O dia começa como qualquer outro. Rachel Klein deixa sua filha de 13 anos no ponto para ir à escola e volta à rotina. Seria tudo normal, se algo não saísse dos trilhos e devastasse para sempre a vida daquela mãe e daquela garotinha.

Vítima
Rachel se depara com a pior notícia que poderia receber: sua filha foi sequestrada. Não há muito o que entender e assimilar sobre o assunto. É um fato incontestável que a deixa sem reação. Não sabe se ultrapassa a ligação telefônica, se aciona a polícia, se deseja vingança ou o que quer que seja… Ela só quer a sua filha de volta. E, acredite, ela precisará lutar muito pra isso.

Sequestrador
No momento da ligação, a voz de uma mulher avisa que Kylie está no banco de trás de seu carro, e que Rachel só verá a filha de novo se pagar um resgate. E não apenas isso, para ter a sua filha de volta ainda será preciso sequestrar outra criança. Rachel não sabe nada sobre quem é a outra pessoa do outro lado da linha, mas ela sabe tudo sobre Rachel. Com quem vive, o nome e a idade da Kylie, onde estuda, o que fazem da vida. Tudo. 

Criminoso
Com a filha em risco, não há alternativa a não ser fazer tudo o que é exigido. Rachel, aos olhos da lei, passa a ser uma criminosa. Afinal, no lugar dela você faria diferente? Você chamaria a polícia e arriscaria a morte de seu filho? A lógica desse jogo é justamente te fazer pensar, ou você sequestra ou perde aquela pessoa tão querida. Rachel prepara suas armas, estuda o caso e, o tempo todo, recebe ligações dessa mulher com algumas instruções. Não pode sequestrar filhos de policial, não pode ser aposentado na área policial, nada que envolva a polícia. Não pode. É necessário estudar a família antes de partir para o ataque. E Rachel faz. Precisa fazer.

Sobrevivente
Rachel e a filha sobrevivem apenas se ela conseguir sequestrar a criança e fazer com que a família dessa criança sequestre outra. Não parece fácil, pois, se os pais da pessoa que ela sequestrou fizer alguma coisa errada, Kylie ainda pode morrer. Então ela precisa lidar com o próprio sentimento e controlar o sentimento da família que está em seu poder. É um jogo, não há outro nome.


A corrente é o típico livro para você ler sem preocupações com outras coisas, pois, acredite, você é capaz de esquecer qualquer coisa quando embarca na história. Li tão rápido que precisava saber o que acontecia, como que essa corrente foi criada, como poderia ser desfeita ― se é que existisse um jeito para isso.

Você pode dizer que leu esse livro e que não gostou. Respeito. Porém, duvido você me dizer que essa história não é criativa. Fiquei o tempo inteiro indignada, refletindo como o autor teve uma ideia tão mas tão genial. O desfecho é, sim, bem previsível. Mas, convenhamos, muitos suspenses estão assim agora, até mesmo pelo excesso de histórias. Acredito que o autor poderia ter modificado o final. Porém, eu gostei tanto da criatividade dele para desenvolver uma história assim que nem me importei com a conclusão. 

Às vezes somos críticos demais com algumas coisas, por pequenos detalhes e não nos deparamos com a imensidão do que está por trás. Digo isso porque muitos não gostaram do final de Game of Thrones. Já disse isso numa resenha e repito, o fato de o final não ter agradado você, ou qualquer outra pessoa, não quer dizer que a série toda perde a sua importância, a sua essencialidade em ser vista. É uma série para aplaudir de pé, independente se o final tenha agradado. Não se baseie na história apenas pelo seu final, veja o caminho percorrido, a ideia por trás.

Pode ser que o autor tenha tido uma ideia tão boa e não tenha conseguido finalizá-la. É entendível, mas cabe a você ler e fazer uma avaliação. Deixei esse adendo porque vi muitas pessoas dando 1, 2 estrelas apenas por causa do final. Peço que não se prendam a isso, leiam e depois venham conversar comigo. 

Outra coisa que vi e PRECISO ressaltar… Algumas pessoas comentaram sobre a personalidade da Rachel, que ela foi fragilizada pelo autor, que dependia de outras pessoas para realizar o crime, que o autor deveria ter mostrado uma jornada mais ardilosa, com uma protagonista assassina. Mas, espera aí, gente! Você querer que o personagem seja uma coisa, tudo bem… No entanto, não se pode impor que ele seja assim. 

Pensemos: você conseguiria ser um assassino frio, calculista e não errar nenhum detalhe no momento do sequestro para livrar seu filho? Se você respondeu que sim a essa pergunta, parabéns! Acontece que o fato de você ser assim não quer dizer que todos sejam. A mulher ao telefone deixou que Rachel chamasse UMA pessoa para ajudá-la, mas essa mesma mulher estudou detalhes antes de liberar a ajuda e já deixou claro para a Rachel que não poderia ser o ex-marido. O motivo vocês vão entender lá na frente… Mas, enfim, existem pessoas que reagem de forma mais bruta, fria, independente. Há outras que não conseguem, que a reação é desmaiar, ou denunciar, ou simplesmente agir como Rachel, com medo em alguns momentos e em outros ela já está um pouco mais forte, lidando mais com a ideia criminosa. 

Não deixe de ler o livro porque algumas pessoas falaram isso. Acredito que você precisa ler, conhecer e ter a sua opinião. Não deixe a oportunidade passar. Já indiquei para alguns amigos e eles compraram porque falei bem. Espero que você faça o mesmo também. 

Quotes:
“Como todos eles. Vítimas e cúmplices. É isso que a Corrente faz com você. Ela te tortura e te obriga a torturar outras pessoas.” (p. 233)
“A Corrente é um método cruel de explorar o sentimento humano mais importante ― a capacidade de amar ― para ganhar dinheiro. Não iria funcionar em um mundo no qual não houvesse amor entre pais e filhos ou entre irmãos ou entre casais.” (p. 357)

Título: A corrente (exemplar cedido pela editora)
Autor: Adrian McKinty
Editora: Record
Páginas: 378
Ano: 2019
Compre: aqui

19 comentários:

  1. Nat!
    Adoro thriller.
    Nossa! Uma verdadeira corrente de crimes mesmo, hein? Credo!
    Interessante a narrativa em terceira pessoa, mas no presente, um tantinho diferente.
    Bem angustiante mesmo, cheio de tensão e intenso, hein?
    Já fiquei bem interessada, ainda mais por toda temática que aborda esse lado mais instintivo do ser humano.
    Já quero.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Rudy.
      Inclusive você o ganhou no top comentarista. Esperamos que goste rs.

      Excluir
  2. Olá!
    Eu estou bastante curiosa por esse livro, vi muita gente comentando em relação a ele. Tem uma ótima premissa e uma trama bem elaborada. Espero muito ler e saber como será o fim dessa corrente.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero realmente que você leia e adore, Lily. Porque eu amei.

      Excluir
  3. Este é sem sombra de dúvidas um dos livros que mais desejo desde seu lançamento recente! Amo um bom suspense e quando leio uma resenha assim, sempre me coloco no lugar dessa mãe. No medo, no desespero e fico pensando no que eu faria. Claro, é óbvio que eu iria errar em praticamente todos os momentos. Já reparou que quando estamos sob pressão tudo encaminha para o lado errado??
    Acho que o livro reflete isso. Não dá para julgar a mãe, não pode ser feito isso em hipótese alguma.
    Essa obra dividiu opiniões, mas eu prefiro acreditar numa personagem humana, como eu, simples assim!!!
    Espero de coração ler a obra!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei o livro, Angela.
      É exatamente isso... Não adianta julgar porque somos bem diferentes e erramos muito quando estamos pressionados.

      Excluir
  4. Oi Nat, eu já tinha visto esse livro por vários lugares. Inclusive minha melhor amiga ficou muito empolgada de lê-lo, mas percebeu que era em terceira pessoa e isso a incomodava. Não é um livro que me agradaria para ler, mas como você disse a ideia do autor é bastante complexa e acho incrível a criatividade em que essa história à tona. Bom, eu concordo contigo sobre o fato das pessoas quererem mudar a personalidade da personagem protagonista, mas como se o livro já foi publicado e porque tem que ser assim? Não acho legal tentar mudar a perspectiva, porque talvez esse aspecto faça o texto como um todo conversar com a história e seu desfecho, né. Adorei a observação. Bom, eu fui na Bienal do Livro do RJ, então tinha um espaço com um balanço... Eu vi que era desse livro e eu gostei tanto. Queria ter tirado uma foto, mas não consegui tempo e nem pernas. Estava muito cansada. Mas, se arrependimento matasse, eu teria tirado com toda a certeza.
    Adorei a resenha,
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não liguei o fato de ser em terceira pessoa. Acredito que a ideia do livro foi muito empolgante e gostei da criatividade do autor. Nem me apeguei a isso hahahaha.
      Eu não fui para a Bienal, uma pena. Queria ter ido, certamente tiraria uma foto com o livro kkkkkkkk

      Excluir
  5. Olá! Realmente o enredo do livro é bastante inovador e daqueles que com certeza vai prender o leitor, esse é um gênero que não leio muito, mas que sempre desperta meu interesse, por isso vai continuar na minha lista de desejados, mesmo com esse final um tanto previsível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Eli. Isso foi o que mais chamou a minha atenção, por isso nem liguei para os defeitos hahahaha

      Excluir
  6. Oi, Naty
    A ideia do autor sobre a forma do sequestro é bem original diferente de tudo que já vi.
    E mesmo que o final seja previsível eu quero muito poder ler em breve.
    Penso que querer mudar a personalidade de Rachel é um absurdo , temos entre nossos amigos, familiares e conhecidos muitas personalidades diferentes e temos que conviver com isso e nos livros não é diferente.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, Lu. Acredito que você vá adorar, porque eu curti muito.
      Eu também acho exatamente isso... É a personalidade dela, cada um tem uma reação. Não tem como exigir isso.

      Excluir
  7. Olá! ♡ Que premissa intrigante!
    Que corrente horrorosa! Como podem pedir para uma mãe que acaba de ter a filha sequestrada, sequestrar uma outra criança para poder ter sua filha de volta?! Como podem mandar ela fazer algo ruim com outra pessoa, sendo que o mesmo já foi feito com ela e ela sabe o quão horrível isso é?!
    Parece uma história eletrizante e que nos faz nos colocar no lugar dessa mãe e refletir sobre o que faríamos se estivéssemos no lugar dela.
    Espero fazer essa leitura em breve, estou bem curiosa para saber o desfecho dessa história.
    Beijos! ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha. Essa corrente é sufoco só, Rayssa.
      A gente lê num apuro danado.
      Eu não sei o que faria no lugar dela, mas não agiria certinho todo o tempo. É impossível.

      Excluir
  8. Eu achei esse livro bem eletrizante, que me fez lembrar do filme A caixa. Eu gostei bastante da resenha, claro que esse livro tem um lado negativo, mas vale a pena saber o final que estou muito curiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana.
      Ainda não tive a oportunidade de ler, mas muita gente comenta a respeito.
      Espero que leia e adore.

      Excluir
  9. Oiii ❤ Que trama original! Estou curiosa para saber com mais detalhes como funciona a corrente e o que Rachel fará para salvar Kylie, já que ter que sequestrar uma criança, é algo cruel, mesmo nesse caso.
    Não costumo ler thrillers, mas esse me deixou muito intrigada e louca para saber como tudo isso acaba.
    Preciso ler esse livro.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que não costuma ler?É um dos gêneros que mais curto.
      Espero que leia LOGO hahahaha.
      Você vai adorar.

      Excluir
  10. Eu adorei a proposta do livro e adorei a leitura dele. Como eu soú fã de livros policiais eu fiquei completamente atônita com essa CORRENTE. ja quero mais livros do autor

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.