Sinopse: Beleza, poder, popularidade. O que mais uma garota pode querer? Renata acaba de ser expulsa de sua antiga escola. Perdeu seu status, seus amigos, seu namorado e sua antiga vida de privilégios. Agora, precisa recomeçar do zero, em um rígido internato católico. Possessa e nada disposta a construir novos laços de amizade por conta das frustrações do passado, ela se vê, de repente, perdida. Sem largar sua essência, a garota se equilibra entre lidar com o desprezo constante dos alunos do colégio, recusar as investidas do presidente de um grupo misterioso e, nesse meio, administrar seu interesse por um aluno em particular. Será que Renata vai conseguir superar seu passado e iniciar uma nova jornada mostrando uma nova versão de si mesma – ou insistirá em seus velhos erros?

Confidências de uma ex- popular conta a história de Renata Vincenzo, filha única, criada em berço de ouro, mimada e com um terrível histórico escolar. Após vários trágicos acontecimentos os pais dela chegam no limite e decidem matriculá-la no Colégio Interno Nossa Senhora da Misericórdia, sob aviso que essa é sua última chance. Ao chegar à escola, Renata já odeia tudo e todos, leva muitas cabeçadas até entender que aquele é seu novo lar, por bem ou por mal.
"Lívia observou Renata, aquele rosto perfeito, cabelo impecável, e percebeu que mesmo com a sorte de ter nascido com todos os privilégios do mundo, Renata era uma adolescente quebrada, como quase todos os outros. Era uma garota triste, não havia recebido muito amor em casa, carregava fantasmas e tinha medo do futuro."

Uma das coisas que mais gostei no livro foi acompanhar o amadurecimento da protagonista no decorrer da história. A Rê do início do livro me fazia rir e ter vergonha alheia com seus ataques, porém, me surpreendi e senti orgulho de quem ela se tornou. 

O romance está presente, mas não é o foco do livro, outra coisa que apreciei apesar de ser uma romântica incurável. Nosso par romântico é composto pelo clichê: patricinha x garoto pobre. E já aviso, as batalhas que eles vão enfrentar não tem nada a ver com a diferença da classe social.

Aos poucos, percebemos que a história vai muito além, relatar a história de uma garota mimada vivendo conflitos adolescentes é só a ponta do iceberg. Não julgue o livro pela capa, certo? Certíssimo. A autora soube com perfeição abordar temas como nepotismo, machismo, problemas familiares, relacionamento abusivo e imposição religiosa.


Uma curiosidade é que eu estudei em um Colégio com o mesmo nome, a diferença é que não era interno. Após conversar com a autora, descobrimos que estudamos na mesma escola. Qual é a chance? Eu adorei, pois percebi algumas características semelhantes entre o Colégio real x fictício.

Eu adorei a escrita da Ray, é fluída e envolvente. O livro é maravilhoso e apesar de a protagonista ser uma adolescente, é recomendado para todas as idades. Minha única ressalva é o final, eu sou daquelas que ama um final clichê dependendo de como a trama foi elaborada. Então, minha expectativa para o final era diferente, mas esse fato não mudou minha experiência com a leitura em geral. 

Se você está a procura de uma leitura leve, divertida, com uma carga de amadurecimento e assuntos importantes para refletir, eu super recomendo!

Sobre a edição: 
Eu estou apaixonada pela capa, é umas das minhas favoritas da estante.


 

Título: Confidências de uma ex- popular (exemplar cedido pela editora)
Autora: Ray Tavares
Editora: Galera Record
Páginas: 434
Ano: 2019
Compre: aqui

14 comentários:

  1. Geeente, seria meu sonho conhecer um autor que frequentou por anos o mesmo ambiente que eu?
    Pela sinopse, não compraria um livro por parecer bem clichezão, mas o interessante de ler resenha é perceber que muitas vezes foge um pouquinho (ou muito) da narrativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é menina? Eu pireeeei! Sim, pela sinopse nós achamos que é uma coisa, mas só lendo para saborearmos a história e termos nossa opinião!!!

      Excluir
  2. Olá! Não faz meu estilo de livro, tanto pela idade das personagens, como pelo enredo que parece bem clichê.
    Ficou surpresa quando você disse que questões como machismo, relacionamento abusivo e nepotismo foram abordados. Isso já me faz ver o livro com outros olhos. Acho importante que esse tipo de discussão seja levantada, independente do gênero do livro.

    ResponderExcluir
  3. Suuuper te entendo, eu também me supreendi.. principalmente por ser um livro adolescente e esse ser o público alvo. Acho importante temas assim serem abordados!

    ResponderExcluir
  4. Eu amo livros assim, com essa pegada juvenil, com isso da transformação da personagem. Meu livrinho deve estar chegando por estes dias e não vejo a hora de poder ter ele em mãos!
    A capa parece realmente ser linda demais e oh, vamos mais uma vez, tirar o chapéu pra nossa literatura????
    Não entendo como ainda tem gente que torce o nariz para nossos tesouros nacionais!!
    Lerei com toda a certeza do mundo!
    Beijo

    Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Eu também amooooooooo!! Obaaaa, depois venha me contar como foi sua experiência com a leitura!
      Existe muito preconceito com os livros nacionais, infelizmente!

      Boa leitura!

      Beijos

      Excluir
  5. Olá!
    Own, a capa é super fofa mesmo. Gostei do livro, tem uma ótima premissa e uma historia bem interessante. A personagem me encantou só pelo falo de você dizer que decorrer do livro vai haver um amadurecimento. Já estou querendo ler.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O amadurecimento foi o ponto alto da história, eu adorei!

      Espero que consiga ler.

      Beijos

      Excluir
  6. Já li um outro texto sobre esse livro e também era um elogio. Eu não fui pega pela sinopse, mas sim pela curiosidade a respeito da mudança que a personagem teve por conta do colégio e tal. Uma pena ele não ir para a coisa social, mas dependendo de como a autora abordou tudo ainda pode ser visto como uma metafora.

    Silviane, blog Memento MoriParticipe do Top Comentarista de Outubro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Eu também só tenho visto elogios, o amadurecimento da personagem foi o que mais gostei.
      Ela abordou os assuntos polêmicos com maestria.

      Beijos

      Excluir
  7. Cristina!
    Muito bom ver a mudança e evolução da personagem no decorrer do livro.
    Dou o maior valor a uma autora que se arrisca em colocar seu livro no Wattpad, depois consegue uma grande editora para lançar seu livro e por último ainda vai se tornar filme, uauuuuuu! Merece todo sucesso!
    Mas a história parece mesmo muito boa e parece proporcionar uma leitura hilária e até um tanto realista.
    Só não gostei muito da capa, poderia ser melhorzinha, mas tudo bem.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Incrível né, principalmente por ser uma autora nacional!
      Eu adorei a história, foi exatamente essa a mistura.
      Sério? Eu adorei a capa.

      Beijos

      Excluir
  8. Oi, Cristina
    Adorei as fotos! Esfregando na nossa cara a riqueza na praia, piscina, kkkk é brincadeira.
    Coincidência você é a autora terem estudado na mesma escola.
    Não li nada da autora e tenho muita vontade de ler seus livros, preciso para ontem começar. Só vejo elogios para ela.
    Gostei muito que durante a trama aquela patricinha que existe em Renata começa a mudar, evoluir.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana,

      HAHAHAHHAHA,em cada oportunidade eu levo um livrinho pra ler e tirar fotos.
      Coincidência demais, adorei!!!!
      Eu quero ler agora Os 12 Signos de Valentina, falam muito bem.
      O amadurecimento da protagonista foi o ponto alto da trama.

      Beijos

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.