Do dia 30 de agosto a 08 de setembro está acontecendo a Bienal do Livro no Rio e pela primeira vez eu tive a oportunidade de prestigiar esse evento tão importante para o nosso mundinho literário. O Rio Centro esteve lotado todos os dias do evento e eu fiquei impressionada com a organização do local. 

Os três pavilhões são divididos de acordo com categorias. O primeiro ao acesso é o Pavilhão Laranja, que está voltado para livros infantis. Em seguida, somos transportados ao Pavilhão Azul, com Editoras de porte maior, como Grupo Editorial Record, Companhia das Letras, Arqueiro, Intrínseca, Faro, etc. O Pavilhão Verde é o último da fila, onde as editoras menores e voltadas aos autores nacionais, estavam em peso. Mas também contamos com estande da Valentina e Americanas, por exemplo.

Eu, como reles leitora, fiquei perdida em meio a tantos estandes lindos e gigantes. Cada estrutura de cair o queixo e lugares maravilhosos para fotos, inclusive com filas quilométricas para tal. A boneca do Trono de Vidro no estande da Record e o trono de espadas de Fogo e Sangue da Suma na Cia das Letras foram as mais disputadas para fotografia.

A Faro teve sua famosa poltrona de caveiras que gerou várias fotografias legais e boas risadas dos visitantes. Eu, como boa blogueira, visitei todos os estandes das nossas editoras parceiras e das que admiro muito e pude apreciar o ambiente com muita empolgação. Algumas estavam lotadas a ponto de não conseguir mexer lá dentro e confesso que ver livros e livros e mais livros por toda parte parecia um sonho.

Não posso deixar de citar a DarkSide que teve o seu cantinho reservado no estande da Submarino e estava lindo! A boneca da Annabelle na fileira de livros do casal Warren foi o atrativo da editora!

Eram promoções por todos os lados, livros a R$ 10,00 (Sim, eles existem, não é um mito, rsrsrs.) E pôsteres e imagens de personagens, além da chance, é claro, de deparar com um autor favorito. Tivemos algumas visitas de autores internacionais e eu busquei os meus queridinhos que estavam presentes nos dias em que pude visitar o evento.

Tive a oportunidade de abraçar e pegar autógrafo com o Marcos de Brito da Faro Editorial, autor de A casa dos pesadelos e uma simpatia só! Eu já o acompanhava nas redes sociais e ele sempre foi muito simpático, conhecê-lo pessoalmente só fez com que eu me tornasse mais fã. Além dele, pude conhecer a Sofia Silva, da Valentina, que eu trouxe a entrevista para vocês. Nem preciso dizer o quanto eu amei conhecê-la, né?

Foram dias corridos, puxados, terminados com pés doendo, fome do cão e dor nas costas. Mas nada explica a sensação de viver naquele ambiente tão familiar, tão gostoso! Estou apaixonada pela Bienal e certamente vou me preparar para ir a de São Paulo no ano que vem!

Fotos:
Grupo Autêntica



Companhia das Letras:



DarkSide:


Faro Editorial:



Grupo Editorial Record:



Valentina:



E vocês, já foram em alguma Bienal?
Têm vontade de ir?
Me contem tudo!!

Beijo grande!!

18 comentários:

  1. Ahhhh essa Bienal!!!! Tenho acompanhado e sendo muito grata a todos que compartilham estes momentos nos blogs. Como moro no fim do mundo, infelizmente, nunca pude a ir uma Bienal, ainda mais nesse porte como é do Rio de Janeiro e por tudo que venho vendo e lendo, está realmente um evento grandioso. O capricho dos estandes, o carinho das Editoras e viva também a polêmica que o abençoado do moço lá criou.rs(há males que vem para o bem, minha mãe sempre disse isso e pelos noticiários da tv, páginas na net, a Bienal que já era grandiosa, se tornou ainda maior!!!!Parabéns a todos que lutaram até o último segundo e falo isso desde as grandes, pequenas Editoras, até os autores, leitores e todo mundo que esteve e estará hoje ainda.
    Amei as fotos, fiquei de olhos emocionados em todos. Abraçar Marcos, Sofia??? Ai ai, suspira!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ângela!
      Foi a primeira vez que eu fui a Bienal e posso dizer que foi mágico!
      Amei muito e espero ir nas próximas!
      Eu também moro no fim do mundo rsrsrs
      Então se planejar direitinho, dá!

      Beijos!

      Excluir
  2. Fernanda!
    Que sonho realizado, hein?
    Nunca fui a nenhuma Bienal, mas tenho a maior vontade, só não sei se terei pique e condições, pois tenho problemas nas pernas e uso órtese e muleta, mas ainda assim, tenho muita vontade de passar por essa experiência fabulosa.
    Imagino seu deslumbre e o prazer de conhecer alguns autores favoritos.
    Parabéns!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rudy!

      Eu entendo sua situação, vi alguns cadeirantes por lá e penso que lá tem uma acessibilidade. Mas claro, não faça nada que não se sinta confortável!

      E é muito mágico!

      beijos!

      Excluir
  3. Oiii ❤ Eu nunca fui a uma Bienal, mas é meu sonho ir a uma. Quero muito poder ir na do ano que vem, pois São Paulo é muito mais viável para mim do que ter que ir ao Rio de Janeiro, que fica bem mais longe.
    Tem tantos autores que eu quero conhecer, tantos estandes pra visitar e, claro, livros pra comprar.
    Vi fotos de vários estandes e fiquei impressionada com o quão lindos estavam. Achei uma fofura o da Valentina.
    Que bom que livros a dez reais não é um mito da Bienal rsrsrs.
    Deve ter sido maravilhoso conhecer a Sofia Silva, sou muito fã dos livros dela, além de ela parecer uma simpatia de pessoa.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rayane!
      Bienal é mágico mesmo! Eu estou planejando ir na de SP ano que vem também! Tomara que dê certo.
      Se programe para isso, te garanto que valerá a pena!

      Beijos!

      Excluir
  4. Eu nunca fui à Bienal de livros no Rio de Janeiro, apesar de ir sempre na de São Paulo, mais fácil por morar aqui. Eu adoro esse clima, estar com todos aqueles livros perto de mim. Mesmo querendo comprar tudo e não poder. Que bom que você aproveitou bem por lá.
    Venha para São Paulo o ano que vem e se prepare porque aqui é bem cheio também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nil!
      Estou me preparando para ir na de SP também!
      Quem sabe não nos encontramos por lá?
      Ah, mas eu já estou mega preparada e ansiosa!
      Afinal, vale muito a pena!

      Beijos!

      Excluir
  5. Olá!
    Meus Deus, eu aqui com inveja de todos que foram a Bienal e enquanto vocês se divertindo, isso literalmente é uma tortura..kkkk
    Adorei saber como foi a Bienal pra você, queria muito ter a oportunidade de ir, de conhecer mas espero que ano que vem eu consiga ir pra de São Paulo, por favor torce por mim..Já li o livro de Marcos Debrito a escrita dele é incrível.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lily!
      Estou aqui na torcida!!
      Se Deus quiser, você vai sim e vamos nos ver por lá! ;)

      É mesmo muito incrível...
      Beijos!

      Excluir
  6. Olá! ♡ Ahhh, que experiência mais maravilhosa! Morro de vontade de ir em alguma Bienal, nunca consegui ir em nenhuma, mas é um sonho que tenho.
    Deve mesmo ser incrível estar em um evento tão grande desses cercada de tantos livros e tanta gente apaixonada por livros!
    Vou fazer o possível para conseguir ir na Bienal no próximo ano! Espero que minha experiência seja tão maravilhosa quanto a sua! ♡
    Com certeza todo cansaço e correria valem a pena ♡
    Adorei as fotos, ficaram lindas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda, me sentindo meio boba por não ter tentado encontrar você por lá... Dei uma passada na Angel mas não encontrei seu livro e não lembrava que dia você estaria lá (vi no insta da lacapas) ☹ Encontrei a Sissi e foi puro amor! Eu fui na sexta de abertura e ainda bem que dei prioridade a tirar fotos nesses cantinhos lindos porque nos outros dias que fui já estava impossível enfrentar as filas, a Darkside bem que merecia um estande próprio né, mas realmente estava lindo esse cantinho dentro do Submarino.

    ResponderExcluir
  8. Parece que foi maravilhoso!
    Só fiquei acompanhando através das redes sociais literárias. Sinto falta de um evento desse porte aqui em Salvador.
    Finalmente estão construindo um novo Centro de Convenções aqui, segundo o prefeito, o primeiro evento confirmado é a Bienal do Livro 2020. Torcendo para ser verdade e ser um evento inesquecível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Fernanda
    Fui na Bienal de SP no ano passado que espero que seja a primeira de muitas.
    Quero ver se consigo ir no ano que vem novamente nem que seja só um bate e volta como fiz em 2018.
    Pelas fotos e vídeos que vi a Bienal do RJ tem mais espaço, editoras e parece que as editoras investem mais nessa Bienal porque a maior parte delas são do RJ.
    Espero que possamos nos encontrar lá numa Bienal, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Como fico babando quando vejo uma bienal. No Estado onde moro nunca tem nada. Amei as fotos, gostei de ver como a bienal lotou de pessoas. Um dia ainda vou.

    ResponderExcluir
  11. Oizin!
    Eu nunca fui em uma Bienal, pois é complicado, sempre longe.
    Adoraria conhecer o estante da Darkside, eles mandam muito bem na decoração!

    Bjão.

    ResponderExcluir
  12. Oii! Ah, como eu queria ter ido a essa bienal! CJ Tudor e Mark Manson estiveram lá e eu adoraria ter o autógrafo deles. Vi que as editoras capricharam muitos nas decorações (eu fiquei morrendo de vontade de ter fotos em cada um delas), sem contar nos inúmeros livros que eu gostaria de ter comprado. Mas, o que aquece meu coração é saber que em 2020 terá bienal aqui em Salvador, e não faltarei um dia sequer.

    ResponderExcluir
  13. Ahhhhh!!! Que maravilha!!! Meu sonho de princesa!!!
    Até pensei em ir esse ano, 2020, mas.... os planos mudaram....
    Adorei conhecer mais um pouquinho da Bienal do ano passado

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.