Fala galera, hoje vim trazer para vocês a resenha desse livro extremamente divertido que é Mortina, lançado pela Companhia das Letrinhas. É uma resenha menor do que de costume, por tratar-se de uma história bem rápida e pequena. Porém, muito divertida. =D

Meu nome é Mortina
Mortina não é uma garota comum. Ela tem uma pele extremamente branca, de uma brancura mortal, puxando para o cinza-esverdeado, seus olhos eram redondos como uma bola e contornados por duas olheiras arroxeadas. E, para completar, ela podia arrancar qualquer parte do corpo, como se fosse uma boneca. Isso porque Mortina é nada mais, nada menos que uma menina zumbi.

Isso é bom e divertido, mas também é um problema. Devido a ser uma menina zumbi, Mortina vive com sua tia Fafá Lecida no Palacete Decrépito, brincando praticamente sozinha, tendo como companhia apenas o seu cão galgo albino Tristão. A garotinha consegue se divertir de várias formas, mas o que ela gostaria mesmo era de brincar com outras crianças.


Isso sua tia não aprova, pois, devido a sua condição peculiar, o medo do que as pessoas podem fazer com sua sobrinha ao descobrir que ela é uma zumbi acaba afetando a Fafá Lecida. Mas a garota é obstinada e não vai desistir tão fácil. E não tem oportunidade melhor para isso do que o Halloween.

E a história do livro é justamente nos passar lições sobre o medo do diferente e sobre a aceitação de que ser diferente está tudo bem. Um fato muito interessante nessa história é que mostra como geralmente esse medo vem dos adultos, fazendo com que as crianças reproduzam esse comportamento.

Apesar de ser compreensível o medo da tia Fafá Lecida, o bom é que Mortina resolve arriscar mesmo assim e se aventurar até o vilarejo próximo para conhecer novas crianças. E é justamente o fato de ser diferente que acaba conquistando as outras crianças. Em vez de acharem aquilo assustador, medonho e querer distância, as crianças acabam achando tudo muito legal, querendo conhecer mais a Mortina e passando a brincar com ela.


Diversão de morrer
No geral é isso, uma história contada de forma muito divertida, com imagens sensacionais e divertidas. As ilustrações ficam por conta da própria autora - Barbara Cantini - ganhadora de alguns prêmios como Ilustradora Italiana do ano em 2012 e 2018.

Esse livro é apenas o primeiro de uma série de livros que a Mortina aparece para aprontar. Lá fora já foram lançados 3 e o volume 4º está a caminho. Eu espero muito poder dar continuidade a essa leitura bem engraçada e divertida.

Leia para vocês, leia para seus filhos, parentes pequenos ou em grupos de leituras. É um ótimo livro para estimular, em crianças, o hábito de ler. Eu não deixaria passar essa oportunidade de jeito nenhum.

Bjs de morte e até a próxima.

Outras fotos:



Título: Mortina (exemplar cedido pela editora)
Autora: Barbara Cantini
Editora: Companhia das Letrinhas
Páginas: 52
Ano: 2019 (lançado originalmente em 2017)

13 comentários:

  1. Olá, Fábio.
    Eu gosto bastante dos títulos lançados pela Companhia das Letrinhas. E esse também me chamou bastante a tenção. Com certeza vou repassar a dica para minha amiga que tem uma filha que ama ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sil

      Realmente essa é uma obra bem legal, com certeza ela vai gostar, estou ansioso para ler os outros já.

      Excluir
  2. Oi Fábio,
    Não conhecia esse livro, mas adorei as ilustrações e temática!
    Como trabalho em escola, vou mostrar a obra às coordenadoras.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra

      As ilustrações são realmente bem feitas e divertidas. Olha, recomendo sim, as crianças vão adorar. Espero que seja aceito lá.

      Bjs

      Excluir
  3. Gostei da resenha Fábio. Me pareceu ser um infanto-juvenil bem engraçadinho e envolvente. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa

      Sim, é exatamente isso. Quando acaba da vontade de ler mais. Recomendo =D

      Abraço.

      Excluir
  4. Fafá Lecida foi o melhor do livro! rs
    Se já tinha ficado encantada com as ilustrações que vi aí pelo mundo literário, com certeza, o enredo me ganhou agora nesta resenha!
    Amo este universo infantil, juvenil...amo esse jeito de nos mostrar pontos importantes desta vida de adulto que ainda erramos.
    O medo imposto aos pequenos é algo tão ruim, tão prejudicial e sim, ainda fazemos isso, mesmo que involuntariamente.
    Com certeza, quero conferir os livrinhos e passá-los aos pequenos que vivem aqui em casa.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk Os nomes dos personagens são bem engraçados, todos nesse nível kkkk. Que bom que a resenha te conquistou, eu tambem gosto bastante desse tipo de leitura. Mesmo sendo feito para crianças serve para todas as idades.

      passe mesmo, tenho certeza de que irão adorar =D

      Bjs

      Excluir
  5. Mortina parece uma garota zumbi divertida.
    Eu adorei essas ilustrações, deixam o livro bem alegre e parece divertir. Deve ser ótimo mesmo para fazer a leitura para uma criança porque ela vai assimilando tudo com os desenhos.
    Esse eu vou comprar para o meu sobrinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nil

      Sim, ela é bem divertida kkkk. Compre mesmo, ele vai adorar. Essa mistura de ilustrações com texto estimula mesmo, torna tudo mais divertido.

      Excluir
  6. Olá!
    Não sou muito bom de ler livros assim, mas fiquei bem encantada com esse livro e ainda mais bem curiosa para conhecer a historia dessa garotinha e com certeza rende boas risadas.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lily

      Que bom que te fez ter vontade mesmo não sendo muito chegada nesse tipo de leitura. Tenho certeza que vai te encantar.

      Excluir
  7. Oiii ❤ Ahhh, que gracinha de capa! Adorei o trocadilho do nome Fafá Lecida, bem engraçadinho.
    Esse livro parece uma fofura e perfeito para presentear uma criança. Acho muito importante a mensagem de seguir os sonhos parece ser passada para as crianças nesse livro, já que Mortina quer muito participar do Halloween.
    Mortina parece um personagem sensacional, ela pode não ser uma criança normal, mas tem a inocência de uma. Espero que sua saída de casa no Dia das bruxas seja muito boa para ela ❤
    Obrigada pela indicação de leitura ❤

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.