Fantasia, ficção científica e fábula, uma combinação inusitada que deu muito certo.

Obs: Você irá encontrar muito a palavra “tempo” nesse texto, mas assim como ele… é inevitável.

Marcando o tempo (Sinopse)
Quando as coisas não vão nada bem e os economistas preveem uma enorme crise financeira, a família de Vitória - assim como o resto do mundo - decide se esconder em suas misteriosas caixas pretas à espera de tempos melhores. No entanto, após vários anos, a caixa de Vitória se abre e a menina se vê em uma cidade em ruínas.

Sem rumo, ela caminha por prédios e ruas tomadas por florestas e animais selvagens, até chegar à uma casa onde várias crianças se reúnem em torno de uma senhora para ouvir a história de um rei ganancioso que conquistou o mundo, mas desejava conquistar o tempo. Para poupar sua bela princesa dos dias escuros e sombrios, normais ou sem valor, ele a coloca em uma arca mágica transparente como cristal, mas tecida com uma seda de teia de aranha tão densa que o próprio tempo não consegue penetrar.

Vitória aos poucos percebe uma conexão entre sua própria história e a do reino mágico. Junto com seus novos amigos, ela precisa encontrar uma forma de consertar o mundo antes que seja tarde demais.

Aproveitando o tempo
A ilusão do tempo começa com Vitória, uma garotinha que quer apenas passar mais tempo com seus pais, seja assistindo filmes, saindo para tomar um sorvete ou algo do tipo, o importante é aproveitar os momentos juntos. 

Porém, seus pais andam muito preocupados com a situação do país, coisa que se agrava com a notícia dos Economistas de que uma grande crise está por vir. A salvação é uma caixa produzida pela TIMAX onde seu tempo é preservado e você pode esperar dentro dela até a crise passar. 

Essa é a solução encontrada pelos pais de Vitória assim como pelo resto do mundo. A consequência disso é devastadora, já que quando a caixa de Vitória se abre ela se depara com uma cidade invadida pela florestas, bichos e casas em ruínas. Tudo devido ao fato de todos estarem “dormindo” em suas caixas.


Vitória então encontra um garoto que a leva até uma casa habitada por outras crianças e uma senhora. Essa senhora chama-se Rosa e ela tem uma história para contar. É a história de um rei e sua filha (Obsidiana), onde o rei após fazer certas coisas (que não irei contar para não dar spoiler) fica obcecado em preservar sua única filha, bem mais precioso, protegendo-a das garras do tempo, fazendo assim com que ela saia da arca que a protege apenas em dias considerados perfeitos, para que Obsidiana não gaste seus minutos preciosos com coisas ruins.

Em um mundo cada vez mais corrido, onde a frase “tempo é dinheiro” se faz cada vez mais presente e pais passam menos tempo com seus filhos, A Ilusão do Tempo é um tapa na cara da sociedade. O livro inteiro constrói críticas em relação à como quando corremos em busca de ganhar tempo ironicamente acabamos por perdê-lo

As pessoas cada vez menos param para aproveitar coisas simples da vida. Levantamos, vamos trabalhar e ao chegar em casa já estamos cansados, restando apenas dormir para no outro dia retomar a rotina, com a desculpa de que precisamos trabalhar para ter as coisas e nos sustentar. Mas do que adianta ter as coisas se não se pode aproveitá-las? E até que ponto aquilo realmente é importante?

Muitas pessoas se apegam a bens materiais e esquecem de aproveitar o tempo com com as pessoas que estão ao seu redor. Um grande exemplo disso é o rei Dímon, que em sua busca por vencer o tempo e aproveitar suas conquistas, acaba não aproveitando os momentos que deveria passar com sua filha, sem contar a privação que provoca a jovem Obsidiana ao trancafiá-la na arca. 

A loucura de Dímon é tão grande que ele não consegue perceber como vai envelhecendo enquanto Obsidiana continua da mesma forma. Fazendo um paralelo ao quanto vamos perdendo oportunidades na vida por passar muito tempo preocupado com o que não é importante.

E assim, com várias passagens marcantes, lições e reviravoltas A ilusão do tempo vai conquistando o leitor a cada página, se tornando um daqueles livros impossíveis de parar de ler até que esteja de fato finalizado. Muitos personagens cativantes em uma mistura de gêneros literários que deu mais do que certo.


Se você é criança deve ler para aprender lições de como valorizar o tempo, se você é jovem deve ler para aprender que o tempo não é tudo, se você for adulto deve ler para aprender a dar tempo ao que realmente importa e se for idoso será uma ótima leitura para pensar no tempo que passou e lembrar que ainda dá tempo sim de fazer muita coisa.

Analisando o tempo
Em relação a edição da Morro Branco eu só tenho que elogiar. Perfeita, letras ótimas, detalhes no livro de encantar, uma capa muito bonita e de quebra um marcador que vem junto com qualquer livro da editora. Para que mais?

Tempo bem gasto
E é isso. A Ilusão do tempo é um livro que no meu entendimento deveria ser leitura obrigatória para todo mundo. Um livro incrível, gostoso de ler e divertido, com uma mensagem excelente de plano de fundo contada de forma magistral. Com certeza eu favoritei esse livro e posso dizer que sua leitura é sim um tempo bem gasto. 

Bjs, abraços e até a próxima. 

Lições aprendidas com o tempo (Quotes)
"Às vezes é possível controlar mais ao controlar menos." 

"Você acredita ter conquistado o mundo, mas eu lhe digo uma coisa: ninguém conquista o mundo se não pode conquistar o tempo!" 

"De que me vale meio reino se eu não tenho tempo para aproveitá-lo?"

"Mas é possível chorar mesmo com o sol brilhando lá fora - disse ela - e rir num dia de chuva e ventania." 

"Antes mesmo que você se dê conta, nós teremos mais um belo dia juntos. Não se preocupe com o tempo. Ele é só o sofrimento dos mortais." 

"Mas Jako disse que é melhor ser amado por uma pessoa que você também ama do que ser venerado por milhões que você não conhece! Que valor tem um amor que não é recíproco?" 

"Eu não tinha mais certeza se o mundo estava enfeitiçado ou se ele havia se livrado de um feitiço. As pessoas já o tinham destruído tanto. As pessoas estavam numa corrida contra o tempo, tentando acumular tantas coisas e tanto lixo quanto pudessem. Destruíram tudo que havia de belo e agora elas se fechavam dentro de sua própria idiotice." 

 

Título: A Ilusão do Tempo
Autor: Andri Snaer Magnason
Editora: Morro Branco
Páginas: 320
Ano: 2017

18 comentários:

  1. Uau!!!
    A Editora com certeza caprichou demais na diagramação deste livro, que coisa mais linda,tanto em capa, quanto conteúdo!
    Não conhecia o livro e adorei as metáforas em relação ao tempo e certamente, houve uma identificação nisso tudo.
    Seja por desperdiçar tempo com o que não traz ou leva nada, mas também em como ainda há tempo de fazer muitas coisas que tragam um "cadim" de felicidade.
    Sempre disse que meu maior medo seria chegar no fim da estrada, olhar para trás e não ver nada que fiz...
    Por isso, acredito que este livro serviria muito a mim.
    Vai para a lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela

      Fico feliz que tenha gostado =D
      Realmente todos os paralelos que o livro traz nos faz pensar e refletir sobre como estamos levando nossa vida, tudo isso com uma dose grande de diversão.
      Bjs

      Excluir
  2. Passando para dizer que amei a modelo da primeira foto! AHhahaha

    Valeu, falou...

    (Ah, arrasou na resenha!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk

      Eu disse. Cristal é outro nível
      Obrigado

      Excluir
  3. Oiii Fabio

    Que resenha incrivel e o livro parece ser maravilhoso também, realmente uma leitura que tem tudo pra ser marcante e diferente, a edição da Morro Branco parece estar um capricho só

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Obrigado =D. Sim, recomendo muito, vai ser um excelente experiência. ^^

      Bjs

      Excluir
  4. Olá
    adoro livros assim que são um tapa na cara e nos fazem refletir.
    bjo
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karina

      Pois bem, esse livro é um deles. Recomendo muito =D
      Bjs

      Excluir
  5. Olá! Deve ser realmente uma leitura incrível e acima de tudo muito valiosa, pois acaba nos mostrando uma nova perspectiva em relação ao tão intimidador tempo e como estamos o desperdiçando sem ao menos nos darmos conta. Fiquei encantada com a sinopse e resenha, quero muito conferir a história completa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizete

      Fico feliz que tenha gostado ^^. É realmente uma leitura incrível e com muito aprendizado. Com certeza depois de ler passaremos apensar melhor em como aproveitaremos nosso tempo.

      Excluir
  6. Oi
    não conhecia o livro, mas parece ser um bom livro. Gostei da resenha que foi bem reflexiva a respeito do tempo, muitas pessoas sem tempo para aproveitar a vida para conseguir o que deseja,

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denise.

      Que bom que gostou da resenha =D. Espero que possa aproveitar essa leitura e refletir junto =D.

      Excluir
  7. Puxa, um livro bem diferente dos demais. Gosto muito de ficção científica, pois acredito que nada das històrias contadas são tiradas do nada. É um livro que me deixou muito curiosa, mais curiosa pela caixa preta que ja estou associando a històrias científicas que ouvi. Com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana

      Com certeza é um livro encantador, com uma pitada de ficção científica e fantasia. Uma mistura muito boa.

      Excluir
  8. Que leitura incrível, uma critica muito necessária e ainda sendo repassada pelos olhos das crianças. Um história atemporal que podíamos facilmente comparar com os dias atuais, onde a correria tomou o mundo e as pessoas muitas vezes não dedicam tempo nem para respirar. Fiquei bem curiosa com essa coisa das caixas pretas e pra entender melhor como a personagem acordou e porque. Quero muito ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana.

      Com certeza é um livro que serve muito nos tempos atuais. Todo mundo deveria ler esse livro, é incrível. =D

      Excluir
  9. Nossa que livro é esse!! Já quero!! A edição e linda e os quotes maravilhosos!! E simplesmente adoro livros de fantasia e ficção científica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é incrível. Vá fundo, Leia sem medo.

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.