30 agosto 2019

Resenha: Impostores


Nunca tinha lido nada do autor. A série Feios nunca me encheu os olhos, não sei se pela capa ou coisa do tipo, mas nem a sinopse dos livros eu li, então não posso afirmar com propriedade. 

Frey nasceu 26 minutos após Rafia e ambas foram criadas de forma bem diferentes. Enquanto Rafia, sob os cuidados do pai, foi criada para ser o exemplo de menina, de comportamento e educação, Frey era totalmente o oposto. Não entendia nada de francês, não sabia se portar numa mesa na hora do jantar e sequer sabia como se vestir. Mas ela tem algo que a torna especial – e digo isso no presente porque até hoje Frey age assim e nasceu para isso: proteger a irmã gêmea. 

Rafia é totalmente bela, recatada e do lar, treinada para aparecer diante das câmeras e de qualquer pessoa da alta sociedade; Frey é aventureira e precisa representar a irmã em situações embaraçosas. Ela foi treinada para aprender a defender, a lutar e, se preciso, matar. Ninguém sabe da existência dela, exceto seu pai, a irmã e alguns funcionários.


Já era previsível que algo aconteceria, com tanto treinamento que o pai impunha, ele tinha alguma intenção com tudo isso. O pai das meninas fazem um acordo com os Palafox. Ele dará proteção contra os rebeldes em troca de explorar o metal deles, porém, os Palafox não confiam e pedem a Rafia como garantia, ou seja, pedem-na como refém. Mas a queridinha do papai não poderia ir, afinal, seria muito arriscado. Então, quem é que dá a cara para bater? É claro… Frey. No entanto, ninguém sabe disso.

No decorrer do livro nos pegamos com dó da Frey por tanto descaso que o pai tem, sentimos que ele não a considera como filha e sim como um objeto, uma escrava que está ali apenas para servir a irmã. Isso é lamentável e torna a leitura mais comovente. Rafia é dependente, a gente sente também uma certa pena, mas nada se compara ao que Frey passa.


Todo o desenrolar da história é bem pensado. O pai criou a garota para ser tão, mas tão esperta que é até bonito de ver como Frey consegue sair de qualquer cilada, desde a mais simples até mesmo a mais embaraçosa. Acreditem! E dá vontade de aplaudir.

Este é só o primeiro livro, ainda haverá continuação, talvez por esse motivo você pense que existem coisas que não foram respondidas. E você está certo, mas não é nada que prejudique a compreensão. Começa-se com A, desenvolve-se com B e percorre o alfabeto inteiro. Apenas alguns elementos (insignificantes) ficam sem respostas. Mas isso é só para nos preparar para a continuação, que não vejo a hora de lê-la.



Título: Impostores (exemplar cedido pela editora)
Autor: Scott Westerfeld
Editora: Galera Record
Páginas: 352
Ano: 2019

11 comentários

  1. Oi, Natália
    Eu não conhecia o livro mas já vi muita gente comentando sobre ele. Super me interessei pela obra, parece ser bem legal e daquelas de tirar o fôlego.
    Beijo
    Capítulo Treze
    INSCREVA-SE NO CANAL
    Sorteio de aniversário dos blogs O que tem na nossa estante e Balaio de Babados
    Sorteio do livro Meu Romeu - Leisa Rayven

    ResponderExcluir
  2. Eu li uma resenha desta obra já tem alguns dias e confesso que o enredo não me agradou muito. Também não li a série Feios e oh, parece que esse lance de capas estranhas é marca registrada..rs
    Essa não me caiu bem aos olhos.rs Posso até estar sendo chata,mas não chama a atenção e até pelo enredo(que sim, parece ser muito bem estruturado) ela não combina, não faz jus.
    Me peguei pensando em como um pai pode criar uma filha meio que para ser somente a proteção da outra. Estranho, muito estranho e até dolorido.
    Mesmo assim, se tiver oportunidade, vou conferir sim!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre achei a série Feios bem... ok. Exceto o livro Extras q eu achei muito ruim kkkkkk é literalmente um livro EXTRA q nao precisava existir. Pela sinopse e resenha desse livro, a história não me animou mto não. Talvez eu ja esteja cansada de ler esse gênero ou por saber q vai ter continuação.. ultimamente eu tenho lido só stand-alones e to amando ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu até comecei a ler a série Feio, quando teve aquele boom de livros de distopia, mas são tantos livros novos que surgem, que acabei parando a leitura, essa nova série tem um enredo muito bom, fiquei chocada lendo a maneira como a irmã gêmea mais nova foi criada, é tudo muito bizarro (ainda mais para mim, que tenho uma irmã gêmea, e que sou a mais nova! Gente a regra é clara a mais nova é quem tem que ser protegida), a história parece ser ótima, cheia de mistérios, intrigas, bem dinâmica, com certeza vou querer conferir.

    ResponderExcluir
  5. Olá! ♡ Apesar de eu não achar as capas da série Feios atraentes, tenho curiosidade para fazer essas leituras kkkk. Mas tenho que confessar que a premissa de Impostores chamou muitooo mais minha atenção do que a dos outros livros do autor.
    Me sinto mal por Frey, ninguém merece ser tratada assim com tanto descaso, é triste que sempre seja ela quem tem que dar a cara a bater.
    Estou muito animada para conhecer Frey, que parece uma personagem incrível e muito forte!
    Enfim, a trama me cativou muito, espero conseguir fazer essa leitura em breve.
    Obrigada pela indicação! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Que resenha, fiquei muito curiosa por ele. Fiquei com tanta pena da garotinha, o pai dela parece trata- lá com indiferença em relação à outra filha. Espero muito ter a oportunidade de ler, já to curiosa desde já!

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  7. Eu já li a série Feios, todos os 4 livtos, e fiquei fascinado com o universo criado pelo autor. Ele também deixava esses elementos soltos que acabavam nos remetendo a acontecimentos futuros que me deixava curioso pelo próximo livro. Achei a trama dessa nova série interessante e, com certeza, quero ler também.

    ResponderExcluir
  8. Oiii ❤ Tenho muita vontade de ler os livros do Scott Westerfeld, já que ouvi falar muito bem sobre a série Feios.
    Nossa, as duas irmãs foram criadas de forma completamente diferentes! Não acho nem um pouco justo que Frey seja tida como uma carta na manga, a substituta da irmã quando necessário. Estou curiosa pra saber o que acontece com a personagem nessa aventura que ela tem pela frente.
    Essa capa é um tanto estranha, é até meio difícil distinguir as ilustrações, acho que a editora poderia ter caprichado bem mais.
    Espero poder fazer essa leitura em breve.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  9. Olá, Naty
    Ainda não li a série Feios e fiquei conhecendo o autor por esse livro.
    Gostei muito da trama que envolve irmãs gêmeas, mesmo sem ler fiquei com muito dó de Frey pelo tratamento que ela recebe do pai e por outro lado ela aprendeu a ser esperta, se defender também.
    Espero ler em breve, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Eu li a série Feios e amei, me apaixonei pela escrita do autor desde o primeiro livro. Li algumas resenhas de Impostores e parece que a criatividade e genialidade do Scott não tem fim. Ele tem o dom de criar mundos realmente surpreendentes e personagens maravilhosos de tão diferentes.
    Quero muito poder ler mais essa série dele.

    ResponderExcluir
  11. Cara, o Scott é muito bom, A série feios me assusta demias, pois o que eu vejo nela são coisas completamente possiveis de aconecer no nosso futuro, sabe? Tem algumas distopias que eu li que eu pensava tipo "pfffff até parece". Mas feios, cara.... Enfim, não conhecia ainda esse livro, mas já quero ler!!!

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.