foi inserida ajudou no desenrolar. Gostei dessa coisa das rainhas do ar e da terra e também do chifre, quero muito ver o desfecho disso tudo. Vai pra minha lista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana.

      Se você já leu Percy Jackson por exemplo esse é um livro que você vai adorar também. Recomendo. Diversão descompromissada que funciona. =*

      Excluir
  7. Oi, Fábio!!
    Adoro um bom livro de fantasia mas não me recordo de ter lido algo sobre essa trilogia Tronos e Ossos. Achei bem interessante a história e espero poder ler em breve essa história!
    Bjos

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.