Olá, leitores.

Último dia do ano e nada melhor do que trazermos para vocês as nossas melhores leituras com os nossos melhores quotes de 2019. E as opções são muitas. Como preparar mais de um livro por participante deixaria o post muito extenso, fizemos como ano passado, cada um escolheu o melhor livro livro e o melhor quote, podendo ser da mesma obra ou não.

Confiram abaixo e depois nos conte qual foi a sua melhor leitura este ano. Combinado?

Cristina (Extraordinário)


Eu não entendia por que as pessoas amavam tanto esse livro, até ter a chance de conhecer essa linda história, iniciei o ano com a melhor leitura. Vou compartilhar algumas lições que aprendi e vocês vão entender o motivo pelo qual se tornou um dos meus livros favoritos.

1. Ser gentil
É muito difícil conseguirmos ser gentis todos os dias o tempo todo. Mas se fizermos um esforço e tratar o próximo com gentileza nem que seja uma vez, já é algo extraordinário. Nós não sabemos pelo o que a outra pessoa está passando, qual é a batalha que está enfrentando. Então, que tal nós sempre tentarmos sempre ser um pouco mais gentil que o necessário?

2. Amar quem somos
Temos que nos amar antes de querer o amor de outra pessoa, não devemos ter vergonha de quem somos. O amor próprio nasceu em mim ano passado, mas no quesito físico, eu me achava feia, hoje me sinto EXTRAORDINÁRIA. Nesse ano, vou cuidar de me aceitar com os meus defeitos/personalidade e se alguém disser: "Ah, você é assim e etc", eu vou responder: "Sou mesmo e me orgulho disso".

3. Temos que respeitar as diferenças
Nem todo mundo consegue deixar claro o que está sentindo ou pelo que está passando. E são essas pessoas que precisam da nossa atenção. Se alguém se afastar, antes de achar que você é o problema, tente identificar se não há fatores externos que a ajudaram a tomar essa decisão. Lembre-se: não podemos esperar dos outros, o que faríamos por eles.

4. Não estamos sozinhos
Às vezes estamos nos sentindo pra baixo e dá aquela sensação de solidão, principalmente porque, nessas circunstâncias, nos afastamos das pessoas. Mas sempre existe alguém disposto a nos ouvir/ajudar, só basta lembrar com quem podemos contar. Você não está sozinho.

Quote
“- Vamos criar uma nova regra de vida... sempre tentar ser um pouco mais gentil que o necessário... Porque não basta ser gentil. Devemos ser mais gentis do que precisamos... porque ela me lembra que carregamos conosco, como seres humanos, não apenas a capacidade de ser gentil, mas a opção pela gentileza... E, se fizerem isso, se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus.” (PALACIO, R.J. Extraordinário, p. 302)

Jessica (Um estranho sonhador)


Ler Laini Taylor é sempre incrível. Fazia bastante tempo que queria ler essa nova série dela, e não fui decepcionada em nada. Laini escreve de forma poética e é impossível não ser tocada pela narrativa, não amar os personagens. Ela consegue transformar um livro de fantasia em algo real, ela cria personalidades que, de fato, imaginamos que existem.

A criação de personagem e a forma como nos conectamos a eles é algo que levo muito em consideração, e por isso amo tanto essa história. É um livro que me fez acreditar no melhor das pessoas, em como você precisa acreditar em você e nos seus sonhos e em como o amor pode ser algo puro e algo que transforma você para sempre.

Quote:
“ Sarai perguntou com um sorriso hesitante:
Você ainda acha que sou um … demônio singularmente formidável?
Não - respondeu, sorrindo - Acho que você é um conto de fadas. Acho que você é mágica, e corajosa, e única. E… - sua voz ficou acanhada. Apenas em um sonho ele poderia ser tão destemido e dizer aquelas palavras - Espero que você me deixe participar da sua história. (Taylor, Laini. Um estranho sonhador, p. 386)

Fábio (A gangue dos sonhos)


Esse ano tive o prazer de ler um livro que entrou não só para a lista dos melhores do ano como também para a dos melhores da vida. A gangue dos sonhos conta a história de Ceta Luminita, uma imigrante italiana que sofreu bastante, mas procurou nos Estados Unidos a vida dos sonhos. O que ela não conseguiu, tentou fazer com que seu filho Christmas conseguisse e ele é o outro protagonista da história.

Com personagens extremamente cativantes, A gangue dos sonhos é além de tudo um livro sobre esperança, uma história de amor incrível e que faz você passar raiva, chorar, dar risada e, principalmente, terminar com o coração leve. Não dá para não ficar reflexivo ao fim da leitura.

Mas o melhor quote do ano vai ficar com outro livro favoritado, que foi A ilusão do tempo.


Quote:
"Mas Jako disse que é melhor ser amado por uma pessoa que você também ama do que ser venerado por milhões que você não conhece! Que valor tem um amor que não é recíproco?" (MAGNASON, Andri. A ilusão do tempo, p.169)

Fernanda (As luzes em mim)


Certamente essa foi a leitura que mais me tocou ao longo do ano. Uma história sensível sobre como vencer os medos e preconceitos para encontrar o direito de ser feliz. Não deveria ser assim para todos os seres humanos? Saber que existem pessoas que lutam diariamente para serem aceitas em uma sociedade preconceituosa e que são agredidas fisicamente e verbalmente pelo direito de amar me quebrou ao meio.

Ouvir relatos na TV e internet é uma coisa, viver na pele e sentir o que o personagem sentiu durante toda a trama é algo completamente diferente. Eu concluí a leitura com toda certeza sendo uma nova pessoa.

Um livro indispensável e super importante!


Quote:
“A vida é uma canção sem coreografia e para acertarmos é preciso falharmos alguns passos. Podemos pisar ou ser pisados, contudo, se encontrarmos o parceiro ideal, não interessa o número de vezes que erramos, mas a quantidade de vezes que repetimos a dança.” (SILVA, Sofia. Destinos quebrados, p. 247)

Marcos (Trilogia Alien)


O ano de 2019 não foi um ano que superou as expectativas, muito menos as metas, do que havia sido o ano de 2018. Foram ótimas leituras, sim, incluindo alguns Kings, mas confesso que não houve aquele livro que me fizesse fechar as páginas, olhar pro nada e falar: “carai, cuzão!!!”

Reli Machado de Assis, conheci “O menino do pijama listrado”, revisitei as “Memórias de minhas putas tristes”, levei muito nó na cabeça com Philip Dick e Arthur C. Clarke, e também visitei “Os sertões” de Euclides da Cunha, porém, acho que o melhor desse ano fica com a Trilogia Alien, da editora Leya.

Essa trilogia complementa o universo do xenoformo mais conhecido, às vezes tapando algumas lacunas que ficaram entre seus seis filmes, que começaram lá em 1979 e terminaram em 2017 numa linha temporal pra lá de dar inveja em “Dark” da Netflix. A trilogia é escrita por três escritores diferentes e confundindo ainda mais a linha temporal, o terceiro livro acontece entre o primeiro e o segundo.

Brincadeiras à parte, na verdade não há muita confusão, acredito que vocês acompanharam isso na minha resenha que foi postada aqui mesmo. Contudo, elejo essa trilogia como a minha top leitura desse ano.

De brinde, deixo a minha maior decepção: “As crônicas da Fundação”, do Isaac Asimov. Eu tinha uma expectativa muito grande na realização dessa leitura, porém, me vi cercado de um livro bastante político, com uma linha temporal extensa, mas que nada se compara com livros como “Eu, robô”, “O fim da eternidade” e (leitura mais recente) “As cavernas de aço”.

E meu quote preferido fica por conta deste último. Ele é muito curto, mas, às vezes, menos é mais. E garanto que é um tapa na cara de muita gente!


“[...] às vezes as pessoas confundem as próprias falhas com as da sociedade e querem consertar as cidades porque não sabem como consertar a si mesmas”. (ASIMOV, Isaac. As cavernas de aço, p.228)

Natalia (A metade sombria)


Poucos foram os livros que li este ano, ao todo, 44. Não foram muitos que receberam 5 estrelas, mas muitos se tornaram inesquecíveis. Confesso que fiquei bem na dúvida entre qual receberia o título de melhor leitura do ano e ainda estou achando que daria empate entre A metade sombria e O sol ainda brilha, este me fez chorar. Ambos são completamente diferentes, enquanto o primeiro é ficção do aclamado rei e o segundo trata-se de uma história real, em que o próprio autor da obra passou 30 anos preso no corredor da morte. Ele foi acusado, injustamente, de realizar dois assaltos e um assassinato.

Indecisa, porém, acreditando no empate, ficarei com a do King apenas por algum motivo que ainda desconheço. Preciso escolher, então estou tentando rs.

Thad Beaumont escreve sob o pseudônimo George Stark, criando thrillers violentos que pagam as contas da família, mas não são considerados “livros sérios” pelo escritor. Tudo começa a ter novos rumos quando um jornalista ameaça expor o segredo, então Thad decide revelar e depois dar um fim ao George Stark. Thad volta a escrever com o seu próprio nome, abandonando definitivamente o seu alter ego. Muito sangue passa a surgir depois que Stark é “enterrado”. Uma série de assassinatos tem início e todas as pistas apontam que Thad é o culpado. Mas como se defender se os crimes estão descritos em seus livros? Como provar a sua inocência se até suas impressões digitais são encontradas na cena do crime?

É claro que meu quote não poderia ser do livro O sol ainda brilha.


"Que tipo de mundo era aquele em que um homem inocente podia perder dezesseis anos da vida e em que se considerava perda de tempo deixá-lo provar sua inocência? Meus dezesseis anos eram menos importantes do que dois ou três dias do tempo do procurador-geral?" (HINTON, Anthony Ray. O sol ainda brilha)

12 comentários:

  1. E lá vai Dezembro embora ;/ É sem sombra de dúvidas o mês que mais amo, o mês que mais curto e sim, o que menos leio.rs
    Mas amo retrospectivas, seja no cinema, nos livros, na vida!
    Por isso, adorei ver a diferença entre gostos de todos vocês!
    De todos, só li Extraordinário e é um dos meus favoritos no mundo! Todos deveriam ler este livro!
    Preciso demais ler A Gangue dos Sonhos, ainda tenho fresca na memória a resenha do Fábio!
    Preciso urgente conhecer as letras da Sofia!Todos os seus livros são elogiados demais e é promessa de novo ano, conhecer seus livros!
    Falar o que de King? Amo, amo e ainda quero este livro!!!
    Bem...que todos vocês possam passar uma noite de paz, alegrias e sim, muito agradecimento e esperança pelo novo ano que vem chegando!!!
    Celebrem cada um a seu modo!!!!
    Paz!!!!!


    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Há muito tempo quero ler Extraordinário. Nem vi o filme ainda para não estragar a surpresa.
    Amei ler esse ano "Psicose", pois conheci o filme e a série (adaptações), e fiquei completamente apaixonada. Pelo livro não foi diferente.

    Feliz Ano Novo! Muitas leituras em 2020!

    ResponderExcluir
  3. Nat!
    Livros muito bons mesmo.
    Li Extraordinário e é excepcional.
    Vou colocar a lista dos meus favoritos aqui.
    Um novo ano carregado de esperança e amor no coração!
    cheirinhos
    Rudy
    https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2019/12/melhores-do-ano-01-nacionais-e.html

    ResponderExcluir
  4. Extraordinário sempre vai ser um dos infanto-juvenis mais belas que lindos 1019. Desse ano eu também vi adaptação com aquele elenco maravilhoso e a história uma externa sobre uma vida tão complicada como a do August Pullman

    ResponderExcluir
  5. Olá! Feliz ano novo e que 2020 venha repleto de coisas boas! Dessa lista li apenas Extraordinário, e realmente é uma leitura maravilhosa, quero muito ler Um estranho sonhador, esse ano de 2019 não li tanto quanto gostaria, e destaco as minhas leituras favoritas: Tiger Lily, A casa dos novos começos, Uma herdeira apaixonada, Tetos para dois, Stepsister e o Milagre na quinta avenida amei demais e eu super indico!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Naty
    Eu adoro esse post onde podemos descobrir como foi as leituras de todos em 2019.
    De todos os livros li apenas Extraordinário que se tornou não sóminha melhor leitura de 2018 como é uns dos meus livros da vida, estou pensando em reler. Na Black Friday comprei o livro que reúne os contos pelo ponto de vista de outros personagens e 365 dias extraordinários.
    Li 29 livros e gostei de todas, posso dizer que não tive decepções literárias.
    Um Feliz Ano Novo para você e sua família e a todos os colaboradores do blog, beijos.
    Li 29 livros e gostei da maioria

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Uau, quantos livros incríveis. Extraordinário, sim é uma leitura que todos devem fazer.
    Ain, estou louca para dar continuidade a serie Quebrados, o primeiro livro foi maravilhoso.
    As minhas foram ótimas, amei muito conhece Mil Beijos de Garoto e Sorrisos Quebrados, foram as melhores.


    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  8. Muitas leituras incríveis 2019 nos trouxe, nem consigo escolher uma só. Adorei extraordinário também, tantas lições em uma unica leitura. Para 2020 eu desejo ainda mais leituras maravilhosas e sucesso ao blog. Pretendo ler muito esse ano, vamos ver se a faculdade vai deixar!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá! ♡ Extraordinário parece de fato um livro extraordinário, que passa tantas mensagens importantes! Preciso fazer essa leitura o mais rápido possível, sinto que esse livro vai me marcar demais ♡
    Um Estranho Sonhador é outro livro que preciso ler em breve! Foi um dos livros mais bem falados do ano passado! Não vejo a hora de embarcar nessa história.
    Adorei o post! Beijos! ♡

    ResponderExcluir
  10. Oiii ❤ Dentre todos os livros que vocês leram e amaram o único que li que agora é Extraordinário e preciso dizer que esse livro realmente honra o título. Foi um livro que me fez sorrir em alguns momentos por causa da pureza de Auggie e sofrer em muitas outras por causa do preconceito que ele enfrenta. As mensagens que a obra passa são muito importantes. Amo esse livro!
    Quero muito ler Destinos Quebrados, já que faz tempo que isso fazer essa leitura e também porque amo a escrita da Sofia Silva.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  11. ola
    não li nenhum desses citados
    tenho vontade de ler Extraordinario

    ResponderExcluir
  12. Auggie perfeito!
    Série quebrados cada vez mais emocionante

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.