“Futebol não é só um jogo”
Escalação do Time (sinopse)
Uma das mais conhecidas frases do mundo da bola diz que, no futebol, a velocidade é essencial, mas a pressa… totalmente dispensável. De fato: para que o jogo flua a contento de quem o pratica e, principalmente, de quem o assiste, é fundamental que a bola role, que seja plena e dinâmica, mas importantíssimo que ela não se confunda com afobação - se isso se der, a jogada não deu.

Mas como contar de forma resumida uma história cujos primeiros registros datam de cerca de 2500 anos atrás? Como contextualizar cada fato importante ligado ao surgimento, ao desenvolvimento, enfim, à consolidação do futebol como o esporte mais popular do planeta - com ênfase no futebol nacional -, a importância de cada craque, seja dos campos ou dos bancos, a transformação de um simples jogo na maior paixão não só dos brasileiros, mas de bilhões de torcedores espalhados pelo mundo?


Esse foi o maior desafio, e a única forma de superá-lo seria usar o poder da síntese sem menosprezar detalhes, utilizar uma linguagem direta sem comprometer a compreensão, explicar a presença daquele atleta ou treinador em detrimento da ausência daquele outro jogador ou técnico sem esquecer que a preferência por este ou aquele, seja ele qual for, é uma questão subjetiva, muitas vezes de pura paixão clubista.

Apesar do título, este livro deve ser lido sem pressa. É que somente dessa forma se conhecerão exatamente o poder e o significado de um grito de GOOOOOL!!

Análise do VAR

Se tem uma coisa que influencia nossa vida, seja direta ou indiretamente, essa coisa é o futebol. Seja para nós que amamos estar ali no sofá vendo aquele jogo, no estádio torcendo junto com vários desconhecidos que se tornam amigos temporários, ou seja para aqueles que não gostam, mas convivem ou conhecem alguém que goste.


Futebol faz parte das nossas vidas - principalmente para nós brasileiros - assim como o ar que nós respiramos. É um fato, não tem para onde correr. A paixão mundial pelo esporte é algo capaz de juntar povos de todos os países como nenhuma outra atividade consegue. E coitada das mães de todos juiz que já foram xingadas sem ter culpa de nada. Coitadas!

A história do futebol para quem tem pressa é uma boa tentativa de contextualizar rapidamente, afinal, é para quem tem pressa, o surgimento do esporte, sua evolução e os personagens importantes que por ele passaram e de alguma forma fizeram história(s), deixando sua marca registrada na memória do futebol.

O livro vai contar de onde supostamente surgiu o futebol, pois essa é uma informação que não se tem registro correto, mas seja invenção dos chineses (que a bola era a cabeça dos soldados que perdiam), dos maias (que não jogavam com a cabeça de quem perdia, mas sacrificavam o time perdedor) ou na Europa, o certo é que o futebol veio para ficar.


Mas como o foco é o Brasil, o livro vai nos mostrar como o futebol veio para cá, e como surgiram as primeiras ligas de futebol, os primeiros times, torneios internacionais e as copas, seja as que perdemos ou que ganhamos. Os melhores jogadores do mundo, seja internacional ou nacionais, e o que eles fizeram para obter esse mérito.

A verdade é que o livro traz uma linguagem rápida e fácil de compreender. O autor conseguiu escrever de tal forma que, mesmo quem não entende nada de futebol, vai ler tranquilamente. Os únicos problemas que encontrei aqui foram que, como a maioria das atualizações terminam em 2018, tem coisas que estão faltando, como por exemplo o fato de Marta ser a maior goleadora de todas as copas, tanto feminina como masculina. E o outro fato é que mesmo sendo um livro que deveria ser rápido, eu achei errado o fato de não terem reservado uma única página sequer para falar do futebol feminino.

Teria sido muito mais interessante saber quando começou e suas maiores atletas, assim como temos falando sobre o futebol masculino. Achei mancada por parte de quem projetou o livro. Para mim, que estou acostumado com o futebol, poucas informações foram novas, então isso teria sido uma grande adição à obra.


Apesar de tudo, esse é um livro bem interessante e que faz jus a uma das maiores paixões do mundo. Porém, acredito que o livro funcione para as seguintes pessoas:

1 - Pessoas que gostam de futebol, mas não acompanham muito;
2 - Pessoas que estão começando a gostar do futebol;
3 - Pessoas que não gostam, mas têm interesse em conhecer.

Já para quem gosta de futebol como eu não acredito que vá encontrar nada de novo, com exceção de um ou outro jogador, valendo a leitura apenas pela curiosidade e/ou diversão.

Como é um livro quase técnico e rápido, não tem muito que eu possa falar mais sobre ele, a não ser que recomendo, apesar das faltas cometidas - trocadilho ruim intencional. E, você, para qual time torce?

BBMP

Título: A história do futebol para quem tem pressa (exemplar cedido pela editora)
Autor: Márcio Trevisan
Editora: Valentina
Páginas: 200
Ano: 2019

14 comentários:

  1. Este literalmente não é um livro para mim..rs
    Tá, não que não goste de fato do esporte, mas dificilmente me sento à sala para conferir alguma partida. Sempre que tá tendo jogo(e hoje é dia) vou pro quarto ler. Nem os da seleção brasileira, eu vejo. Sei lá, não é algo que me prende. Não me anima.
    Mas não há como negar esse amor nacional e mundial pelo esporte. E acredito que seja válido demais se gostar de algo com tanta força.
    Torcer, vibrar e sim, conhecer a história de fato de como tudo começou e como mudou no decorrer do tempo.
    Por isso, deixo só para os fãs! rs
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.

      Ai que está a contradição do livro, acredito que ele seja justamente para quem não gosta kkkk. É um livro que funciona bem melhor para quem não conhece muito do futebol do que para quem está acostumado. Mas entendo seu lado kkkk.
      Bjs =*

      Excluir
  2. Olá! Adorei a premissa desse livro, gosto muito de futebol e adoraria conhecer mais sobre sua história, já que acredito que ainda desconheço muita coisa.
    Na minha família a gente gosta bastante do esporte, cada um tem seu time, apesar de a maioria torcer para o Corinthians, e quando a nossa seleção joga, principalmente na Copa do Mundo, a gente se reúne para torcer junto, tenho momentos muito memoráveis com minha familia de várias Copas, mas principalmente da última, é sempre empolgante e engraçado torcer junto com eles.
    É mancada mesmo eles não falarem sobre o futebol feminino, que tem muita história para ser contada e aposto que muita coisa que a gente desconhece. Eu simplesmente amaria saber mais sobre o futebol feminino! ♡
    Torço para o Real Madrid desde criança, meu pai gosta bastante de assistir também os campeonatos de fora, então acabei pegando gosto também e me encantei pelo Real kkkk.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayssa

      Olha só, nesse caso recomendo a leitura, tem muita informação interessante nele. Aqui todo mundo é Bahia kkkk mas Copa do Mundo é realmente um espetáculo a parte. É uma coisa diferente, não tem como explicar. Também achei mancada não falarem nada do futebol feminino. Eu torcia para o Real antigamente, mas sempre fui Milan desde pequeno kkkk

      Excluir
  3. Essa série de livros está fazendo bastante sucesso, não é? Já vi que tem História de "várias coisas" para quem tem pressa. kkkkkk
    Eu não sou muito ligada em futebol, não porque seja mulher, mas porque realmente não tenho paciência para esportes. kkkkkkkk
    Acho que é um livro interessante para quem quer conhecer sobre futebol. Mas não vai ser um livro que me empolgue a ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nil

      Verdade. Essa serie tem muitos livros do estilo, é legal viu. Acontece kkkkk, mas vale a leitura pelo conhecimento e pela coleção kkkkk

      Excluir
  4. Oiii ❤ Sou fascinada por esse livros "para quem tem pressa" da Valentina. Acho tão legal eles terem feito livros não muito longos sobre diversos assuntos. Quero muito poder ler alguns deles.
    Eu com certeza faço parte do grupo 1, gosto de assistir jogos de futebol, mas não assisto sempre, muitas vezes por não ficar muito antenada nos dia que o meu time joga rsrsrs.
    Acho legal que o livro fala sobre o futebol no Brasil, já que aqui isso é praticamente uma tradição. Vai ser muito bom saber como surgiu aqui no Brasil, como o jogo era antes, como surgiram os primeiros times, etc. Gosto de futebol, mas sobre sua história no Brasil, sou uma zero à esquerda.
    Torço pro Real Madrid (amo!), apesar de ter uma quedinha pelo Bayern de Munique rsrsrs.
    Obrigada pela indicação. Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayane

      Legal =D. Acho então que é o livro certo para você, tanto pela coleção como pelo conhecimento sobre o futebol =D. E não tem nenhum time por aqui? kkkk
      Bjs

      Excluir
  5. Olá!
    Bom, acredito que eu não me encaixe dentro das suas 3 opções, eu não sou fã de futebol, nunca gostei mas adorei o livro, me pareceu bem interessante, com certeza será ótimo para aqueles que ama o futebol.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lily

      Acontece, essa é uma coleção bem legal de ler =D

      Excluir
  6. Oi! Acho que o livro deve ser interessante pra quem gosta de futebol, mas no meu caso particularmente seria uma perda de tempo e dinheiro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      kkkkkk, entendo, mas a serie tem outras temáticas também legais de conhecer.

      Excluir
  7. Oi, Fábio
    Namoro esses livros Para quem tem pressa da editora Valentina, ainda não tenho nenhum.
    Gosto de futebol mas já tem um tempinho que não assisto e meu time do coração é Corinthians. Na minha família tem torcedores de vários times mas a maioria é Corinthians e só um palmeirense (aff sempre tem um do contra mesmo).
    Tenho um primo que não torce para um time específico mas gosta de todos que tem branco e preto na camisa, vai entender kkk.
    O livro parece ser bem interessante e como você disse esta em falha com o futebol feminino.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana.

      Esse foi o primeiro livro da coleção que eu li, é bem legal. kkkkkkk sempre tem um do contra. Verdade, vacilaram na parte do futebol feminino.
      Bjs

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.