04 dezembro 2019

Resenha: Capitão Cueca #7


Capitão Diversão

Tem muito tempo que escuto falar sobre o Capitão Cueca, porém, nunca tinha tido o prazer de ler. Saiu um filme que fiquei doido para assistir, mas também não consegui. E agora finalmente pude concretizar meu desejo de ler e ainda por cima acabar gostando bastante.

Mas eu tive um começo diferente, porque acabei iniciando pelo sétimo volume da série, que é a parte 2 da história do volume anterior. Isso geralmente é ruim, mas não nesse caso, pois no início do livro tem um resumo em formato de quadrinhos que conta tudo que você precisa saber até ali e é muito bem explicado. Vou resumir para vocês entenderem a história

Jorge e Haroldo são dois garotos bacanas que hipnotizaram o chato do Sr. Krupp e acabaram transformando ele no Capitão Cueca. Toda vez que ele escuta o estalar de dedos se transforma no Capitão Cueca, voltando ao normal apenas quando alguém joga água nele, e foi assim que começaram as aventuras dos três.


Na mesma escola existia um nerd chamado Melvin Sneedly que queria muito ter poderes, sendo assim ele criou uma arma que juntava dois objetos. Primeiro ele juntou seu Hamster com um robô e deu certo. Quando ele ia se juntar com o robô ele sem querer espirrou e se misturou com as melecas, virando um monstro nojento enorme que engoliu o Capitão Cueca.

Para a alegria de todos, o monstro foi derrotado pelo Hamster Biônico e os pais de Melvin reverteram arma para separar os dois. O problema é que além das melecas mutantes que apareceram depois, Melvin e o Sr. Krupp voltaram um com o cérebro do outro. E é aí que começa a aventura deste volume.

Olha, eu vou ser sincero, eu esperava um certo grau de diversão, mas não esperava que fosse tão divertido como foi. Assim como Os últimos jovens da terra, Capitão Cueca também é uma mistura de imagens com textos. Isso é mais do que comum em livros voltados para o público infantil, mas dá uma experiência muito mais imersiva na leitura. Se para nós adultos esse livro já é divertido, imagine para uma criança.


O texto é cheio de trocadilhos e piadas sem noção, porém, inteligentes e que fazem rir. Houve momentos de eu dar risada alto com as situações apresentadas. Os traços também são muito bem feitos, lembrando muito os gibis estilo Turma da Mônica ou algo do tipo, o que dá uma certa nostalgia. Além disso existem partes interativas e até um quebra cabeça e curiosidades no final do livro. Como aqueles labirintos para achar o caminho.

A história é muito rápida e devorei em algumas horas - ou menos - e como toda história infantil, ela vem recheada com alguns aprendizados camuflados de diversão. Tudo bem que esse não chega a ter tanto como um livro como Mortina por exemplo - da mesma editora - mas ainda assim ela está lá, nem que seja para mostrar o bom duelo entre o bem e o mal e que o segundo nunca vence.

No mais, esse é um excelente livro, que vai agradar a todas faixas etárias, apesar de recomendar começar pelo menos pelo volume 6, se começar desse, não vai ter problema nenhum. Eu sei é que eu vou atrás dos outros volumes.

Fique com o trailer do filme



Título: Capitão Cueca (exemplar cedido pela editora)
Autor: Dav Pilkey
Editora: Companhia das Letrinhas
Páginas: 184
Ano: 2019 (ano original 2003)

12 comentários

  1. Fabio!
    Já tive oportunidade de ler o primeiro livro há alguns anos e cheguei a assistir o desenho que é uma delícia.
    Bom ver que o autor traz trocadilhos na escrita e que o texto é bem engraçado.
    Fico feliz que o fato de não ter lido o anterior, não tenha atrapalhado a leitura desse.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudy

      Quero muito ler os outros e assistir o filme. Gostei demais.
      Sim, é um texto muito divertido. Agrada a todas as idades.
      Felizmente o resumo do anterior é muito bem explicado em poucos desenhos.
      Bjs =*

      Excluir
  2. Me identifiquei contigo na parte de não começar a ler pelo primeiro. Eu vivo fazendo isso,mas muitas vezes, me dou mal, pois sou lesada e perco o fio da meada!rs
    Eu não li os livros ainda, mas em contrapartida como sou apaixonada por cinema, vi a animação já tem um tempinho e adorei. São piadinhas bobinhas, mas trazem isso, o gargalhar.
    E tem algo mais gostoso no mundo do que rir de coisas bobas?(tem, mas deixa quieto)
    Se puder, veja a animação sim, vale muito a pena e eu? Espero ainda me divertir lendo os livros!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela.

      Já eu, não gosto muito disso de não ler na ordem, mas dessa vez resolvi arriscar e felizmente dei sorte de ser tranquilo kkkk. Exatamente, tem coisas que a gente fica sem entender quando pega a continuação. Eu ainda preciso ver esse filme, acho bem divertido.
      kkkkkk tem, mas rir está no meio delas kkkkk
      Vou assistir sim, e também correr atrás para ler os outros.
      Bjs

      Excluir
  3. Olá! ♡ Adorei a resenha! Com certeza vou atrás desses livros, estou bem curiosa para conhecer Capitão Cueca, também já ouvi falar bastante do mesmo.
    Gosto bastante de livros voltados para o público infantil, eles geralmente são bem divertidos e de maneira simples e divertida passam importantes ensinamentos.
    Adorei as ilustrações rsrs ♡
    Obrigada pela indicação! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rayssa

      Obrigado ^^. Espero que possa conhecer sim, é bem divertido =D. Eu também gosto, são bem divertidos e rápidos, legais de ler.
      As ilustrações são bem legais kkkkk.
      Bjs

      Excluir
  4. Olá! Eita que essas dicas são sempre muito bem vindas para eu aproveitar com meus sobrinhos, eles adoram (e eu também) essas histórias divertidas e cheias de figuras, parece que essas melecas vão dar bastante trabalho para os personagens hein.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elizete

      Essa vai ser uma super dica kkkk muito boa. Vão sim, vão grudar nele kkkkkk. Uma leitura bem divertida. Recomendo

      Excluir
  5. Que legal esse livro, não li nada igual. Mas pela sua resenha que saiu maravilhosa, tenho certeza que vou amar. Acho que vou dar de presente pra uma amiga haha
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Melissa

      Usa aquela famosa tatica do "Vou te dar de presente, mas me empresta aqui antes" kkkkkk

      Excluir
  6. Oi, Fábio
    Só conheci Capitão Cueca na Bienal de SP porque vi muitas pessoas tirando foto com ele.
    Não tive oportunidade de ler e nem ver o filme, lendo sua resenha é o trailer parece que é diversão na certa.
    Também não ligo para a idade leio muitos livros infantis seja para mim ou para as crianças na creche.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luana

      Olha ai, queria conhecer o Capitão Cueca ao vivo. Eu ainda quero ver o filme, e sim, é diversão garantida kkkkk. Também leio muitos livros infantis. Tem uns muito bons =D
      Bjs

      Excluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.