Mulheres, Mitos e Deusas já foi lançado aqui em 2006, mas agora volta com um novo projeto gráfico, lindíssimo por sinal. A ideia do livro é simples, mas muito bem feita: a autora traz mulheres importantes ao longo da história, desmitificando as informações sobre elas. São pequenas biografias e conhecemos mais sobre essas figuras, algumas místicas, outras historicamente atacadas e impopulares. Aqui conhecemos 52 mulheres e suas histórias.

A autora tenta falar sobre essas mulheres de forma simplificada, e apesar de achar que em alguns momentos ela falha um pouco nisso, tornando a leitura um pouco cansativa e enrolando e se estendendo por demais, achei que ela mesmo assim cumpriu bem o que se propôs. Eu descobri curiosidades, pensei muito sobre algumas biografias, e me questionei sobre o meu próprio papel na degradação de algumas figuras femininas e suas histórias.


Lilith, por exemplo, foi bem interessante e ousado. E Eva, extremamente polêmico. A autora traz questionamentos de porque ela é considerada a culpada da expulsão do paraíso, e como na verdade ela pode ter sido a primeira mulher a tomar conta das próprias decisões e corpo, escolher o conhecimento e um caminho diferente. É um livro introdutório sobre essas mulheres, nada aprofundado como imaginei, mas ainda assim, interessante. Achei que o questionamento sobre Eva foi ótimo, mas em algumas outras mulheres ela deu uma boa segurada.

Cleópatra foi maravilhosa e uma das minhas preferidas. Rainha, sagaz, colocava sua vontade forma sutil e comandava Julio Cesar. Virginia Woolf, essa escritora tão necessária e inspiradora, a depressão que assolou sua vida e as obras que marcaram história. Simone de Beauvoir, que escrevia sobre filosofia, política e questões das mulheres, como bem fez no seu famoso livro o segundo sexo.  Apenas algumas das mulheres que descobri um pouco mais, através desse livro.

Não li de forma linear, e nem acho necessário. Amei a parte as fadas e nosso tempo, e achei a parte caminho de Deus um pouco demais. Talvez as pessoas mais religiosas gostem mais dessa parte específica. Mas como disse, foi super legal e interessante saber sobre essas figuras e como elas foram mulheres além do seu tempo. Tirava uma hora do dia para ler e sempre lia no mínimo três. Depois pesquisava mais sobre o que tinha lido, dependendo da história. Foi uma leitura leve, que agregou bastante, recomendo para os curiosos que gostam de saber detalhes e questões que não muito comentadas sobre essas figuras históricas.



Título: Mulheres, Mitos e Deusas (exemplar cedido pela editora)
Autora: Martha Robles
Editora: Aleph
Páginas: 448
Ano: 2019
Compre: aqui

12 comentários:

  1. Uau! Confesso que não tinha visto essa edição linda deste livro. Ainda não o li, mas já tive em mãos a versão antiga(minha irmã teve ele, acabou que o livro foi roubado) mas eu amo isso, de poder saber mais da vida de tantas mulheres, antes apenas "personagens" para nós, mas cada uma com sua importância.
    Isso de trazer pequenas biografias de cada uma é fascinante e quero com certeza, mergulhar nesse passado!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Angela,

      Essa edição é linda! Espero que goste da leitura, é muito enriquecedora, de verdade!
      Bjs

      Excluir
  2. Olá! Ainda não conhecia o livro, e simplesmente AMEI a proposta dele, conhecer a historia de mais de 50 mulheres deve ser uma jornada muito bacana, ainda mais porque você não precisa ler tudo de uma vez, e sim ir descobrindo (ou redescobrindo) aos poucos (afinal são mais de 400 páginas) as jornadas dessas mulheres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Elizete,

      Sim, pode ser lido da forma que achar melhor, pelas mulheres que lhe chama mais atenção. É bem livre e leve, espero que goste da leitura!

      Bjs

      Excluir
  3. Je!
    Já tinha ouvido falar sobre o livro e sempre tive vontade de ler sobre aS mulheres que fizeram a história no decorrer dos anos e séculos.
    Mesmo que em alguns a autora tenha tornado a escrita um tanto enfadonha, acredito que ainda assim, é um livro que temos de ler e conhecer melhor as protagonistas.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Rudy,

      Fica um pouco cansativo sim, em alguns momentos, mas realmente vale a pena a descoberta e as curiosidades sobre elas. espero que curta a leitura!

      Bjs

      Excluir
  4. Oiii ❤ Nossa, que livro mais interessante! Nunca tinha ouvido falar dessa obra, mas agora que sei sobre ela, quero muito fazer sua leitura.
    Achei incrível a ideia de um livro sobre a vida de várias mulheres ao longo da história, ainda mais sobre aquelas que sempre foram vistas de uma forma equivocada. Parece maravilhoso conhecer um pouco mais sobre cada uma.
    Bom saber que mesmo a leitura tendo sido cansativa em algumas partes, tenha valido muito a pena.
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não tinha conhecimento sobre a obra, mas adorei muito. Tem uma temática interessante que envolve as mulheres de épocas distinta e que cada uma tinha sua própria peculiaridade. Gostei muito, só não sei se leria.

    Meu blog:
    Tempos Literários

    ResponderExcluir
  6. Oi, Je
    Não tinha visto nada sobre esse livro, gostei muito e vai para a lista de desejos.
    Também sou muito curiosa para saber mais sobre essas mulheres empoderamento, que lutavam para ter seu espaço.
    Assim que tiver chance lerei como você aos poucos e claro pesquisando sobre cada mulher.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Je
    Não conhecia esse livro, mas gosto muito de ler sobre fatos e personalidades históricas, então é provável que gostarei muito dele.
    Ainda mais trazendo curiosidades.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. ola
    ainda não conhecia esse livro
    que bom que a obra cumpriu seu papel
    acho importante trazer a verdade sobre fatos
    não sei se leria esse livro no momento mas a dica já está anotada

    ResponderExcluir
  9. Oi, eu gostei muito do tema, sou apaixonada por livros assim, eu comprei ele, e já está chegando. Parabéns pela resenha, amei!

    Blog: https://milhistoriasparaler.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Gostou da postagem? Deixe um comentário. Se não gostou, comente também e deixe a sua opinião.
Se tiver um blog deixe o endereço e retribuiremos a visita.
Aproveite e se inscreva nas promoções e concorra a diversos prêmios.