Como vocês sabem, aqui no blog temos a coluna "Devaneando" para fazermos uma reflexão sobre determinado assunto do momento e hoje trago para conversarmos um pouquinho sobre um assunto tão recorrente... O plágio. Quem me segue no IG (@natalia.araujo8) sabe que eu levei esse debate lá e gostaria que vocês tivessem o conhecimento por aqui também.
Você já foi copiado? É tão triste você preparar um conteúdo, se dedicar para fazer uma postagem sobre um livro, fazer uma resenha, de um filme, uma série ou até mesmo, levando para o IG, criar stories legais, um feed com temas diferentes e, no final, ver outra pessoa fazendo a mesma coisa. Uma coisa é se inspirar e dar os créditos de onde veio a ideia, copiar e dizer a fonte, mais direto, com integridade.
Já fui copiada muitas vezes antes e nem sequer sabia. Aqui no blog mesmo, já vi resenhas iguais em outros blogs, quando coloquei um trecho do meu texto em busca no Google apareceu a minha resenha na íntegra. Na verdade, eu nem sabia. Me avisaram e eu fui olhar. Também já encontrei uma foto minha em outro blog que tinha usado numa resenha em PARCERIA com outra editora. Acreditem! Na época, eu paguei pelo livro, tirei a foto e ele simplesmente recebeu o livro em parceria e se achou no direito de usar a minha, apenas alegando que pesquisou no Google e achou legal. Inclusive, esse argumento não foi o primeiro que “ouvi” no meio desses plágios. Tanto aqui quanto no IG, já encontrei esse tipo de cópia – o que é lastimável.
Diferente das que sofri, estou sendo copiada novamente, mas agora se trata de uma cópia indireta, disfarçada. Aquela que é, mas passa o pano fingindo não ser – o que entristece da mesma forma.
Se você pensar em quem está copiando, é muito injusto para nós, que damos as dicas, que inspiramos, que temos todo o trabalho e não recebemos os créditos, nem mesmo uma consideração de ser mencionado. Injusto é ter o seu trabalho copiado a troco de nada. Injusto é ver como as pessoas copiam o que você fala, o jeito que você dá "bom dia" para os seus seguidores ou as fotografias que você tira... O jeito que você posta, que você cria. Isso é muito mais desgastante.
Mas, parando para pensar melhor, talvez essas pessoas queiram ser como nós, os copiados; queiram ter o dom que alguns têm; ser o que não é... E isso é muito mais triste para elas do que para nós, pois elas vão tentar fazer o que já fazemos.
Quem é copiado está um passo à frente do plagiador!
Se você foi vítima, denuncie. Se você viu, denuncie. Criadores de conteúdo são diferentes de copiadores de conteúdo. Contamos com vocês sempre ❤️.
O que vocês pensam a respeito disso? Gostaram da temática? É tudo tão triste, mas vamos superar, de novo! Ah, e a imagem acima é só para demonstrar amor... Temos muito por aqui. O blog está há mais de 13 anos no ar apenas para proclamar o nosso amor, independente dos plágios da vida.
Naty!
ResponderExcluirNunca soube se já fui plagiada ou não.
Confesso que não acho justo se não colocar os créditos.
E acho que é muita falta de capacidade plagiar os outros.
Por vezes, uma palavra ou uma frase, pode até ser igual, mas um texto inteiro, a maneira de falar, as fotos, isso é mais que plágio é stalkear a ideia dos outros.
Devia denunciar quem são para que possamos estar alertbém.
cheirinhos
Rudy
É sempre triste isso, Rudy.
ExcluirVamos denunciar, sim. Oremos!
poderia falar mais a respeito do denunciar? como faz isso? onde faz?
ResponderExcluirOi, Indrid. Tudo bem?
ExcluirPosso falar, sim. É uma excelente ideia. Inclusive.
Farei um post esclarecendo mais sobre isso. Adorei a sua pergunta. Eu deveria ter colocado no texto. Não me atentei. Peço desculpas.
Um abraço
Eu acho isso tão injusto. Tipo, eu estou no Ig(usando) há pouco tempo. Antes tinha, mas nem ia lá. Hoje em dia, procuro interagir muito lá(quando não levo bloqueio.rs)
ResponderExcluirMas sempre preferi os blogs. Há uns anos, teve uma campanha muito grande em torno desse assunto.Sobre pessoas que faziam suas resenhas no capricho e alguém sem vergonha ia lá e copiava na cara dura.
Depois o assunto amornou e? Voltamos tudo de novo.
Tudo isso é lamentável,mas penso que deveria ter lugares mais divulgados para se fazer a denúncia. Muita gente nem sabe que tá copiando ou as vezes, acha normal fazer isso(tá, eu sou a boazinha que ainda acredita na bondade humana)
Sei que é feio, é feio demais e se não tem criatividade para se fazer algo, melhor ficar é quieto(a)
Eu te admiro demais e vou pedir na gentileza,lembre sempre a todos nós dessas coisas?? Não deixa esse assunto morrer não.
Se calarmos, mais aproveitadores surgirão!!!
Beijo
Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor
Verdade, Angela.
ExcluirÉ um desgosto de ver, de saber, e com tanta falta de honestidade nesse mundo... Pior, por uma coisa tão besta.
nossa Nathalia que coisa chata
ResponderExcluirnão sabia que existia isso
criei uma conta no instagram essa semana ,ja estou te seguindo e ainda não sei bem como funciona essa ferramenta
quando eu li o seu relato eu fiquei pensando como pode existir esse tipo de atitude
é como voce escreveu é realmente injusto ter o trabalho copiado
espero que isso cesse e voce vao superar isso sim
Oi, Eli.
ExcluirFico muito feliz com seu contato por aqui. Pois é, existe e existe MUITO. Muitos perfis literários são alvos disso. Aliás, não apenas. Também são alvos perfis que falam de séries, filmes, de músicas, de jogos... Todas as classes. Muitos nem sabem que estão sendo copiados. A verdade é essa. Uma triste verdade.
Seja muito bem-vinda por aqui.
Olá! Isso é muito triste mesmo, não custa para a pessoa dar os créditos para quem lhe serviu de inspiração, mas nesse mundo virtual é muito difícil você conseguir acompanhar tudo o que pode ser feito com o conteúdo que você pública, ainda mais porque não existem muitas ferramentas para denúncias ou punição, o jeito é seguir em frente e sempre que possível denunciar os culpados.
ResponderExcluirVerdade, Eli.
ExcluirFico me perguntando até que ponto o ser humano é capaz. Se até marcas grandes são roubadas quem dirá nós, reles mortais hahahaha.
Acho muito chato e muito injusto quando a pessoa sofre plágio. Se o conteúdo é bom merece ser tido como exemplo, mas não custa nada a pessoa dar os devidos créditos ao criador, seja um post ou até uma simples frase.
ResponderExcluirMas sigo com o pensamento: quem pratica plágio é porque não tem criatividade e caráter.
Pois é, Fá.
ExcluirE ainda colocam a desculpa no "tudo se copia, nada se cria", quando a pessoa copia tudo de ponta a ponta.
Mas temos que ter paciência, né? Isso é sinal que a pessoa admirou o trabalho de alguma forma. Porém, sei que é difícil aceitar.
Oii!
ResponderExcluirÉ muito triste ver um trabalho que você fez com tanto carinho sendo copiado por alguém que não tem a noção. É muito injusto, basicamente triste essa situação!
Meu blog:
Tempos Literários
Olá, Naty
ResponderExcluirSinto muito por estar acontecendo isso com você.
Nossa dá raiva você pesquisar e ver que a pessoa copiou sua resenha, ideia e nem deu crédito. Mas infelizmente existem pessoas assim, e elas ainda ganham por fazer plágio.
Vejo muito no instagram muitos igs colocam tipo marca d'agua nas fotos, mas infelizmente o texto não tem jeito pode ser copiado.
Beijos
Olá!
ResponderExcluirNão possuo nenhum blog e nada do tipo, mas já vi fotos que tirei ou artes que fiz sendo usadas sem a minha permissão. Me dá um ódio...
nunca fui vitima de nada disso mas eu consigo imaginar a dor do artista ou escritor verdadeiro tendo sua obra copiada e não possuir os seus devidos creditos.
ResponderExcluirO plágio é algo revoltante seja para um blog, livro, artigo, etc. Mostra a incapacidade das pessoas que tentam facilitar seu lado copiando o que ja esta pronto. Infelizmente é triste, o bom que plágio é crime, é muita coragem para quem se arrisca em plagiar algo.
ResponderExcluirUma situação muito chata mesmo! Criar um conteúdo de qualidade quase que diariamente não é algo fácil, e de repente perceber que foi plagiado/copiado é devastador. A denúncia pode até não dar em nada mas dá uma paz de que o trabalho não foi em vão.
ResponderExcluirNão lembro de ter acontecido algo assim comigo, apenas em trabalhos da escola ou listas da faculdade (quando você empresta mesmo não querendo, sabe?), mas tenho noção de que é muito comum e extremamente chato. Li em outros blogs recentemente de um caso de plágio de comentários, é uma vergonha né? Imagino que em situações como a sua tudo isso seja extremamente desgastante mesmo, o que pode até fazer com que o criador do conteúdo criado e plagiado (talvez não você) desanime e acabe postando menos por desmotivação, ainda mais quando a outra pessoa leva os créditos. Bem frustrante.
ResponderExcluirBeijos,
Amanda Almeida