Fala galera, recentemente eu comecei essa coluna sobre outros materiais que poderiam agradar quem gostou de determinado livro postado aqui no blog. Primeiro fiz sobre A cidade perdida do Deus Macaco e agora farei sobre o livro Salvando a Mona Lisa.

Para quem não leu a resenha, o livro retrata a vida de quem tentou salvar as pinturas e outras obras de arte na França durante a segunda guerra mundial. Logo, irei trazer para vocês coisas relacionadas tanto à segunda guerra como a arte, ou, Mona Lisa.

Começando por…

Medal of Honor 1 (Ps1)


Esse é para os mais nostálgicos, e também para quem gosta de vídeo games. Medal of Honor 1 é um jogo que se passa durante a segunda guerra mundial, nele o soldado James Patterson (seria referência ao autor?) é convocado para realizar várias missões e ajudar a acabar com a guerra.

As primeiras missões se passam justamente na França e o personagem conta com a ajuda dos “Maquis”, um grupo da resistência francesa que também é retratado no livro por ter tido um papel ajudando foragidos a se esconderem, ajudando com as obras ou até mesmo passando informações para os aliados com a intenção de que nenhum bombardeiro soltasse bombas em um local onde as peças estivessem armazenadas.

Claro que existem vários outros jogos que se passam na segunda guerra, mas resolvi trazer esse pela nostalgia. Mas passando de vídeo game para filme, vamos encontrar…

The Monuments Men (Caçadores de Obras-Primas)


Esse filme é dirigido e estrelado por George Clooney, além de contar com um elenco estrelar como Matt Damon (Jason Bourne), Bill Murray (Os Caça Fantasmas), John Goodman (Os Flintstones) e Cate Blanchett (O Senhor dos Anéis).

Ele é baseado em uma história real, onde um grupo de 12 pessoas ficou encarregado de resgatar obras roubadas pelos alemães para evitarem que elas fossem destruídas ou se perdessem. Isso era algo muito presenciado no livro. Muitos alemães (incluindo Hitler) queria algumas obras para suas coleções pessoais, e faziam de tudo para tentar colocar as mãos nelas. Sem contar algumas que eram destruídas por serem consideradas “impuras”, já que tinham sido pintados por judeus.

Assim, esse filme se torna mais uma bela opção para quem gostou do tema. Mas também temos opções no próprio meio literário. Como o clássico…

O código Da Vinci


Escrito por Dan Brown, O código Da Vinci conta a história de Robert Langdon que é chamado ao museu do Louvre após a morte do curador do museu. Langdon é o principal suspeito, e com a ajuda de Sophie ele vai ter que provar sua inocência. Muitas pistas para o que aconteceu estão espalhadas pelas obras de arte e pela história da arte, cabendo aos dois resolver esse mistério.

O Louvre é o principal museu retratado no livro e seu diretor Jacques Jaujard fez façanhas incríveis na intenção de salvar sua arte. Fosse negociando com Nazistas ou entrando em contado com a resistência, Jaujard e outros muitas vezes arriscaram suas vidas para garantir que as obras ficassem a salvo.

O livro também conta com uma adaptação estrelada por Tom Hanks. Vale a pena ler e assistir.

E por enquanto é isso. 3 dicas rapidinhas para vocês aproveitarem outras obras relacionadas ao livro. Espero que gostem e até a próxima. =*

19 comentários:

  1. Fábio!
    Dicas importantes, principalmente para quem gosta do mundo das artes.
    Já li e assisti o filme de O Código da Vinci.
    Fiquei interessada pelo Caçadores de Obras.
    Veleu pelas dicas.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudynalva

      Também só assisti O Código, preciso ver o outro =D

      Excluir
  2. Essa caixinha de lápis de cor com tantas cores foi meu sonho por tantos anos quando era "pequena"..rs e nunca consegui realizar(acho que farei isso agora depois de idosa) Puxa...nostalgia!
    Amei a resenha do livro e adoro isso, de obras primas e oh, só de ver ali Caçadores de Obras-Primas deu uma alegria imensa. Um dos melhores filmes que já vi na vida e se pah, vou rever o danado hoje mesmo, apesar de já ter colocado It,Capítulo 2 na meta diária..rs
    O Código não curti muito..mesmo sei lá..rs
    De jogos? Não entendo nadinha.rs
    Mas como amo o assunto de obras-primas, Segunda Guerra, seria interessante saber mais!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela

      Sempre é tempo de realizar um sonho kkkkk. Olha ai, acredita que ainda não assisti esse filme? Faz maratona e vê os dois kkkk. O código até que gostei kkkk. E jogos tenho que admitir que é um segundo vicio kkkk.

      Excluir
  3. Olá Fábio,
    Eu amo essa história verídicas sobre as obras roubadas. É bizarro pensar que Hitler queria destruir-lás, composições tão revolucionárias no mundo. Eu sou uma gamer nata, adorei a indicação, vou baixar o jogo. Sobre Dan Brown, queria muito me aprofundar nas obras do autor, mas acho que ainda não estou madura o suficiente para ler as obras dele. Mas, é uma vontade muito grande. Espero um dia conseguir e gostar.
    Ótimas indicações,
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Livia

      Verdade, se fossem obras feitas por judeus eles queriam destruir tudo, a briga para esconder era grande. Outras eles já queriam levar pra eles mesmo. Até depois que a guerra terminou a briga para conseguir reaver algumas foi grande. Medal of Honor era nostalgia pura kkkk. Tenta ler O Codigo, certeza que você lê de boas.

      Bjs

      Excluir
  4. Olá!
    Uau, gostei da postagem. Eu já assistir o código da vinci e é incrível, um filme que vale muito a pena ler. Já fui ao museu de Louvre, só não entrei mas por fora e maravilhoso.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lily

      Poxa, que legal, queria muito poder conhecer o museu. Deve ser massa. =D

      Excluir
  5. Olá! Adoro essas dicas, como um livro pode abrir um leque imenso de outras tramas que podemos conhecer, me interessei muito pelo jogo de vídeo game, gosto desses jogos cheios de missões, não tive a oportunidade de conferir esse filme, apenas o Código da Vinci, embora, ainda, não tenha lido o livro, gostei bastante do filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizete

      Apesar de o jogo ser antigo é bem divertido. Verdade, a gente descobre varios outros temas. =DO Código da Vinci já assisti e li e gostei

      Excluir
  6. Oi, Fábio
    Amei suas dicas!
    Que inveja dessa caixa de lápis aquarelável, tenho uma aqui normal que minha mãe comprou quando estava na sétima ou oitava série, usei pouco ainda está guardada na caixa.
    Bom não sei explicar mas gosto muito quando o cenário é a segunda guerra, apesar de ser triste, tiramos lições e várias mensagens.
    Não sabia que existia jogos com esse tipo de conteúdo histórico já gostei.
    Conheço o livro é filme Código da Vinci gostei de ambos.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana

      Obrigado ^^
      Paga ela ai pra poder pintar algo kkkk Não deixa guardado não.
      Eu te entendo porque eu também gosto do tema Segunda Guerra.
      Aaahh, jogo com esse tipo de conteúdo é o que não falta kkkk
      Também gostei dos dois, tanto o filme como livro.
      Bjs

      Excluir
  7. Muito legal este post e com òtimas dicas. Assisti Caçadores de obras primas e O código da Vinci e indico, pois são filmes que vale a pena assisti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana

      Obrigado ^^
      Bom saber, eu s´[o assisti o segundo kkkk

      Excluir
  8. Olá! ♡ Ahhh, adorei as dicas! Espero conferir em breve tanto Salvando a Monalisa, como Caçadores de Obras-Primas e O Código da Vinci!
    Gosto de filmes e livros que se passam durante acontecimentos históricos, então acredito que ambos os filmes e o livro vai me agradar bastante!
    Adorei a postagem! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayssa

      Obrigado ^^. O Código da Vinci é muito bom =D. Eu também, principalmente na Segunda Guerra =D.
      Bjs

      Excluir
  9. Oiii ❤ Gostei tanto desse post, ainda mais pelas dicas terem algo a ver com Salvando a Monalisa, livro que tenho muita curiosidade de ler.
    Quero muito ler o Código da Vinci já que ainda não li nada do Dan Brown e gostei do fato de ter pistas espalhadas pelas obras de arte. Agora fiquei curiosa para saber se o personagem consegue provar sua inocência e o verdadeiro culpado é preso.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayane

      Obrigado ^^. Salvando a Monalisa é realmente muito bom. O Código da Vince é outro livro incrível. Se tiver a oportunidade compra os dois de vez kkkkk

      Excluir
  10. Que foto!!!!
    Ahhh! Tenho grande fascínio pela Monalisa. Não conhecia Salvando Monalisa. Vou add no skoob.
    Adoro o filme Caçadores já o Código filme ficou aquém do livro.

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.